Epistemologia

Uma visão da complexidade

Autores

  • Lidiz Tamaira Pérez Meneses Autor/a https://orcid.org/0000-0001-5674-818X
  • Iraima Zoraida Pérez Meneses Instituto de Estudios Superiores, IESIP. San Cristóbal, Táchira-Venezuela. Autor/a https://orcid.org/0000-0003-2298-412X
  • Danny Soledad Méndez Márquez Profesora. Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez: La Grita, Táchira, Venezuela. Autor/a
  • Oscar Cardenas Secretario del Instituto de Estudios Superiores, IESIP. San Cristóbal, Táchira-Venezuela. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/ev41pn97

Palavras-chave:

Epistemología, Complejidad, Pensamiento Complejo

Resumo

A visão actual dos fenómenos em que o indivíduo está imerso, traz consigo a necessidade de os tratar da sua complexidade pela complexidade dos múltiplos cenários em que são desvendados. Assim, o desenvolvimento de estruturas de pensamento conducentes à produção de conceitos e de definições sequestradas, que geram respostas fundamentais aos problemas que afectam uma sociedade, é um compromisso que traz consigo a epistemologia. Sob esta visão, os autores consideram de primazia estimar, por um lado, que a epistemologia constitui um corpus que entrelaça a trama conjectural do conhecimento sobre a génese de si mesma e, por outro lado, reconhecer o pensamento complexo como raciocínio para transformar as realidades humanas; porque a complexidade é uma característica unívoca de qualquer situação que envolva o contexto, numa integração transdisciplinar, interdisciplinar ou metaconhecimento, emque a autopoiesis se manifesta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Lidiz Tamaira Pérez Meneses

    Dra. en Ciencias de la Educación, Universidad Bicentenaria de Aragua -Venezuela. Magister en Planificación Global, Universidad Pedagógica Experimental Libertador UPEL Instituto Pedagógico Rural Gervasio Rubio.: Rubio, Táchira - Venezuela. Profesora en Educación Comercial, Universidad Pedagógica Experimental Libertador - Instituto Pedagógico "Luis Beltrán Prieto Figueroa" de Barquisimeto, Lara, Venezuela. Abogado, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora - Venezuela. Email: tamyperezmeneses@hotmail.com

  • Iraima Zoraida Pérez Meneses , Instituto de Estudios Superiores, IESIP. San Cristóbal, Táchira-Venezuela.

    Dra. en Ciencias de la Educación, Universidad Bicentenaria de Aragua -Venezuela. Magister en Planificación Global, Universidad Pedagógica Experimental Libertador UPEL Instituto Pedagógico Rural Gervasio Rubio.: Rubio, Táchira - Venezuela. Profesora en Educación Preescolar, Universidad Pedagógica Experimental Libertador UPEL-Instituto Pedagógico Rural Gervasio Rubio, Táchira - Venezuela. Abogado, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora - Venezuela. Email: iraimazperez@hotmail.com

  • Danny Soledad Méndez Márquez , Profesora. Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez: La Grita, Táchira, Venezuela.

    Doctora en Innovaciones Educativas, Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Nacional: Caracas, Venezuela. Doctorado Philoshophiae en Ambiente y Desarrollo, Unellez - Venezuela. Maestría en Educación Mención Planificación Educativa, Universidad Bicentenaria de Aragua(UBA), Maracay - Venezuela. Maestría en Ciencias Políticas Mención Planificación del Desarrollo Regional, UBA, Maracay - Venezuela. Licenciada en Comunicación Social. Mención: Comunicación para el Desarrollo Económico.   Abogado, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora, Barinas, Venezuela.    Email: dsmendezmar@hotmail.com

  • Oscar Cardenas, Secretario del Instituto de Estudios Superiores, IESIP. San Cristóbal, Táchira-Venezuela.

    Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad Bicentenaria de Aragua (UBA), Turmero - Venezuela. Philosofhie Doctor en Ambiente y Desarrollo (Postgrado), Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora, Barinas - Venezuela. Magister en Educación, Mención Planificación Educativa, (UBA), Turmero - Venezuela.  Especialización en Currículo, Universidad Rafael Urdaneta, Maracaibo - Venezuela. Magíster en Ciencias Políticas, Mención Planificación del Desarrollo Regional, (UBA), Turmero - Venezuela.  Licenciado en Educación, mención Matemática e Informática, Universidad Católica del Táchira, San Cristóbal - Venezuela. Email: oscarduarte16@hotmail.com

Referências

Acevedo, A. (2011). El Pensamiento Complejo de Edgar Morín. Tolerancia, cultura, democracia y otros ensayos. https://www.monografias.com/trabajos81/toleranciacultura-democracia-y-otros-ensayos/tolerancia-cultura-democracia-y-otros-ensayos6.shtml

Briones (1996). Epistemología de las ciencias sociales. Especialización en Teoría, métodos y técnicas de investigación social. ICFES. https://cordescor poracion.cl/wpcontent/uploads/2018/03/epistemologi%CC%81a-briones.pdf

Lakatos, I. (1983). La Metodología de los programas de Investigación Científica. Alianza Editorial.

Martínez, M. (2004). Investigación Cualitativa en Educación. Trillas.

Martínez, M. (2011). El paradigma sistémico, la complejidad y la transdisciplinariedad como bases epistémicas de la investigación cualitativa. Revista Electrónica de Humanidades, Educación y Comunicación Social, REDHECS, 11(6), 6-27. http://ojs.urbe.edu/index.php/redhecs/article/view/245

Morin, E. (1990). Introducción al pensamiento complejo. Gedisa Editorial.

Morin, E. y Anne, B. (1993). Tierra - Patria. Nueva Visión.

Padrón, J. (2007). Tendencias epistemológicas de la investigación científica en el siglo XXI. Cinta MOEBIO 28, 1-32. http://www.facso.uchile.cl/publicaciones/moebio/28/padron.pdf

Schavino, N. (2014). Disquisiciones Transcomplejas de la Hegemonía Epistemológica a la Diversidad Paradigmática. Investigación y Creatividad. Revista Oficial del Decanato, 12(1), 9-32. http://uba.edu.ve/wp-content/uploads/2020/03/r11.pdf

Pérez, S. G (1988). Metodología Cualitativa. Retos e interrogantes. Madrid. La Muralla.

Ricci (1999). Acerca de una Epistemología Integradora. Cinta MOEBIO 5, 2-5. https://www.moebio.uchile.cl/05/ricci.html

Ruiz, O. J. (2003). Metodología de la Investigación Cualitativa. Universidad de Deusto. Bilbao.

Rusque, A. (1999). De la diversidad a la unidad en la investigación cualitativa. Vadell Hermanos editores.

Taylor, S. y Bogdan, R. (1992). Introducción a los Métodos Cualitativos de Investigación. Paidós.

Publicado

2021-07-01

Edição

Secção

Ensayos

Como Citar

Pérez Meneses , L. T., Pérez Meneses , I. Z. ., Méndez Márquez , D. S. ., & Cardenas, O. . (2021). Epistemologia: Uma visão da complexidade. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 2(4), 139-146. https://doi.org/10.59654/ev41pn97

Artigos Similares

1-10 de 61

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.