Ensino aberto e à distância

Um modelo revalorizadona pandemia e em constante mudança

Autores

  • Jairo Gregorio Ramírez Docente agregado del Programa de Ciencias de la Educación. Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora, Programa Académico Santa Bárbara. Barinas - Venezuela. Autor/a https://orcid.org/0000-0003-0930-6906

DOI:

https://doi.org/10.59654/1yrwt133

Palavras-chave:

Educação à Distância, Educação Aberta, Pandemia, Aprendizagem Aberta, Recursos Educativos Abertos

Resumo

O ensino aberto e à distância é um modelo que tem elementos de grande força e evolui todos os dias à medida que são feitos novos desenvolvimentos em sistemas, métodos e tecnologias que facilitam o processo de aprendizagem. Os recursos educativos abertos (RCE), as licenças abertas e a abertura técnica dos recursos geraram uma pedagogia aberta que se está a generalizar através da utilização de novas ferramentas tecnológicas disponíveis na Internet. Prova deste progresso é que na pandemia de Covid-19, o ensino aberto e à distância através do ensino digital à distância tem sido o apoio a instituições que desenvolveram o ensino tradicional, o que trouxe consigo a aprendizagem de emergência remota. Precisamente, o objectivo do artigo é fazer um hermeneusis para a educação aberta e à distância como modelo revalorizado na pandemia e que está em constante mudança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jairo Gregorio Ramírez, Docente agregado del Programa de Ciencias de la Educación. Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora, Programa Académico Santa Bárbara. Barinas - Venezuela.

    Candidato a Dr. en Educación, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora (Unellez), Barinas, Barinas – Venezuela. Magister en Orientación de la Conducta, Centro de Investigaciones Psicológicas Psiquiátricas Sexológicas de Venezuela. Licenciado en Educación Mención Educación Integral, Unellez. Barinas, Barinas – Venezuela. Email: ramgregorz83@gmail.com

Referências

Aureliano, F. E. B. S., & Queiroz, D. E. de. (2022). Astecnologias digitais como recurso pedagógicodo ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. In SciELO Preprints. https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3851/7208

Betancourt, M.C., Celaya, R. y Ramírez, M.S. (2014). Prácticas educativas abiertas y apropiación tecnológica: el caso de la Comunidad Latinoamericana Abierta y Regional de Investigación Social y Educativa (CLARISE). Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC). 11(1), 4-17. http://doi.dx.org/10.7238/rusc.v11i1.1794.53.

Butcher, N. (2015). Guía Básica de Recursos Educativos Abiertos (REA). Asha Kanwar (COL) y Stamenka Uvalic ́-Trumbic ́ (UNESCO). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000232986&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_508325db-1252-4242-9394-0241b836d17e%3F_%3D232986spa.pdf&locale=es&multi=true&ark=/ark:/48223/pf0000232986/PDF/232986spa.pdf#2800_14_S_Basic%20Guide%20OER_Int.indd%3A.144121%3A1155

Educación 3.0 (s.f). Recursos Educativos Abiertos (REA) gratis. https://www.educaciontrespuntocero.com/recursos/recursos-educativos-abiertos-rea-gratis-para-todos/

GARA. (2014). Creative Commons alcanza los 882 millones de licencias en 2014. https://www.naiz.eus/es/hemeroteca/gara/editions/gara_2014-12-16-06-00/hemeroteca_articles/creative-commons-alcanza-los-882-millones-de-licencias-en-2014

García, A. L. (2021). COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(1), 9-25. https://www.redalyc.org/jatsRepo/3314/331464460001/331464460001.pdf

Glasserman, L. D. (2012). Documentación de Experiencias de una Práctica Educativa Abierta (PEA) en un Curso de Educación Superior”. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (2), 201-211. http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num1/art13.pdf

Hilton, J. l., Wiley, D., Stein, J., & Johnson, A. (201 O). The four 'R's of openness and ALMS analysis: Frameworks for open educational resources. Open Learning: The Journal of Open and Distance Learning. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02680510903482132

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T y Bond, A. (2020). La diferencia entre la enseñanza remota de emergencia y el aprendizaje en línea. En A. Cabrales et al (Editores) Enseñanza de emergencia a distancia: textos para la discusión. The Learning Factor.

Lara, J. C. y Rossini, C. (2014). La información y el conocimiento abierto en el contexto de la cooperación multilateral: Aspectos clave para la revisión del Acuerdo Regional No. 7 de ALADI. Cuadernos de Discusión de Comunicación e Información. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura - Oficina Regional de Ciencias de la UNESCO para América Latina y el Caribe, Oficina de UNESCO en Montevideo. https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000230986&highlight=aprendizaje%20abierto&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_796e223e-b674-4048-b7bf-69b26f8bdb2b%3F_%3D230986spa.pdf&locale=es&multi=true&ark=/ark:/48223/pf0000230986/PDF/230986spa.pdf#CDCI2-Aladi-ES-Ojo.indd%3A.29220%3A259

Ley Orgánica de Educación. (2009). Gaceta Oficial de la República Bolivariana de Venezuela, Extraordinario agosto de 2009. Imprenta Nacional y Gaceta Oficial.

Miao, f., Mishra, s., Orr,D. y Janssen, B. (2020). Directrices para la elaboración de políticas de recursos educativos abiertos. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO).

MOOC. (s.f). ¿Qué es un Mooc? https://mooc.es/que-es-un-mooc/

Open Educational Quality Initiative. (s.f). The OEP Best Practice Clearing House. http://www.oer-quality.org/clearinghouse/browse/

Reig, H. D. (2012). Sociedad aumente y aprendizaje. #IBERTIC. Video. https://www.youtube.com/watch?v=ci3EeZRXVDM.

Silva, S. L. R. Da., Andrade, A. V. Ch. De y Brinatti, A. (2020). Ensino Remoto Emergencial. Ed. Dos autores, http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/anexosnoticia/EnsinoRemotoEmergencial_SilvaAndradeBrinatti.pdf

Wiley, D. (2014a). Open content. Pressbook. https://openedreader.org/chapter/open-content/

Wiley, D. (2014). Defining the "open" in open content and open educational resources. http://opencontent.org/definition/

Wiley, D. (2015). Open pedagogy: The importance of getting in the air. [Blog post]. http://opencontent.org/blog/archives/3761

Zambrano, F. F. J. (2017). Sociedad del conocimiento y las TEPs. INNOVA Research Journal, 2(10), 169-177. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6183861

Publicado

2022-07-01

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Ramírez, J. G. (2022). Ensino aberto e à distância: Um modelo revalorizadona pandemia e em constante mudança. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 3(6), 145-155. https://doi.org/10.59654/1yrwt133

Artigos Similares

1-10 de 121

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.