Ética, afetividade e andragogia a partir da percepção filantrópica
DOI:
https://doi.org/10.59654/jchrf430Palavras-chave:
Ética, ética, afetividade, andragogia, filantropia.Resumo
O ensaio seguinte trata da ética, ou seja, saber viver de acordo com o que é bom para nós, o que é bom e o que é mau para nós. Esta ética é o que faz o ser humano encontrar sentido na sua existência em comunhão com os outros nas esferas social, jurídica, política, cultural, educativa e económica. Neste sentido, a ética da educação é integral e holística. Portanto, a educação universitária através da andragogia ajuda a gerar a socialização e integração dos participantes na convivência emocional, conseguindo uma humanização dos processos nos espaços onde eles se encontram. Nesta perspectiva, surge o amor pela humanidade ou aquela interconexão simbólica do humano pelo humano ou um posicionamento filantrópico.
Downloads
Referências
Adam, F. G. (1999). Andragogía. Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez. Publicaciones de la Presidencia.
Avanzini, G. (1998). La pedagogía hoy. Fondo de Cultura Económica.
Cabrera y Vázquez (2012). La educación un fenómeno social complejo. En Revista Digital Sociedad de la Información, Nº 38. http://www.sociedadelainformacion.com/38/complejo.pdf
Casadiego, A. (1998). Filosofía en las Ciencias Sociales. Editorial Tiempo Libre.
Dinkmeyer y Carlson (2003). La educación humanista en la convivencia universitaria. Editorial La Alambra.
Fernández-Savater, M. F. (2004). Ética para amador. 5a. Edición. Panamericana
Huntington, G. (1997). Hacia la nueva civilización de las emociones. Simón Antúnez.
Ludojoski, R. L. (1972). Andragogía o Educación del adulto. Guadalupe.
Manganiello, E. (1998). La Educación y sus Fundamentos. (3ra. Edición). Buenos Aires:
Maturana, M. H. (1997). Emociones y lenguaje en educación y política. Ediciones Dolmen.
Martínez, M. M. (1999) El paradigma emergente: Hacia una nueva racionalidad de la teoría científica. Editorial Trillas.
Moreno, L. (2001). El Tercer Milenio de los nuevos desafíos de la educación. Ediciones Nueva sociedad. https://books.google.com/books/about/El_tercer_milenio_y_los_nuevos_desaf%C3%ADos.html?id=rsIBLAAACAAJ
Navarro, (2007). El «rostro» del otro: Una lectura de la ética de la alteridad de Emmanuel Lévinas. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2863805.pdf
Requena, (2001). Sinergia educativa una valoración del ser. 2da. Edición. Editorial Paidos.
Rojas, E. (1999). El hombre light. La importancia de una vida con valores. Ediciones Martínez Roca.
Sierra, Á. (2008). La afectividad. Eslabón perdido de la educación. Eunsa.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.