Integração das TIC no ensino transdisciplinar no ensino universitário

Autores

  • Juan Acacio Rosales Vivas Universidad Politécnica Territorial Agro Industrial del Estado Táchira (UPTAIET, San Cristóbal – Venezuela). Autor/a https://orcid.org/0009-0000-9635-5399

DOI:

https://doi.org/10.59654/h1kdh186

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, educação universitária, Tecnologias da Informação e da Comunicação, integração.

Resumo

Neste artigo, discute-se como as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são integradas ao ensino transdisciplinar no ensino universitário. Nesse sentido, o objetivo é analisar o papel das TIC na promoção da transdisciplinaridade. Para isso, o pesquisador realizou uma revisão bibliográfica em bases como Scopus, Redalyc e Scielo, utilizando termos como "TIC", "ensino transdisciplinar" e "educação universitária". Os resultados revelam que plataformas como Zoom e Moodle permitem a conectividade global e o intercâmbio de recursos, enriquecendo a aprendizagem e a colaboração entre disciplinas. Entre as conclusões, destaca-se que as TIC são mediadoras no ensino transdisciplinar no ensino universitário, mas também representam um meio integrador; embora ainda existam evidências de lacunas digitais, as universidades continuam formando seu corpo docente para aprimorar suas competências digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juan Acacio Rosales Vivas, Universidad Politécnica Territorial Agro Industrial del Estado Táchira (UPTAIET, San Cristóbal – Venezuela).

    Mestrado em Gerência Educativa, Universidad Nacional Experimental del Táchira, Barinas – Venezuela. Licenciado em Educação, Menção Matemática, Unellez, Barinas – Venezuela. Técnico Superior Universitário em Informática, Universidad Politécnica Territorial Agro Industrial del Estado Táchira (UPTAIET, San Cristóbal – Venezuela). E-mail de contato: aparte17@gmail.com

Referências

Referencias

Area, M. (2017). La metamorfosis digital del material didáctico tras el paréntesis Gutenberg. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(2), 13-28. https://doi.org/10.17398/1695-288X.16.2.13

Area, M. M. y Adel, J. (2021). Tecnologías Digitales y Cambio Educativo. Una Aproximación Crítica, REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 19(4), 83-96. https://revistas.uam.es/reice/article/view/reice2021_19_4_005/13907

Area, M. M., Puigcercós, R., Rivera, V. P. y Alonso, C. C. (2020). Investigación sobre tecnologías educativas: más allá de los artefactos. En Sancho, G. A. M. et al (Coord.) (2020). Caminos y derivas para otra investigación educativa y social. pp. 223-236. Octaedro.

Artidiello, M., Córdova, M. y Arboleda, L. (2017). Características de la docencia transdisciplinaria: desarrollo de instrumentos para evaluarla. Ciencia y Sociedad, 2(2), 19-36. DOI: https://doi.org/10.22206/cys.2017.v42i2.pp19-36

Asunción, S. M. (2018). Transdisciplinariedad: Una Mirada desde la Educación Universitaria. https://www.indteca.com/ojs/index.php/Revista_Scientific/article/view/276/398

Castañeda, L., Esteve, F. y Adell, J. (2018). ¿Por qué es necesario repensar la competencia docente para el mundo digital? RED. Revista de Educación a Distancia, 56(6), 1-20. DOI: http://dx.doi.org/10.6018/red/56/6 http://www.um.es/ead/red/56/castaneda_et_al.pdf

Espinoza Varela, A. R. (2024). Formación docente en competencias digitales: una experiencia basada en la investigación – acción. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 5 (2), 1964 – 1982. https://doi.org/10.56712/latam.v5i2.2000

Gómez, M. I., & Cano, M. A. (2020). El desarrollo de la competencia investigadora: Experiencia online en orientación educativa. Revista Educativa Hekademos, 29(12), 32-42. https://bit.ly/3EZfGxe

Hernández, D. (2023). 11 de junio de 2023 Los mejores cursos gratuitos en línea con certificado que recomiendo. https://www.linkedin.com/pulse/los-mejores-cursos-gratuitos-en-línea-con-certificado-deylin/

Hidalgo, B. L.E., Haro, D.C. L. y Niño, C. C. A. (2023). Entornos personales de aprendizaje y competencias investigativas digitales en estudiantes de la Universidad Nacional de Piura. Educación, 32(63), 157-178. https://doi.org/10.18800/educacion.202302.A008

Irigoyen, A. L. E., Acuña, O. M. A., Aguilar, P. E. y Hernández, H. M. E. (2018). Pros y contras de las TIC en educación superior como detonante del aprendizaje en el s XXI. Pp. 264-276. En Martínez, P. L. et al (compiladores). El uso de las TIC en la formación de estudiantes en Instituciones de Educación Superior (IES). Universidad Juárez Autónoma de Tabasco. https://repositorios.fca.unam.mx/anfeca_docs/publicaciones/libros/anfeca_tic_min.pdf

Kubisch, S., Parth, S., Deisenrieder, V., Oberauer, K., Stötter, J. & Keller, L. (2021). From Transdisciplinary Research to Transdisciplinary Education—The Role of Schools in Contributing to Community Well-Being and Sustainable Development. Sustainability, 13(1), 306. https://doi.org/10.3390/su13010306

Makrakis, V., 2005. Training teachers for new roles in the new era: Experiences from the United Arab Emirates ICT program. En Actas de la Tercera Conferencia Panhelénica sobre Didáctica de la Informática, Corinto (Grecia).

Martínez, M. M. (2013). Epistemología y metodología cualitativa en las ciencias sociales. Trillas.

Martin, V. (2017). Transdisciplinarity revealed: What librarians need to know. Libraries Libraries Unlimited, Santa Barbara, CA.

Morin, E. (2011). La Vía. Para el futuro de la humanidad. Editorial Paidós.

Nicolescu, B. (1996). La Transdisciplinariedad. Manifiesto. Ediciones Du Rocher. https://www.academia.edu/31835170/LA_TRANSDISCIPLINARIEDAD_Manifiesto_transdisciplinariedad_Ediciones_Du_Rocher

Nicolescu, B. (2010). Methodology of transdisciplinarity – levels of reality, logic of the included middle and complexity. Transdisciplinary Journal of Engineering & Science, 1(1), 19-38. https://www.basarab-nicolescu.ciret-transdisciplinarity.org/Docs_Notice/TJESNo_1_12_2010.pdf

Nicolescu, B. (2014). From Modernity to Cosmodernity. SUNY Press.

Sagenmüller, I. (2016). Beneficios de la tecnología en educación. Universidad Magallanes.

Santaella, V. A. y Ruiz, S. E. (2023). La transdisciplinariedad educativa: análisis del marco conceptual, metodologías, contexto y medición. Revista Iberoamericana de Educación, 92(1), 15-28. https://doi.org/10.35362/rie9215747

Tomalá De la Cruz, M. A., Gallo, M. G. G., Mosquera, V. J. L. y Chancusin, C. J. C. (2020). Plataformas virtuales para fomentar aprendizaje colaborativo en los estudiantes del bachillerato. Recimundo, Revista Científica Mundo de la Investigación y el Conocimiento, 4(4), 199-212. DOI: 10.26820/recimundo/4.(4).octubre.2020.199-212

Unesco. (2008). Estándares de competencia en TIC para docentes. http://www.eduteka.org/pdfdir/UNESCOEstandaresDocentes.pdf

Unesco. (2015). La integración de las tecnologías de la información y comunicación en los sistemas educativos. 17. http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001507/150785s.pdf

Wall, S., & Shankar, I. (2008). Adventures in transdisciplinary learning. Studies in Higher Education, 33(5), 551–565. https://doi.org/10.1080/03075070802373008

Zawacki, R. O. & Jung, I. (2023). Handbook of Open, Distance and Digital Education. Springer Nature.

Zarzuelo, P. D., Cosme da Costa, P. C. & Balán, G. A. (2024). Service-learning through an educational model based on transdisciplinary education. Environmental & Social Management Journal / Revista de Gestão Social e Ambiental, 18(10), 1-9. https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A10%3A19076218/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Aresult-item&id=ebsco%3Adoi%3A10.24857%2Frgsa.v18n10-004&bquery=enseñanza%20transdisciplinaria%20OR%20educación%20transdisciplinar&page=1&link_origin=www.ebsco.com

Zuña, M. E. R., Romero, B. W. J., Palma, V. J. C. y Soledispa, B. C. J. (2020). Plataformas virtuales y fomento del aprendizaje colaborativo en estudiantes de Educación Superior. Sinergias educativas, 1(5), 349-369. https://sinergiaseducativas.mx/index.php/revista/article/view/71

Publicado

2025-07-20

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Rosales Vivas, J. A. . (2025). Integração das TIC no ensino transdisciplinar no ensino universitário. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 6(12), 121-132. https://doi.org/10.59654/h1kdh186

Artigos Similares

1-10 de 142

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.