Epistemologia
Uma visão da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.59654/ev41pn97Palavras-chave:
Epistemología, Complejidad, Pensamiento ComplejoResumo
A visão actual dos fenómenos em que o indivíduo está imerso, traz consigo a necessidade de os tratar da sua complexidade pela complexidade dos múltiplos cenários em que são desvendados. Assim, o desenvolvimento de estruturas de pensamento conducentes à produção de conceitos e de definições sequestradas, que geram respostas fundamentais aos problemas que afectam uma sociedade, é um compromisso que traz consigo a epistemologia. Sob esta visão, os autores consideram de primazia estimar, por um lado, que a epistemologia constitui um corpus que entrelaça a trama conjectural do conhecimento sobre a génese de si mesma e, por outro lado, reconhecer o pensamento complexo como raciocínio para transformar as realidades humanas; porque a complexidade é uma característica unívoca de qualquer situação que envolva o contexto, numa integração transdisciplinar, interdisciplinar ou metaconhecimento, emque a autopoiesis se manifesta.
Downloads
Referências
Acevedo, A. (2011). El Pensamiento Complejo de Edgar Morín. Tolerancia, cultura, democracia y otros ensayos. https://www.monografias.com/trabajos81/toleranciacultura-democracia-y-otros-ensayos/tolerancia-cultura-democracia-y-otros-ensayos6.shtml
Briones (1996). Epistemología de las ciencias sociales. Especialización en Teoría, métodos y técnicas de investigación social. ICFES. https://cordescor poracion.cl/wpcontent/uploads/2018/03/epistemologi%CC%81a-briones.pdf
Lakatos, I. (1983). La Metodología de los programas de Investigación Científica. Alianza Editorial.
Martínez, M. (2004). Investigación Cualitativa en Educación. Trillas.
Martínez, M. (2011). El paradigma sistémico, la complejidad y la transdisciplinariedad como bases epistémicas de la investigación cualitativa. Revista Electrónica de Humanidades, Educación y Comunicación Social, REDHECS, 11(6), 6-27. http://ojs.urbe.edu/index.php/redhecs/article/view/245
Morin, E. (1990). Introducción al pensamiento complejo. Gedisa Editorial.
Morin, E. y Anne, B. (1993). Tierra - Patria. Nueva Visión.
Padrón, J. (2007). Tendencias epistemológicas de la investigación científica en el siglo XXI. Cinta MOEBIO 28, 1-32. http://www.facso.uchile.cl/publicaciones/moebio/28/padron.pdf
Schavino, N. (2014). Disquisiciones Transcomplejas de la Hegemonía Epistemológica a la Diversidad Paradigmática. Investigación y Creatividad. Revista Oficial del Decanato, 12(1), 9-32. http://uba.edu.ve/wp-content/uploads/2020/03/r11.pdf
Pérez, S. G (1988). Metodología Cualitativa. Retos e interrogantes. Madrid. La Muralla.
Ricci (1999). Acerca de una Epistemología Integradora. Cinta MOEBIO 5, 2-5. https://www.moebio.uchile.cl/05/ricci.html
Ruiz, O. J. (2003). Metodología de la Investigación Cualitativa. Universidad de Deusto. Bilbao.
Rusque, A. (1999). De la diversidad a la unidad en la investigación cualitativa. Vadell Hermanos editores.
Taylor, S. y Bogdan, R. (1992). Introducción a los Métodos Cualitativos de Investigación. Paidós.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.