O papel da educação física no sistema educativo venezuelano

Autores

  • ¨Pascual Moreno Profesor a Tiempo Completo en la Categoría Asociado y Jefe del área de Salud y Recreación del Departamento de Básica Integral en la Universidad de los Andes, Táchira - Venezuela. Autor/a https://orcid.org/0000-0002-5906-0134

DOI:

https://doi.org/10.59654/h8amkz95

Palavras-chave:

Servuction, educação física, sistema educativo venezuelano.

Resumo

O que corresponde à estruturação de um sistema de serviços relacionados com a área da educação física dentro do sistema educativo venezuelano abrange vários critérios correspondentes à inclusão no currículo, como a área é percebida pelos estudantes, professores e sociedade, a informação
fornecida pelo pessoal docente lhes interessa, que elementos são utilizados para dar aulas de
educação física, para mencionar alguns dos critérios que devem ser observados a fim de analisar e emitir possíveis mudanças que são necessárias para optimizar o processo educativo e que a informação fornecida na área da educação física é estabelecida entre os seres humanos como prioridade no sistema educativo venezuelano, mencionar alguns dos critérios que devem ser observados a fim de analisar e emitir eventuais alterações necessárias para optimizar o processo educativo e que a informação fornecida na área da educação física seja estabelecida entre os seres humanos como uma prioridade no seu estilo de vida e passe de uma das áreas ensinadas na educação para uma das mais importantes em termos do desenvolvimento das actividades da vida e importância para a sua saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • ¨Pascual Moreno, Profesor a Tiempo Completo en la Categoría Asociado y Jefe del área de Salud y Recreación del Departamento de Básica Integral en la Universidad de los Andes, Táchira - Venezuela.

    Doctorado en Calidad y Reforma Educativa en la Universidad Rovira i Virgili de Tarragona- España. Post-doctorado Educación Latinoamericana RIEAC-UPEL. Magister en Enseñanza de la Educación Física UPEL. Profesor en Educación Integral Mención Educación Física y Recreación Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL). Email: pascualalbertomf@gmail.com

Referências

Alcaraz, V. (2008). Ayer y hoy de la educación física ante las reformas legales. Libro de actas del IV Congreso Internacional y XXV Nacional de Educación Física. España.

Benjumea, M. (2003). La Educación Física en la contemporaneidad. Tendencias y perfil profesional. [Documento en línea]. http://viref.udea.edu.co/contenido/pdf/108-laeducacion.pdf

Blandón, M. Molina, V. Y Vergara, E. (2005) Los estilos directivos y la violencia escolar. Las prácticas de la Educación Física. Revista Iberoamericana de Educación [Revista en línea] 38. http://www.rieoei.org/rie38a05.htm

Briceño, M. y García, O. (2008). La servucción y la calidad en la fabricación del servicio. [Revista en Línea]. Visión Gerencial. https://www.redalyc.org/pdf/4655/465545878010.pdf

Comité Intergubernamental para la Educación Física y el Deporte (2012). Plenaria del Comité Intergubernamental para la Educación Física y el Deporte. Sede del Comité Olímpico Internacional, 18-19 de Abril. Suiza

Consejo Internacional para la Ciencia del Deporte y la Educación Física (1999) Documento presentado en nombre de la Cumbre Mundial sobre la Educación Física. 3 al 5 Noviembre. Berlín.

Constitución Bolivariana de la República de Venezuela (2000). Gaceta Oficial de la República Bolivariana de Venezuela, 5453, marzo 24, 2000

Díaz, A. (2002). Aproximación a la servucción en instituciones de Educación Superior. Revista IESCA. http://www.uv.mx/iiesca/revista/documents/servuccion2002-1.pdf

Esper, P. (2007). La Educación Física Escolar como vía de educación para la salud. Revista Sportsalut. http://www.sportsalut.com.ar/articulos/act_fis_salud/20.pdf

Federación Internacional de la Educación Física. (2000). Manifiesto Mundial de la Educación Física. FIEP. Brasil. https://www.bizkaia.eus/Kultura/kirolak/pdf/ca_manifiestoFIEP.pdf?idioma=CA

Fergusson, A. (2008) Las lógicas disciplinarias y la emergencia de los paradigmas de la complejidad y la transdisciplina. N°7 Año 2008. PP. 11-27.

Gómez, R., Rozengardt, R. y Renzi, G. (2009). Inclusión de la Educación Física en las “Metas Educativas 2021”. https://metas2021.org/spip.php?article16

Izaguirre, L. (2002) Calidad Educativo ISO 9001-2000 en México. Revista Iberoamericana de Educación. http://www.rieoei.org/deloslectores/945Yzaguirre.PDF

Ley Orgánica de Educación (2009). Gaceta Oficial de la República Bolivariana de Venezuela, 5929, agosto 15, 2009

Ley del Deporte, la Actividad Física y Educación Física (2011). Gaceta Oficial de la República Bolivariana de Venezuela, 39741, agosto 23, 2011

Ramírez, L. (2004) Los nuevos desafíos de la gerencia educativa. Red de Revistas Científicas de América Latina y EL Caribe, España y Portugal [revista en línea] 7. http://redalyc.uaemex.mx/pdf/834/83400709.pdf

Rodríguez, R. y Salazar, A. (2010) La Educación Física en el curriculum venezolano. Revista Digital Efdeportes.com. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjr2uqKyaOBAxXMm2oFHUYnA_4QFnoECA0QAw&url=https%3A%2F%2Fwww.efdeportes.com%2Fefd142%2Fla-educacion-fisica-en-el-curriculum-venezolano.htm%23%3A~%3Atext%3DHoy%2520en%2520d%25C3%25ADa%2520la%2520educaci%25C3%25B3n%2Cconocimiento%2520a%2520trav%25C3%25A9s%2520del%2520movimiento.&usg=AOvVaw0J5Llw7LE7zU-xoWJtYy7F&opi=89978449

Zambrano, R. (2004). La Clase de Educación Física. Fondo Editorial de la Universidad de los Andes: Mérida.

Publicado

2021-12-21

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Moreno, ¨Pascual. (2021). O papel da educação física no sistema educativo venezuelano. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 3(5), 47-57. https://doi.org/10.59654/h8amkz95

Artigos Similares

1-10 de 128

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.