Abordagem teórica da holopraxis pedagógica afectiva na avaliação
Uma visão educativa do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.59654/mt745h16Palavras-chave:
Holopraxis pedagógica, afectividade, paradigma qualitativo, avaliação, complexidade.Resumo
O presente artigo trata da holopraxis pedagógica no quadro do desenvolvimento e da exploração mais dinâmica, inteligente e eficaz dos recursos didácticos dos processos de avaliação e aprendizagem, numa altura em que os professores, como agentes únicos operadores da aprendizagem, constituem o substrato fundamental do desenvolvimento holopráxico inteligente. O objectivo consiste na abordagem teórica da holopraxis pedagógica afectiva na avaliação, uma visão educativa do século XXI. O estudo da aprendizagem humana tem sido um tema fundamental de filosofia e epistemologia desde a época dos gregos, mas nos últimos anos tem recebido muita atenção por parte dos teóricos da gestão. Na literatura de gestão, a aprendizagem não é definida de um ponto de vista filosófico, mas sim de um ponto de vista pragmático. A metodologia que sustenta este documento está enquadrada dentro do paradigma qualitativo, de carácter fenomenológico. A principal conclusão reside na transformação do pensamento em geral e dos seus paradigmas se quiser mos inverter o pensamento educacional e as suas estratégias. É necessário mudar as estruturas existentes não só de pensamento, mas em plena conjunção com a prática social e sem perder o sentido cultural em que toma forma e se desdobra como um sistema complexo. Nos quadros da formação humana e do seu desenvolvimento cultural, a educação é essencial. É o meio por excelência através do qual o homem é cultivado e preparado para a vida e a sociedade.
Downloads
Referências
Bachelard, G. (1987). La formación del espíritu científico. Siglo XXI Editores S.A.
Balza, A. (2011). Complejidad, transdisciplinariedad y transcomplejidad. Los caminos de la nueva ciencia. Venezuela: Asociación de Profesores de la Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, APUNESR.
Blake, R., Mouton, J. S. y McCanse, A. A. (1989). Change by Design, Reading, Mass: Addison - Wesley. Edición en castellano: La estrategia para el cambio organizacional. Argentina: Addison-Wesley Iberoamericana.
Borrero L. (2010). Investigación. Universidades, Postgrados y Sociedad. http://www.monografias.com/trabajos17/investigacionpostgrados/investigacionpostgrados.shtml.
Briceño, E. (2011). Enfoques Principales y Tendencias en Dirección del Aprendizaje (Knowledge Management. En Hernández, R. (ed.) (2002): Holopraxis pedagógica: Desarrollos Teóricos y Aplicaciones, edición La Coria, Fundación Xavier de Salas, Cáceres.
Drucker, P. (1998). La gerencia. Tareas, responsabilidades y prácticas. Edit. El A.
Drucker P. (2002) Teoría General de la Administración. Editorial Tropykos.
Fernández, A. (2001). Complejidad y Pensamiento Social. Programa Most. Unesco.
James, A. F., Stoner, R., Freeman, R. E y Gilbert, D. R. (1996). Administración. Prentice – Hall.
León F. y Montero H. (2007). La Holopraxis pedagógica y la universidad del Futuro. Revista FACES. 7(1). http://servicio.bc.uc.edu.ve/faces/revista/vol27n1/art%202.pdf.
McGill, M. E. y Slocum J. W. (2004). La Organización inteligente: ¿Cómo construir un Aprendizaje que las instituciones y se adapta a necesidades del mercado. Wiley. USA.
Moreno, N. y Rodríguez, F. (2002). La gestión de la información como base de la holopraxis pedagógica y del aprendizaje organizacional en las universidades. En Revista Cubana de Educación. 22(2), 19-36.
Morín, E. (2004). El método 3. El conocimiento del conocimiento. Ediciones Cátedra.
Morín, E. (2009). Los siete saberes necesarios para la Educación del Futuro. Editorial Mc. Graw Hill.
Nonaka, I. y Takeuchi, H. (2005). La entidad la creación de aprendizaje: una nueva perspectiva en la teoría de la institución. Oxford University Press.
Nonaka, I. y Takeuchi, H. (2007). La organización creadora de aprendizaje. Oxford University Press.
Rodríguez, G. G., Gil, F. J y García, G. E. (2014).Metodología de la Investigación Cualitativa. (2da Edición). Ediciones Aljibe.
Schavino N. y Villegas L. (2010). La Sociedad Transcompleja y la Praxis Andragógica en la Educación. Editorial Mc. Graw Hill.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.