A pesquisa de doutorado
uma elaboração intelectual matizada pela interdisciplinaridade e complexidade
DOI:
https://doi.org/10.59654/eebne822Palavras-chave:
Narrativa, investigación doctoral, complejidad, interdisciplinariedad, multiperspectividad, multicontextualidad.Resumo
A narrativa que emerge do desenvolvimento de uma pesquisa de doutorado nos dias de hoje deve ser concebida considerando aspectos como interdisciplinaridade e complexidade. Além disso, é crucial compreender a importância da multiperspectividade e da multicontextualidade. Diante desse critério, a intenção deste discurso é refletir sobre como o pesquisador deveria transformar o processo de escrita ao relatar resultados, com base na abordagem do objeto reconhecível. A dissertação se fundamenta na análise de uma literatura valiosa, associada à pesquisa documental, bem como nas reflexões e máximas das experiências pessoais do indivíduo que realiza este discurso intelectual. Como uma verdade provisória, aspiramos a continuar nesse caminho para aprofundar a necessidade de transformar o pensamento sensível dos pesquisadores em teses de doutorado, dos orientadores (ou diretores de tese) e dos membros do júri, árbitros ou integrantes de um tribunal doutoral.
Downloads
Referências
Ander-Egg, E. (1995). Técnicas de investigación social. (24a ed.). Buenos Aires: Lumen.
Bacon, F. (1625). Essay 16: "Of Atheism". http://knarf.english.upenn.edu/EtAlia/bacon16.html
Balza, L. A. M. (2020). Complejidad, transdisciplinariedad y transcomplejidad. Los caminos de la nueva ciencia. Fondo Editorial Gremial. Asociación de Profesores Universidad Nacional Experimental “Simón Rodríguez” (APUNESR).
Barrera, M. M. F.. (2013). Qué es la hologogía. https://marfibamo.blogspot.com/2013/12/que-es-la-hologogia.html
Bonil, J., Sanmartí, N., Tomás, C. y Pujol, R. (2004). Un nuevo marco para orientar respuestas a las dinámicas sociales: el paradigma de la complejidad. Investigación en la escuela Número 53, (pp. 5-19). 2004. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/60999/Un%20nuevo %20marco%20para%20orientar%20respuestas%20a%20las%20din%c3%a1micas%20sociales.%20el%20paradigma%20de%20la%20complejidad.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Contreras, C. A. F. (2017). Objeto de conocimiento en tesis del Doctorado de Pedagogía: Perspectiva Onto-Epistémica. Su problematización. https://www.academia.edu/43980885/Objeto_de_Conocimiento_en_Tesis_del_Doctorado_de_Pedagog
Contreras, C. A. (2023). La fenomenología social de Alfred Schütz: un aporte desde mirad as complejas y transmetódicas de investigación. Revista Digital de Investigación y Postgrado, 4(8), 27-43. https://redip.iesip.edu.ve/ojs/index.php/redip/article/view/94
Duque, H. R. (2000). Disciplinariedad, interdisciplinariedad, transdisciplinariedad–Vínculos y límites–. Semestre económico, 4(7), pp. 1 -10. https://revistas.udem.edu.co/index.php/economico/article/view/1412/1544
Encyclopaedia Britannica (2022). Deconstruction. https://www.britannica.com/topic/deconstruction
Etimologías de Chile (2020). Investigar. https://etimologias.dechile.net/?investigar
Fekete Zsoldos, J. (2008). Multiperspectival Narration: The Perspective Structure of Charles Dickens´ “Bleak House” and George Eliot´s “Middlemarch”. [Tesis de Maestría, publicada]. https://www.grin.com/document/177667
Grajales, T. (2000). El concepto de investigación. https://brd.unid.edu.mx/recursos/Metodologia_de_la_Investigacion/MI07/Concepto_de_investigacion.pdf
Klaassen, R., Kothuis, B. y Slinger, J. (2001). Engineering roles in Building with Nature interdisciplinary design. Educational experiences. Research in Urbanism Series. 7, 73-98. https://rius.ac/index.php/rius/article/view/129
Larkin, M., Shaw, R. y Flowers, P. (2019). Multiperspectival designs and processes in interpretative phenomenological analysis research. Qualitative Research in Psychology. 16(2), 182–198. https://doi.org/10.1080/14780887.2018.1540655
Mialaret, G. (1085). Introducción a las ciencias de la educacón. Unesco
Morin, E., Ciurana, E. R.y Motta, R. D. (2002). Educar en la era planetaria: el pensamiento complejo como método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. Serie: FILOSOFÍA, número 16. Salamanca: Gráficas Varona.
Peñuela, V., L. A. (2005). La transdisciplinariedad. Más allá de los conceptos, la dialéctica. En Andamios. Año 1, número 2, 43-77. https://www.scielo.org.mx/pdf/anda/v1n2/v1n2a3.pdf
Pérez, M. N. y Setién, Q. E. (2008). La interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad en las ciencias: una mirada a la teoría bibliológico-informativa. ACIMED. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud. 18(4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352008001000003
Platón (2016). El banquete. https://www.textos.info/platon/el-banquete/pdf
Popper, K. (2001). El conocimiento de la ignorancia. Polis [En línea], 1. Publicado el 30 noviembre 2012. http://journals.openedition.org/polis/8267
Sierra, W. (2007). Cosificación: avatares de una categoría crítica. Revista de Filosofía “Sophia”, Quito-Ecuador, 1, 1 -17). https://www.flacsoandes.edu.ec/sites/default/files/agora/files/1259788896.cosificacion_avateres_de_una_categoria_critica_0.pdf
Smith, Frank (1989). Comprensión de la lectura. Análisis psicolingüístico de la lectura y su aprendizaje. Trillas.
Souza, E. (2015). La idea de multiperspectividad en el aprendizaje histórico: una investigación a partir de películas sobre el nazismo. Clío & Asociados. (20-21), (pp. 84-96). http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/61551/Documento_completo__.pdf-PDFA.pdf?sequence=1
Valle, F. y Rodríguez, C. (2012). Running head: Multicontextuality. Leading the 21st Century Demographic: Multi Context Theory and Latina/o Leadership. 1-18. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED537728.pdf
Downloads
Art. 1 (Espanhol)Art. 1 (Inglês)
Art. 1 (Francês)
Art. 1
Art. 1_HTML (Inglês)
Art. 1_HTML (Francês)
Art. 1_HTML
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.