Tecendo uma educação própria a partir da oralitura e do território: Construção de um modelo pedagógico integral para a Reserva Indígena Zenú
DOI:
https://doi.org/10.59654/zc3m6973Palavras-chave:
Educação indígena, povo Zenú, pedagogia decolonial, oralitura, epistemologias do Sul, modelo educacional.Resumo
Este artigo científico apresenta uma reflexão acadêmica e epistêmica sobre a configuração de um Modelo Pedagógico Integral a partir e para o povo Zenú, fundamentado na articulação dos saberes ancestrais, práticas educativas comunitárias, oralitura, territorialidade e espiritualidade. Enraizada nas epistemologias do Sul, a proposta configura-se como uma resposta decolonial à imposição de um sistema escolar hegemônico que não reconhece a pluralidade cognitiva dos povos indígenas. Por meio de uma abordagem metodológica hermenêutico-interpretativa, são reconstruídas as lógicas pedagógicas próprias do povo Zenú, e é elaborado um modelo que integra dimensões epistêmicas, culturais, territoriais, espirituais e comunitárias. O modelo proposto transcende a dicotomia entre o tradicional e o moderno, propondo uma pedagogia situada, viva e relacional, em que o ato educativo se converte em ato de memória, dignidade e reexistência.
Downloads
Referências
Bartolomé, M. T. (2020). Pedagogías interculturales críticas: claves para una educación en contextos de diversidad cultural. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 23(1), 123–136. https://doi.org/10.6018/reifop.431851
De Sousa Santos, B. (2021). El futuro comienza ahora: De la pandemia a la utopía. Siglo XXI Editores.
De Sousa Santos, B. (2018). La cruel pedagogía del virus. CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctv1c76f8s
Escobar, A. (2020). Pluriversal politics: The real and the possible. Duke University Press. https://doi.org/10.1215/9781478012108
Freire, P. (2019). Pedagogía del oprimido (50 aniversario). Siglo XXI Editores.
Giroux, H. A. (2020). Pedagogía crítica y neoliberalismo. Editorial Morata.
Mato, D. (2016). Interculturalidad y descolonización de las políticas públicas en América Latina. Tabula Rasa, 24, 9–33. https://doi.org/10.25058/20112742.n24.01
Mignolo, W. D. (2018). La opción decolonial: del pensamiento eurocéntrico al pensamiento fronterizo. Ediciones del Signo.
Quijano, A. (2007). Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of World-Systems Research, 13(2), 240–265. https://doi.org/10.5195/jwsr.2007.228
Rappaport, J. (2021). Más allá de la escritura: Cultura y política indígena en los Andes colombianos. Universidad del Rosario. https://doi.org/10.12804/urosario9789587846470
Rengifo, G. (2020). La palabra que camina: oralitura, memoria y territorio. Fondo Editorial Indígena de Perú.
Tubino, F. (2016). Interculturalidad crítica y política cultural. En C. Walsh (Ed.), Educación y esperanzas en tiempos de incertidumbre (pp. 67–89). CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctt1n2tv0
UNESCO. (2019). Educación indígena y saberes ancestrales en América Latina. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370657
Walsh, C. (2017). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctt1n2tv0
Walsh, C. (2022). Interculturalidad crítica y luchas epistémicas: Prácticas y propuestas desde los pueblos. Cultural Studies, 36(3), 44–63. https://doi.org/10.1177/14744740221126192
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta licencia permite a los reutilizadores distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, y solo siempre que se atribuya al creador. Si remezclas, adaptas o construyes sobre el material, debes licenciar el material modificado bajo términos idénticos. CC BY-NC-SA incluye los siguientes elementos:
POR: se debe dar crédito al creador.
NC: Sólo se permiten usos no comerciales de la obra.
SA: Las adaptaciones deben compartirse en los mismos términos.