Tecnologias de informação e comunicação como recursopedagógico nas salas de aula

Autores

  • Nely María Monterrosa Polo Docente en la I.E.D Beatriz Gutiérrez de Vives. Gaira, municipio de Santa Marta. Magdalena - Colombia. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/rzd0db75

Palavras-chave:

TICs, recurso pedagógico, salas de aula, modelo pedagógico inovador, aprendizagem digital.

Resumo

A introdução das tecnologias de informação e comunicação melhorou os processos educativos, na medida em que se tornaram recursos pedagógicos. O objectivo deste estudo foi explorar a eficácia das novas tecnologias no processo pedagógico que tem lugar na sala de aula, num contexto paradigmático interpretativo pós-positivista, a partir do qual foram revistos trabalhos académicos
publicados em revistas recentes de referência, localizados utilizando as palavras-chave
tecnologias de informação e comunicação e recurso pedagógico, que mostraram as tendências na utilização das novas tecnologias na educação, considerando também as suas contribuições em relação às características dos modelos pedagógicos tradicionais e humanistas. Estas contribuições indicam que é necessário trabalhar com uma concepção de educação em que seja concebido um modelo pedagógico inovador, caracterizado por espaços de aprendizagem mediados pela tecnologia digital, porque facilitam a interacção entre os participantes, a cooperação e a inovação nas estratégias aplicadas na sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nely María Monterrosa Polo, Docente en la I.E.D Beatriz Gutiérrez de Vives. Gaira, municipio de Santa Marta. Magdalena - Colombia.

    Dra. en Humanidades Mención Educación de la Instituto de Estudios Superiores de Investigación y Postgrado (IESIP) - Venezuela. Magister Scientiarum en Informática Educativa de la Universidad Rafael Belloso Chacín (URBE) - Venezuela. Licenciado en Ciencias de la Educación - Especialidad en Ciencias Sociales y Económicas de la Universidad del Atlántico - Barranquilla - Colombia. E-mail: nelymary88@gmail.com

Referências

Gómez, J. L., Monroy, L. J. y Bonilla, C. A. (2019). Caracterización de los modelos pedagógicos y su pertinencia en una educación contable crítica. Entramado, 15(1), 164-189. https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.1.5428

Hurtado, J. (2010). Metodología de la investigación holística. Guía para la comprensión holística de la ciencia. Quirón Ediciones, S.A.

Martínez, M. (2010). Ciencia y arte de la metodología cualitativa. Editorial Trillas.

Matute, O. (2019). La estimulación de las TIC como herramientas útiles en la educación actual. Revista Arjé. Edición Especial, 13(25),253-271. Disponible en: vwww.arje.bc.uc.edu.ve/arj25e/art15.pdf

Monterrosa, N. M. (2020). Competencias ciudadanas: ejes presentes en el sector estudiantil colombiano. Telo: revista de estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 22(2), 376-386. https://doi.org/10.36390/telos222.09

Ortiz, A. (2013). Modelos pedagógicos y teorías del aprendizaje. Ediciones de la U. Magdalena, Colombia.

Pamplona, R. J., Cuesta,S. J. y Cano,-V. V. (2019). Estrategias de enseñanza del docente en las áreas básicas: una mirada al aprendizaje escolar. Revista Eleuthera, 21, 13-33. https://doi.org/10.17151/eleu.2019.21.2

Perilla, J. S. (2019). Estrategias de diseño curricular desde antecedentes y exigencias contextuales. En J. S. Perilla (Comp.), Diseño curricular y transformación de contextos educativos desde experiencias concretas (pp. 13-40). Universidad Sergio Arboleda. Escuela de Educación; Alcaldía Mayor de Bogotá. Secretaría de Educación del Distrito.

Propuestas Educación Mesa Social Covid-19. (2020). Didácticas para la proximidad: aprendiendo en tiempos de crisis. https://www.lidereseducativos.cl/wp-content/uploads/2020/07/INFORME-DIDACTICAS-PARA-LA-PROXIMIDAD.pdf

Revelo, S. O., Collazos, O. C. y Jiménez, T. J. (2018). El trabajo colaborativo como estrategia didáctica para la enseñanza-aprendizaje de la programación: una revisión sistemática de literatura. TecnoLógicas, 21(41), 115-134. www.scielo.org.co/pdf/teclo/ v21n41/v21n41a08.pdf

Ruiz, J., Tamayo, D. y Montiel, H. (2020). Competencias digitales de los docentes en la modalidad de clases en línea: estudio de caso en el contexto de crisis sanitaria. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 13(3), pp. 47-62. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25592

Publicado

2023-01-23

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Monterrosa Polo, N. M. . (2023). Tecnologias de informação e comunicação como recursopedagógico nas salas de aula. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 4(7), 95-103. https://doi.org/10.59654/rzd0db75

Artigos Similares

1-10 de 115

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.