Estratégias motivacionais para professores para o planeamento da didácticarecreativa físico educação física

Autores

  • Silvia Yasmirla Galaviz Meza Docente Especialista de Educación Física. Grupo Escolar Marqués De Pumar. Santa Bárbara de Barinas - Venezuela. Autor/a https://orcid.org/0000-0002-8325-8204

DOI:

https://doi.org/10.59654/40m5fr44

Palavras-chave:

Estratégias motivacionais, didáctica recreativa, educação física, educação primária, integração social.

Resumo

O artigo seguinte visa promover estratégias motivacionais destinadas aos professores para o planeamento da didáctica recreativa na área da educação física. O mesmo foi determinado dentro da metodologia qualitativa, apoiando-se numa pesquisa de tipo documental, porque estudou o problema mencionado de um ponto de vista teórico, com base num desenho bibliográfico, que se baseou numa revisão sistemática do material da web. A importância de gerar estratégias inovadoras para os professores foi estabelecida como um meio fundamental na educação física com
o objectivo de aumentar a participação dos estudantes numa perspectiva motivacional, ajudando o professor a promover a prática autónoma da actividade física. Da mesma forma, desenvolve integralmente as suas capacidades motoras e habilidades, reforçando o seu desenvolvimento psicomotor, permitindo o impulso agradável fundamentalmente nas crianças do ensino primário; por conseguinte, foi recomendado implementar a utilização de estratégias inovadoras nos professores
quando ensinam aulas de educação física, ajudando a satisfazer as necessidades psicológicas básicas, dando uma ampla abordagem à didáctica como ferramenta primária facilitando o trabalho de ensino dentro da área do desporto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvia Yasmirla Galaviz Meza , Docente Especialista de Educación Física. Grupo Escolar Marqués De Pumar. Santa Bárbara de Barinas - Venezuela.

    Magister Scientiarum en Educación mención Gerencia y Liderazgo, Instituto de Estudios Superiores de Investigación y Postgrado, San Cristóbal - Venezuela. Licenciada en Educación Física, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora (Unellez), Barinas, Barinas – Venezuela. Email: yasmirla2@gmail.com

Referências

Baquerizo, P. C. M. y Pinto, C. B. O. (2019). Las estrategias motivacionales para mejorar la gestión del conocimiento en los estudiantes de 6° de la Escuela de Educación Básica “Miguel de Letamendi”, Universidad césar Vallejo. https://repositorio.ucv.edu.pe/handle/20.500.12692/39048

Boñón, M. (2017). programa Delaware estrategias didácticas motivacionales para desarrollar actitudes personales positivas en los estudiantes Delaware layomi Nº16001“Ramón castilla y marquesado”. Universidad César Vallejo. https://hdl.handle.net/20.500.12692/18940

Cabell, R. N. B. y Perez, A. N. A. (2020). Estrategias motivacionales para el logro de los aprendizajes. Polo del Conocimiento, 54(6), 978-997. https://www.polodelconocimiento.com/files/journals/1/articles/2194/public/2194-11886-3-PB.pdf

Cusma, F. V. A. (2015). Estrategia motivacional para mejorar el nivel Delaware aprendizaje de los estudiantes de segundo grado de educacion secundaria en el area deHistoria, Geografía yeconomia, I.E. “Inmaculada Concepción”, Tumbes, Año 2014”. [Universidad Pedro RuízGallo]. https://repositorio.unprg.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12893/6934/BC-2880%20CUSMA%20FERNANDEZ.pdf?sequence=1&isAllowed=y

David González-Cutre. (2017). Estrategias didácticas y motivacionales en las clases de educación física desde la teoría de la autodeterminación. Universidad Miguel Hernández de Elche. http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/14277/Estrategias.pdf?sequence=2

Estrategias metodológicas para una educación física más activa. https://www.mscbs.gob.es/profesionales/saludPublica/prevPromocion/Estrategia/docs/UDA_EXPLICACION.pdf

Educrea. (s.f). Técnicas de enseñanza para mejorar la motivación de los estudiantes. Documento en línea en: https://educrea.cl/tecnicas-de-ensenanza-para-mejorar-la-motivacion-de-losestudiantes/

María Carmen González Torres. Claves para favorecer la motivación de los profesores ante los retos educativos actuales. Universidad de Navarra. https://core.ac.uk/download/pdf/83560487.pdf

Muñoz, G. (2017). Estrategias motivacionales del docente y la convivencia escolar, desdela perspectiva de la gerencia en el aula. Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle. https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UNEI_15133db875f600947694d63ea9b3d9ac

Venderll, G. E. y Vallés, C. A. (2017). Empresa e iniciativa emprendedora. Editorial Síntesis.

Publicado

2023-01-23

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Galaviz Meza , S. Y. . (2023). Estratégias motivacionais para professores para o planeamento da didácticarecreativa físico educação física. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 4(7), 121-129. https://doi.org/10.59654/40m5fr44

Artigos Similares

1-10 de 116

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.