Dizeres e fazeres

Compreensibilidade da significação dos saberes dos docentes em relação à leitura e à escrita na educação rural colombiana múltipla

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59654/2ptecf78

Palavras-chave:

dizeres, fazeres, ação social, leitura, escrita, saberes, docentes.

Resumo

Discorrer sobre os dizeres e fazeres busca estabelecer a relação entre o que as pessoas fazem e dizem. Neste ato escritural, desde o teórico, fundamenta-se na ação social de Goffman (1959). Herrera e Soriano (2004: 71) indicam: “O mundo das relações face a face também se rege por um sistema articulado e persistente de regras, normas e rituais”. A compreensibilidade dos saberes nos docentes conecta o fazer e o dizer, no que se refere à leitura e à escrita. O paradigma interpretativo permitiu compreender a realidade, por meio da etnografia. Foram tomados 3 docentes com formação própria e 4 com formação por Bolsas de Excelência do MEN. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ambos os grupos, bem como análise das guias de aprendizagem, diretrizes curriculares e Padrões de Língua Castelhana. Tudo isso permitiu determinar a importância de promover uma formação contínua para os docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Burgardt, A. (2004). El aporte de Max Weber a la constitución del paradigma interpretativo en ciencias sociales. VI Jornadas de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2004. https://www.aacademica.org/000-045/506

Callou, M. (2005). Comunicar para el desarrollo: una comunicación más participativa y con estrategias adecuadas a realidad sociocultural de la comunidad. Universidad Autónoma de Barcelona.

Capuano, A., Lucilli, P. y Szwarc, L. (2004). Apuntes para la reflexión sobre el concepto de identidad. En Oficios terrestres. (pp. 124-133). https://acortar.link/CSocA4

Causa, J. (1967). A propósito de la obra La Enseñanza Primaria en el Medio Rural, de Agustín Ferreiro. Educación Rural. https://www.educacionrural.org/?page_id=559

Contreras, C. A. F. y Contreras, M. (2015). La Práctica Pedagógica de los Docentes desde una Visión Émic y Étic: Elaboración Teórica Emergente. Revista Evaluación e Investigación. Núm. 1. Año 10, (pp. 77-104). doi: http://190.168.5.17/bitstream/handle/123456789/41746/articulo4.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Denzin, N. K. y Lincoln, Y. (2011). Paradigmas y perspectivas en disputa. Manual de Investigación Cualitativa. Vol. Educação. Revista do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, volumen 31, número 1, 2006, (págs. 11-22). https://www.redalyc.org/pdf/1171/117117257002.pdf

Ferreiro, E. (1982). Procesos de adquisición de la lengua escrita dentro del contexto escolar. Revista de investigación Educativa. https://acortar.link/inessB

Ferreiro, E. (2006). La escritura ante de la letra. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, número 3, julio-diciembre, 2006, (pp. 1-52). Instituto de Investigaciones en Educación Veracruz, México. https://www.redalyc.org/pdf/2831/283121724001.pdf.

Ferreiro, E. (2011). Alfabetización Teoría y práctica. Siglo XXI.

Ferreiro, E. (2018. Acerca de las dificultades para aceptar que los niños piensan sobre lo escrito. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6561877

Freire, P. y Faundez, A. (2018). Por una pedagogía de la pregunta. Critica a una educación basada en respuestas a preguntas inexistentes. Siglo XXI Editores.

Fusca, C. (2016). Las increíbles ideas de los niños durante su apropiación de la lectura y escritura. Buenos Aires: Letra Urbana. Al borde del olvido, ed. 33. https://letraurbana.com/articulos/las-increibles-ideas-de-los-ninos-durante-su-apropiacion-de-la-lectura-y-escritura/

García, A. L. (2012). Saberes sobre la educación a distancia (y IV). El saber teórico (12,28) https://aretio.hypotheses.org/373

Goodman, K. (2003). El aprendizaje y la lectura y la enseñanza de la lectura y la escritura. Revistas Undistrital. Enunciación. Número 8, 2003, (pp. 77-98) https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/enunc/article/view/2480

Hernández, S. R., Fernández, C. C. y Baptista, L. P. (2014). Metodología de la Investigación (6a. ed.). McGraw Hill.

Herrera, G. M. y Soriano, M. R. (2004). La teoría de la acción social en Erving Goffman. En Papers, número 73, (pp. 59-79). https://www.raco.cat/index.php/Papers/article/download/25784/25618

Litwin, E. (1996). Corrientes Didácticas Contemporáneas. Paidós.

Ministerio de Educación Nacional. (1998). Lineamientos curriculares Lengua Castellana.

Navarro Cordón, J. y Pardo, J. (2009). La clasificación de los saberes. En Historia de la Filosofía. Anaya. https://acortar.link/3lXFOI

Navarro, E. (2000). Alfabetización Emergente y Metacognición. Revista Signos, 33(47), 111-121. doi: https://dx.doi.org/10.4067/S0718-09342000000100010

Parra Sandoval. (1990). Escuela y modernidad colombiana. https://acortar.link/scloaB

Peralta Martínez, C. (2009). Etnografía y métodos etnográficos. Análisis. Revista Colombiana de Humanidades, Universidad Santo Tomás, Bogotá, número 74, (pp. 33-52). https://www.redalyc.org/pdf/5155/515551760003.pdf

Ribes, A. (2019). Goffman y las situaciones sociales: algunas enseñanzas teórico-metodológicas. Revista Española de Sociología, volumen 29, número 2, (pp. 285-300). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7403974.pdf

Ricoy Lorenzo, C. (2006). Contribución sobre los paradigmas de investigación. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1486

Sanjurjo, L. y Desinano, N. (2016). La enseñanza de la lengua en la Escuela Media. Fundamentos y desafíos. Homo Sapiens.

Shannon, C. y Weaver, W. (1949). Modelo de la Comunicación Shannon y Weaver. https://experianta.com/directory/concepts/the-shannon-weaver-model-of-communication/

Vernon, S. (2013). Tres distintos enfoques en las propuestas de Alfabetización inicial. https://nayeliriverasanchez.files.wordpress.com/2013/06/tres-distintos-enfoques-en-las-propuesta-de-alfabetizacion-inicial.pdf

Publicado

2025-07-20

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Contreras Colmenares, A. F. ., & Barajas Lizcano, A. L. . (2025). Dizeres e fazeres: Compreensibilidade da significação dos saberes dos docentes em relação à leitura e à escrita na educação rural colombiana múltipla. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 6(12), 49-65. https://doi.org/10.59654/2ptecf78

Artigos Similares

1-10 de 109

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.