Ambiente escolar da pedagogia do optimismo
DOI:
https://doi.org/10.59654/cmv87c40Palavras-chave:
Pedagogia, Pedagogia do Otimismo, Pedagogia Especial, Ambiente Escolar, Coexistência Escolar.Resumo
Ao longo do tempo, a humanidade tem vindo a viver um desenvolvimento excessivo em todas
esferas sociais, gerando comoção a nível pessoal, grupal, individual e profissional, sentindo frequentemente crises existenciais e motivacionais, gerando um ambiente pessimista. Esta situação também se faz sentir no ambiente escolar, e é por esta razão que, nos actores, toda a capacidade e capacidade de fazer a vida correr bem é minimizada, e portanto um ambiente escolar com um
falso optimismo. O objectivo deste estudo é analisar o ambiente escolar a partir da pedagogia do optimismo, de modo a que o inquérito se situasse dentro do paradigma interpretativo, abordagem qualitativa com desenho bibliográfico, do tipo documental. Como resultado, existem poucos estudos
publicados sobre a pedagogia do optimismo, e a importância de gerir os diferentes sentimentos que formam o optimismo, e os factores que concorrem para o minimizar ou destruir. Assim, concluise que o ambiente escolar necessita da presença de um programa transdisciplinar para que estes espaços sejam preenchidos com uma pedagogia de optimismo, a fim de minimizar atitudes que não permitam a maximização do elemento teleológico do ser humano.
Downloads
Referências
Arias, F. (2016). El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica. Editorial Episteme.
Arroyo, C. (2017). La neuroeducación demuestra que emoción y conocimiento van juntos. Lux.
Bedoya, J. (2002). Epistemología y pedagogía. Ecoe.
Blanco, R. (2016). Docencia y desarrollo humano. Alhambra Editores.
Camacho, J. (30 de septiembre de 2017). Una sociedad pesimista. El Siglo, pág. 8. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjVouPigp-BAxVvQTABHQnIAaAQFnoECBQQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.dw.com%2Fes%2Funa-sociedad-pesimista%2Fa-2289418&usg=AOvVaw0jeAu7V15zVg80erfuwi8A&opi=89978449
Corbín, J. (2016). Sentimientos y salud mental. Fenix.
Craig, A. (2015). Cómo sientes tú. Princeton University Press.
De Barbieri, A. (2015). ¿Puede el docente ser pesimista? CIPES.
Flores, A. (2013). Conferencia sobre el optimismo como sol que levanta la niebla de la tristeza.
Optimismo en el Campo Médico (págs. 10-22). Sindicato Médico del Uruguay.
Giménez, H. M. (2015). Optimismo y pesimismo: variables asociadas en el contexto escolar. Pulso, 9-23. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiZ1I2tgZ-BAxV-SjABHau0DYQQFnoECBQQAQ&url=https%3A%2F%2Fdialnet.unirioja.es%2Fservlet%2Farticulo%3Fcodigo%3D1370895&usg=AOvVaw0PGEHb4qEcVst8lQd8QOmi&opi=89978449
Goleman, D. (1998). La práctica de la inteligencia emocional. Kairos.
Goleman, D. (2008). Inteligencia Emocional. Kairos.
Guillen, L. (2016). Humanismo y Educación. Lux.
Hevia, D. (2014). Pedagogía y arte. Sol Ediciones.
Hoffman, M. (2002). Desarrollo moral y empatía. Books.
Kohlberg, L. (1992). Psicología del desarrollo moral. Desclée de Brouwer.
López, L. (23 de febrero de 2019). Cómo crear un ambiente positivo en clase. Contexto educativo. http://www.contexto-educativo.com.ar/como-crear-un-ambiente-positivoen-clase/
Marcos, L. (2015). La fuerza del optimismo. Punto de Lectura.
Miranda, S. y Ortiz, J. (2020). Los paradigmas de la investigación: un acercamiento teórico para reflexionar desde el campo de la investigación educativa. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 5-34. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiswYiYgZ-BAxU7TDABHQHpAq4QFnoECA4QAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.org.mx%2Fscielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS2007-74672020000200164&usg=AOvVaw0Ol2MnLqinSSvsrH8jptnG&opi=89978449
Moreno, L. (2018). Los beneficios de expresar lo que sentimos. Lux.
Ocoró, A. (12 de febrero de 2016). El bien ambiente escolar es vital para el aprendizaje. Educación, p. 18. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj0yb6DgZ-BAxVelmoFHdJoCEIQFnoECBcQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.eltiempo.com%2Fvida%2Feducacion%2Fimportancia-del-ambiente-escolar-para-el-aprendizaje-48178&usg=AOvVaw0cZm6Xbi8xcNMrdHXkWAnX&opi=89978449
Quintero, C. J., Munevar, R. y Munevar, F. (2015). Ambientes escolares saludables. Revista de salud pública, 229-241. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi3s-XOgJ-BAxU0RzABHRimA-kQFnoECBcQAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.org.co%2Fscielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0124-00642015000200007&usg=AOvVaw2tRhyn8iUH5jUASDUwyAWj&opi=89978449
Ricoy, C. L. (2006). Contribución sobre los paradigmas de investigación. Revista do Centro de Educacao, 11-22. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwim7-uygJ-BAxU3RjABHVpwCvcQFnoECA0QAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.redalyc.org%2Fpdf%2F1171%2F117117257002.pdf&usg=AOvVaw25z2IrkSCdHY8965JlZHMv&opi=89978449
Ridder, D., & Schreurs, K. (2014). Los beneficios relativos de ser optimista: el optimismo como recurso de afrontamiento es la esclerosis múltiple y la enfermedad de Parkinson. Diario británico de Salud Psicológica, 89-129.
Rojano, J. (2008). Conceptos Básicos en Pedagogía. Revista Electrónica de Humanidades, Educación y Comunicación Social, 3(4), 36-47. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2717946
Rovira, A. (2005). Los beneficios del optimismo. El País, pág. 12. https://elpais.com/diario/2005/12/11/eps/1134286015_850215.html
Seligman, M. (2003). La auténtica felicidad. Ediciones Vergara.
Soto, P. (2016). Gestión de instituciones educativas inteligentes. Mc Graw-Hill.
Taylor, S. y Bogdan, R. (2009). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidos.
Valentín, O. (2011). La empatía en la educación: estudio de una muestra de alumnos universitario. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 174-190.
Zazueta, H. y Arciniega, L. (2010). Desarrollo de los valores en el trabajo. Trillas.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Digital de Investigación y Postgrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.