Estratégias motivacionais para professores para o planeamento da didácticarecreativa físico educação física
DOI:
https://doi.org/10.59654/40m5fr44Palavras-chave:
Estratégias motivacionais, didáctica recreativa, educação física, educação primária, integração social.Resumo
O artigo seguinte visa promover estratégias motivacionais destinadas aos professores para o planeamento da didáctica recreativa na área da educação física. O mesmo foi determinado dentro da metodologia qualitativa, apoiando-se numa pesquisa de tipo documental, porque estudou o problema mencionado de um ponto de vista teórico, com base num desenho bibliográfico, que se baseou numa revisão sistemática do material da web. A importância de gerar estratégias inovadoras para os professores foi estabelecida como um meio fundamental na educação física com
o objectivo de aumentar a participação dos estudantes numa perspectiva motivacional, ajudando o professor a promover a prática autónoma da actividade física. Da mesma forma, desenvolve integralmente as suas capacidades motoras e habilidades, reforçando o seu desenvolvimento psicomotor, permitindo o impulso agradável fundamentalmente nas crianças do ensino primário; por conseguinte, foi recomendado implementar a utilização de estratégias inovadoras nos professores
quando ensinam aulas de educação física, ajudando a satisfazer as necessidades psicológicas básicas, dando uma ampla abordagem à didáctica como ferramenta primária facilitando o trabalho de ensino dentro da área do desporto.
Downloads
Referências
Baquerizo, P. C. M. y Pinto, C. B. O. (2019). Las estrategias motivacionales para mejorar la gestión del conocimiento en los estudiantes de 6° de la Escuela de Educación Básica “Miguel de Letamendi”, Universidad césar Vallejo. https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/39048
Boñón, M. (2017). programa Delaware estrategias didácticas motivacionales para desarrollar actitudes personales positivas en los estudiantes Delaware layomi Nº16001“Ramón castilla y marquesado”. Universidad César Vallejo. https://hdl.handle.net/20.500.12692/18940
Cabell, R. N. B. y Perez, A. N. A. (2020). Estrategias motivacionales para el logro de los aprendizajes. Polo del Conocimiento, 54(6), 978-997. https://www.polodelconocimiento.com/files/journals/1/articles/2194/public/2194-11886-3-PB.pdf
Cusma, F. V. A. (2015). Estrategia motivacional para mejorar el nivel Delaware aprendizaje de los estudiantes de segundo grado de educacion secundaria en el area deHistoria, Geografía yeconomia, I.E. “Inmaculada Concepción”, Tumbes, Año 2014”. [Universidad Pedro RuízGallo]. https://repositorio.unprg.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12893/6934/BC-2880%20CUSMA%20FERNANDEZ.pdf?sequence=1&isAllowed=y
David González-Cutre. (2017). Estrategias didácticas y motivacionales en las clases de educación física desde la teoría de la autodeterminación. Universidad Miguel Hernández de Elche. http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/14277/Estrategias.pdf?sequence=2
Estrategias metodológicas para una educación física más activa. https://www.mscbs.gob.es/profesionales/saludPublica/prevPromocion/Estrategia/docs/UDA_EXPLICACION.pdf
Educrea. (s.f). Técnicas de enseñanza para mejorar la motivación de los estudiantes. Documento en línea en: https://educrea.cl/tecnicas-de-ensenanza-para-mejorar-la-motivacion-de-losestudiantes/
María Carmen González Torres. Claves para favorecer la motivación de los profesores ante los retos educativos actuales. Universidad de Navarra. https://core.ac.uk/download/pdf/83560487.pdf
Muñoz, G. (2017). Estrategias motivacionales del docente y la convivencia escolar, desdela perspectiva de la gerencia en el aula. Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle. https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UNEI_15133db875f600947694d63ea9b3d9ac
Venderll, G. E. y Vallés, C. A. (2017). Empresa e iniciativa emprendedora. Editorial Síntesis.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Digital de Investigación y Postgrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.