Componente emocional e o desempenho acadêmico.

Autores

  • Héctor Iván Velásquez López Institución Educativa, Carlos Enrique Cortés Herrera del Municipio de Itagüí, Antioquia, Colombia Autor/a https://orcid.org/0000-0001-9648-3091
  • Clara Inés Castañeda Escobar Institución Educativa San José Obrero del Municipio de Medellín, Antioquia - Colombia. Autor/a https://orcid.org/0009-0004-7843-8413

DOI:

https://doi.org/10.59654/w1gfkc23

Palavras-chave:

Componente emocional, desempenho académico, relacionamento, educação.

Resumo

Este artigo faz parte de uma tese de doutorado, na qual se enfatiza os componentes emocionais e o desempenho acadêmico, com o objetivo de determinar a relação entre o componente emocional e o desempenho acadêmico dos estudantes nas instituições educacionais de Medellín, Antioquia. O estudo seguiu os procedimentos do paradigma positivista com abordagem quantitativa, por meio de um tipo de estudo básico e nível correlacional. A amostra foi composta por 24 professores e 36 estudantes, aos quais foi aplicado um instrumento de 60 itens. Os resultados demonstraram que existe um coeficiente de correlação positiva significativa forte e significativa entre as variáveis (r = 0,878, p < 0,005). Isso indica que à medida que aumenta o componente emocional, também aumenta o desempenho acadêmico. Portanto, concluiu-se que a força dessa correlação é alta, o que respalda a relevância de abordar as emoções dos estudantes no ensino. Além disso, a significância estatística dos resultados indica que essa relação não é aleatória, mas sim uma descoberta significativa. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Héctor Iván Velásquez López, Institución Educativa, Carlos Enrique Cortés Herrera del Municipio de Itagüí, Antioquia, Colombia

    Doctorando en Ciencias de la Educación con Énfasis en Investigación, Evaluación y Formulación de Proyectos Educativos, Universidad Metropolitana de Educación, Ciencia y Tecnología - Panamá. Magister en Psicopedagogía de la Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia. Psicólogo de la Universidad de Antioquia, Medellín / Colombia. Email de contacto: hectoerlopez.est@umecit.edu.pa

  • Clara Inés Castañeda Escobar, Institución Educativa San José Obrero del Municipio de Medellín, Antioquia - Colombia.

    Doctorando en Ciencias de la Educación con Énfasis en Investigación, Evaluación y Formulación de Proyectos Educativos, Universidad Metropolitana de Educación, Ciencia y Tecnología – Panamá. Magister en Educación de la Universidad de Medellín, Medellín, Colombia. Licenciada en Educación Preescolar de la Universidad de Antioquia, Medellín - Colombia. Email de contacto: claraines.est@umecit.edu.pa

Referências

Abreu O., Gallegos, M, Jacome, JG y Martínez, R. (2017). La Didáctica: Epistemología y Definición en la Facultad de Ciencias Administrativas y Económicas de la Universidad Técnica del Norte del Ecuador. Formación Universitaria, 10(3), 81-92. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=373551306009

Clavijo, C.R. G. y Bautista, C. M. J. (2020). La educación inclusiva. Análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Alteridad. Revista de Educación, 15(1), 113-124. https://www.redalyc.org/journal/4677/467761669009/html/

Dainase, R. (2016). Didáctica para la inclusión. Fundamentos Teóricos y Metodológicos para atender a Estudiantes con Necesidades Educativas Especiales. Editores MINED, EDUCAID. San Salvador, El Salvador. EDUCAID. https://www.educaid.it/wp-content/uploads/2020/09/Didactica -para-la-inclusion_Roberto-Dainese.pdf

Hernández C., Patricia (2014). La didáctica: un acercamiento al quehacer del docente. Revista PAPELES 6(11), 98-106. https://core.ac.uk/download/pdf/236383958.pdf

Lindao, S. y Miltón, H. (2015). La Inclusión Educativa en la Educación General Básica. Universidad Regional Autónoma de los Andes (UNIANDES). https://dspace.uniandes.edu.ec/bitstream/123456789/1730/1/TUAEXCOMMGEA005-2015.pdf

Naciones Unidas (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: Una Oportunidad para América Latina y el Caribe. https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/cb30a4de-7d87-4e79-8e7a-ad5279038718/content

Pila, M. J. C., Quintuña, G. J. M., Pila, M. F. R., Salazar, P. S. A. & Analuisa, J. I. S. (2023). Didáctica, un breve análisis situacional para el profesorado ecuatoriano. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0. 27(1), 375-385. https://revistas.investigacion-ueliob.com/index.php/educare/article/view/1623

Rojas N., Gabriela A. (2022). Estrategias didácticas para el desarrollo de la comprensión lectora en los y las estudiantes de séptimo año de E.G.B del paralelo “B” de la Unidad Educativa “Sayausí”2020–2021. Repositorio Institucional de la Universidad Politécnica Salesiana Cuenca – Ecuador. pp. 1-81 (p34) https://dspace.ups.edu.ec/handle/123456789/22046

Unesco, (2008). Conferencia Internacional de Educación, Cuadragésima octava reunión. Centro Internacional de Conferencias Ginebra, 25 a 28 de noviembre de 2008. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000161565_spa

Unesco. (2021). Informe sobre inclusión y Educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379502_spa

Publicado

2024-07-30

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Velásquez López, H. I., & Castañeda Escobar, C. I. . (2024). Componente emocional e o desempenho acadêmico. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 5(10), 133-146. https://doi.org/10.59654/w1gfkc23

Artigos Similares

1-10 de 106

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.