Gestão pedagógica e valores éticos nas escolas secundárias da cidade de Barranquilla, Departamento de Atlántico, Colômbia.

Autores

  • Aura María Arevalo Mieles Profesora en la Fundación Universitaria San Martin, Colombia. Docente en el Instituto de Educación Distrital Máximo Mercado, Sabana Larga, Departamento del Atlántico, Colombia. Autor/a https://orcid.org/0000-0001-8739-6391
  • Patricia Aideé Rios Coba Profesora en el Instituto de Educación Distrital para el Desarrollo Integral Nueva Granada. Barranquilla, Atlántico, Colombia. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/s3cx3124

Palavras-chave:

Gestão Pedagógica, Valores éticos, Educación Básica Secundaria, Colômbia.

Resumo

Este artigo é o produto de uma pesquisa que visava determinar a relação entre a gestão pedagógica
e os valores éticos nas escolas secundárias da cidade de Barranquilla, Departamento de Atlántico, Colômbia. Baseou-se nos professores das instituições acima mencionadas. A metodologia que foi desenvolvida para alcançar os objectivos era descritiva e de tipo campo, porque a sua finalidade era determinar a magnitude da presença das variáveis gestão pedagógica e valores éticos, para depois especificar a relação existente entre ambos estar localizados na perspectiva não experimental positivista. Os instrumentos utilizados foram dois questionários contendo 60 itens, com alternativas: sempre, quase sempre, por vezes, quase nunca e nunca, para serem aplicados aos professores do nível secundário básico. O questionário foi submetido à validade através de julgamento por peritos, a fiabilidade foi avaliada utilizando o coeficiente alfa de Cronbach, e os itens foram formulados utilizando uma escala de tipo Lickert-. A análise dos dados foi realizada com estatísticas descritivas, permitindo estabelecer como a gestão pedagógica assumida pelos professores poderia influenciar o reforço dos valores éticos nos alunos do ensino secundário básico, orientados pelos professores. Os resultados indicam que existe uma correlação positiva entre as variáveis de investigação, uma vez que os professores têm critérios claros sobre como a boa gestão pedagógica ajuda a reforçar os valores dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Aura María Arevalo Mieles, Profesora en la Fundación Universitaria San Martin, Colombia. Docente en el Instituto de Educación Distrital Máximo Mercado, Sabana Larga, Departamento del Atlántico, Colombia.

    Doctora en Educación en la Universidad Nacional Experimental Ezequiel Zamora – Venezuela. Maestría en Gestión de la Informática Educativa, Universidad de Santander (UDES) - Colombia.  Especialista en Administración, de la Informática Educativa, UDES - Colombia. Licenciada en Humanidades y Lengua Castellana, Universidad del Atlántico – Colombia. Email: auraarevalo27@gmail.com

  • Patricia Aideé Rios Coba , Profesora en el Instituto de Educación Distrital para el Desarrollo Integral Nueva Granada. Barranquilla, Atlántico, Colombia.

    Magister en Ciencias de la Educación, Universidad Privada Dr. Rafael Belloso Chacín, Maracaibo - Venezuela. Especialización en Gestión Educativa, Universidad de Pamplona, Pamplona - Colombia. Maestra en Artes Plásticas, Universidad del Atlántico, Barranquilla - Colombia. Email: patriciaaide@hotmail.com

Referências

Álvarez, G., Topete, B. C. y Abundes, P. A. M. (2005). El concepto emergente de gestión educativa estratégica y desafíos para la formación en gestión. Escuela Superior de Comercio y Administración. Instituto Politécnico Nacional. https://www.calameo.com/books/005465313f1bf8f22c395

Graffe, G. J. (2010). Gestión educativa para la transformación de la escuela. Revista de pedagogía. 23(68). https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798-97922002000300007

Buxarrais, M. R., Martínez, M. J, Puig, J. M. Trilla, J. (2011). La Educación moral en primaria y en secundaria. Editorial Luis Vives.

Carreras, Y. et al. (2011). Cómo educar en valores. Narcea, S.A. Ediciones.

Chávez, A. N. (2010). Introducción a la metodología educativa. Caracas: Editorial Gráfica.

Hamburger, F. A. A. (2008). Ética y Práctica de la Responsabilidad Social Empresarial. Revista de la Universidad de La Salle, (45), 47-55. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1224&context=ruls

Hernández, S. R. Fernández, C, C. y Baptista, L. P. (2007). Metodología de investigación. Editorial Mcgraw-Hill.

López, C. (2009). Legislación Educativa y clima institucional. Fondo editorial PUCP.

Manes, J. M. (2008).Gestión estratégica para instituciones educativas. Editorial Granica.

Ministerio de Educación del Ecuador. (2012). Educación de Valores. Guía del formador. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/05/1_Guia_Formadores_Valores.pdf

Morales, O. (2008). Gestión de Recursos Humanos basado en Competencias. República Dominicana. Extraído de http//:www.gestiopolis.com. Navas, E. (2004), La Educación en valores en la UNIMET y su entorno normativo. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj00ILk4qOBAxVMk2oFHWCeDmoQFnoECBMQAQ&url=https%3A%2F%2Fdialnet.unirioja.es%2Fdescarga%2Farticulo%2F4003676.pdf&usg=AOvVaw2vb2WKl15qpKSUbxMHjKqH&opi=89978449

Pujol I, P. E. y González, I. L. (2009). Valores para la convivencia. Ediciones Prentice.

Rodríguez, A. y Seoane, J. (2006). Creencias, actitudes y valores. Tratado de psicología general. Editorial Alhambra.

Tubilla, R. J. (2007). La Escuela: instrumento de paz y solidaridad. Movimiento Cooperativo de Escuela Popular (MCEP).

Publicado

2021-12-21

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Arevalo Mieles, A. M., & Rios Coba , P. A. . (2021). Gestão pedagógica e valores éticos nas escolas secundárias da cidade de Barranquilla, Departamento de Atlántico, Colômbia. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 3(5), 128-137. https://doi.org/10.59654/s3cx3124

Artigos Similares

1-10 de 111

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.