Inteligência ética

Uma visão a partir do contexto educacional

Autores

  • María Auxiliadora Campos Medina Docente Agregado. Universidad Nacional Abierta, Centro Local Lara - Venezuela. Autor/a https://orcid.org/0000-0002-1370-4491

DOI:

https://doi.org/10.59654/9pb4qg65

Palavras-chave:

Inteligência ética, educação, transepistemologia, transcomplexidade.

Resumo

Qualquer reflexão epistemológica sobre a razão ética do conhecimento constitui um desafio intelectual particular para o campo académico, especialmente para os campos da inteligência humana a partir da ontologia dos processos educativos e da perspectiva transcomplexa, vista como uma transepistemologia em construção que gera novas posições epistémicas. Nesta esfera gnoseológica, o presente trabalho científico obedece à abordagem documental, de alcance descritivo, que é traçada como uma teleologia cardeal, para reflectir sobre a inteligência ética no contexto educativo, da complementaridade entre pensamento e comportamento, mas também entre convicção e acção humana: o professor deve brilhar a partir da honestidade, intelectualidade e espiritualidade, assim, a partir do fio da virtude da ética, é capaz de enfrentar os anti-valores, a morte do espírito e alargar os horizontes da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María Auxiliadora Campos Medina, Docente Agregado. Universidad Nacional Abierta, Centro Local Lara - Venezuela.

    Doctora en Psicología, Atlantic International University. Doctora en Ecología del Desarrollo Humano, Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, Caracas - Venezuela. Estudios Postdoctorales en Gerencia (Universidad Yacambu). Estudios Postdoctorales en Investigación emergente (Universidad Tecnológica del Centro-Redit). Asesora en Orientación, Universidad de Carabobo. Autora de artículos en revistas nacionales e internacionales. Jurado y Tutora de diversos trabajos de investigación.  Email: mariauxi2502@gmail.com

Referências

Arias, F. (2012). El proyecto de investigación. Episteme

Balza, A. (2021). El Eidos de la Ontología de la Transcomplejidad Una amalgama epistémica entre pensamiento, realidad y lenguaje. Revista Digital de Investigación y Postgrado, 2(3) 17-30. https://redip.iesip.edu.ve/ojs/index.php/ redip/article/view/28.

Churcland, P. (2020). El cerebro moral. Paidós.

Escudero, C. y Cortez, L. (2018) . Técnicas y métodos cualitativos para la investigación científica. Ediciones Utmach.

Finol, T. y Nava, H. (1993). Procesos y productos de la investigación documental. Ediluz.

Gardner, H. (2000). Las inteligencias múltiples. Norma.

Juan Pablo II (1998). Carta Encíclica Fides et Radio: Sobre las relaciones entre la fe y la razón. Salesiana.

Martín, V. (2008). Ética de la ciencia. Redhecs, 5 (3), 1-8. http://ojs.urbe.edu/index.php/redhecs/article/view/51/57.

Morín, E. (2003). Introducción al Pensamiento Complejo. Editorial Gedisa.

Sabino, P. (2010). Educación subjetividad. Ediciones Buenos Aires.

Seijas, C. y Rosmaña, G. (2013). La inteligencia ética: Una herramienta orientadora en el proceso de la negociación. Revista Praxis, 9(1) 33-45. https://doi.org/10.21676/23897856.737

Stella, M. (2014). Reflexiones acerca de la ética transcompleja. Red de Investigadores de la transcomplejidad. https://es.calameo.com/books/0046341447dd1cd89db9a.

Stemberg, R. (1985). La teoría triárquica de la inteligencia: comprender el autogobierno mental. Paidós.

Gómez, L. (2012). Ética y valores: Enfoques por competencias. McGraw Hill.

Vera, L. (2015). La Investigación Cualitativa. Universidad Interamericana de Puerto Rico. Recinto de Ponce.

Publicado

2022-07-01

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Campos Medina, M. A. . (2022). Inteligência ética: Uma visão a partir do contexto educacional. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 3(6), 51-59. https://doi.org/10.59654/9pb4qg65

Artigos Similares

1-10 de 105

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.