felicidade como um valor humano na aprendizagem

Autores

  • Jose Luis Duarte Ramírez Coordinador Académico. Institución Educativa Manuela Beltrán. Yopal, Casanare - Colombia. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/7zh7fj06

Palavras-chave:

Felicidade, valor humano, aprendizagem, prática pedagógica.

Resumo

Este artigo analisa a importância da felicidade como valor humano na aprendizagem e as suas implicações no desenvolvimento integral de crianças e jovens. Neste sentido, foram revistas as contribuições teóricas de Diener, Quick and Quick, Ellis na sua concepção de felicidade e Seligman com as suas contribuições
de psicologia positiva relacionada com a felicidade. Freire, Bohn, com a aprendizagem dialéctica. Giraldo e Col, Odum e Moreira, oferecem contribuições relacionadas com a eco-educação. No aspecto metodológico, o estudo foi enquadrado no paradigma interpretativo com uma abordagem qualitativa
e o método utilizado foi o fenomenológico. Os resultados permitiram-nos corroborar a importância da felicidade como um valor humano na aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jose Luis Duarte Ramírez, Coordinador Académico. Institución Educativa Manuela Beltrán. Yopal, Casanare - Colombia.

    Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora (Unellez), Barinas - Venezuela. Magister Scientiarum en Educación Mención: Gerencia y Planificación, Unellez, Barinas - Venezuela. Especialista en Pedagogía para el Desarrollo de la Inteligencia, de la Fundación Universitaria de San Gil – UNISANGIL, Colombia. Técnico laboral en Teología Superior con énfasis en Administración Eclesial, Asociación fraternidad Latinoamericana de estudios Teológicos, AFLET. Licenciado en Educación Básica Primaria,  Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Bachiller pedagógico de la Escuela Normal Nacional para varones, Pamplona, Norte de Santander. Colombia. Email: joseluisduarte01@gmail.com

Referências

Alarcón, R. (2006). Desarrollo de una escala factorial para medir la felicidad. Revista Interamericana de Psicología, 40(1) 99-106.

Assmann, H. (2002). Placer y ternura en la educación. Madrid: Narcea.

Bisquerra, R. (2003). Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de Investigación Educativa (RIE), 21, 7-43.

Boff, L. (2000). Ecologia, Mundialización y Espiritualidad. São Paulo: Ática.

Bordenave, J. D., y Rocha, P. D. (2002, Jan./Mar). La Dimensión ecológica de la educación. Revista de Educação AEC, 122, 33-40.

Bronfenbrenner, U. (1994). La Ecologia del Desarrollo Humano: Experimentos naturales y planificados. Porto Alegre, Brasil: Artmed.

Delors, j: (1994). La Educación encierra un tesoro, Informe de la UNESCO por la Comisión Internacional sobre la Educación para el siglo XXI. Madrid: Editorial Santillana.

Diener, E. (2000) Subjective well-being: The science of happiness and a proposal for a national index. American Psychologist, 55(1), 34-43. doi: 10.1037/0003-066X.55.1.34.

Elboj, C. et al. (2002). Comunidades de aprendizaje. Barcelona: Graó.

Fernández, I. (2015). Felicidad Organizacional. Cómo construir felicidad en el trabajo. (G. Zeta, Ed.) (3ed ed.). Chile.

Freire, P. (1997). A la sombra de este árbol. Barcelona: El Roure.

Gardner, H. (2000). La educación de la mente y el conocimiento de las disciplinas. Barcelona: Paidós.

Habermas, J. (1987). Teoría de la Acción Comunicativa (Vol. I - Racionalidad de la acción y racionalización social I - Crítica a la razón funcionalista). Madrid: Taurus.

Lafrancesco, G. (2003). Los cambios en la educación. Perspectiva etnometodológica. Bogotá-Colombia. Cooperativa Editorial Magisterio.

Maturana, H. (1999). Transformación en la convivencia. Argentina: Dolmen Ediciones.

Morin, E. (1999). Los Siete Saberes Necesarios para la Educación del futuro. París, Francia. UNESCO.

Punset, E. (2005). El Viaje a la Felicidad. Las Nuevas Claves Científicas. Barcelona: Destino, a. Edit.

Quick, J. C., & Quick, J. D. (2004). Healthy, happy, productive work: A leadership challenge. Organizational Dynamics, 33(4), 329–337. http://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2004.09.001.

Rodríguez, M. J. (2012). Representación social de la noción de felicidad: un estudio transcultural en muestras calificadas de estudiantes universitarios y profesionales de las áreas de la educación y la salud en Chile e Italia. Universitas Psichologica, 4(1), 271-286. https://www.studocu.com/co/document/universidad-cooperativa-de-colombia/psicologia/representacion-social-de-la-nocion-de-felicidad-en-estudiantes-y-profesionales-de-educacion-y-salud-de-chile-e-italia/59763382

Seligman, M. (2011). Niños Optimistas. Cómo crear las bases para una existencia feliz. Barcelona. De bolsillo.

Seligman, M. (2016). La auténtica Felicidad. Barcelona, Ediciones B.

Sheldon, K. M., & Lyubomirsky, S. (2006). Achieving sustainable gains in happiness: Change your actions, not your circumstances. Journal of Happiness Studies, 7(1), 55–86. http://doi.org/10.1007/s10902-005-0868-8.

Veenhoven, R. (2005). Lo que sabemos de la felicidad. En Garduño Estrada, L.; Salinas Amescua, B., y Rojas

Herrera, M. Calidad de vida y bienestar subjetivo en México. México: Plaza y Valdés.

Zubiria, J. (2002). Teorías contemporáneas de la inteligencia y la ex. Bogotá – Colombia: Cooperativa Editorial Magisterio.

Publicado

2021-06-04

Edição

Secção

Resumen de Tesis Doctoral

Como Citar

Duarte Ramírez, J. L. (2021). felicidade como um valor humano na aprendizagem. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 2(3), 47-61. https://doi.org/10.59654/7zh7fj06

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

1-10 de 81

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.