Desafios do professorado ao guiar aprendizagens competitivas em saberes distintos à sua especialidade
DOI:
https://doi.org/10.59654/0ycs4z44Palavras-chave:
Educação baseada em competências, adaptabilidade docente, aprendizagem transdisciplinar, crise educacional (Venezuela), pedagogia crítica.Resumo
O ensaio analisa os desafios do professorado ao guiar aprendizagens em áreas fora de sua especialidade, destacando a necessidade de um ensino universitário baseado em competências que fomente o pensamento crítico, a autonomia e a resolução de problemas complexos. Critica os modelos tradicionais, comportamentais e repetitivos, que limitam a criatividade estudantil, e propõe uma abordagem transdisciplinar, humanista e ética, integrando tecnologias como a inteligência artificial. Ressalta a importância de docentes com habilidades pedagógicas, vocação e adaptabilidade, capazes de criar ambientes de aprendizagem significativos. Além disso, analisa a crise de especialistas na Venezuela, exacerbada pela migração docente e pelas condições laborais adversas, exigindo políticas de capacitação para suprir essas carências. O texto conclui que o verdadeiro ensino competitivo transcende o técnico, requerendo docentes reflexivos, comprometidos com a formação integral e a transformação social.
Downloads
Referências
Dewey, J. (1998). Democracia y educación. Ediciones Morata.
Escámez, S. J. (2013). La excelencia en el profesor universitario. Estudios, 254, 11-27. https://www.revistadepedagogia.org/rep/vol71/iss254/9/
Freire, P. (2004). Pedagogía de la autonomía: Saberes necesarios para la práctica educativa. Paz e Terra.
Linarez, V. G. D. y Linarez, V. G. D. (2019). Éxodo del docente universitario en Venezuela. Revista Scientific, 4(14), 141-162. https://www.redalyc.org/journal/5636/563662154008/html/
Lora, G. H. S., Castilla, P. S. y Gómez, F. M. C. (2020). La gestión por competencias como estrategia para el mejoramiento de la eficiencia la eficacia organizacional Revista Saber, Ciencia y Libertad, 15(1), 83 – 94. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2020v15n1.6291
Ministerio del Poder Popular para la Educación. (2025). Así incrementa el Ministerio de Educación el número de docentes especialistas. https://www.mppe.gob.ve/noticias/2025/05/21/así-incrementa-el-ministerio-de-educación-el-número-de-docentes-especialistas/#:~:text=Así%20incrementa%20el%20Ministerio%20de%20Educación%20el%20número%20de%20docentes%20especialistas&text=El%20sistema%20educativo%20venezolano%20presentaba,ministro%20del%20área%2C%20Héctor%20Rodríguez.
Morin, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (1999). Fuga de cerebros, movilidad académica, redes científicas. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000186433
Ortega y G. J. (1976). Misión de la universidad y otros ensayos afines. Ediciones de la Revista de Occidente.
Rico, G. M. Ponce, G. A. I. (2022). El docente del siglo XXI: Perspectivas según el rol formativo y profesional. Revista Mexicana Investigación Educativa, 27(92), 77-101, 2022.
Rodríguez, E. S. (2003). Nuevos retos y enfoques en la formación del profesorado universitario. Revista de Educación, 331, 67-99. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=670568
Santiago, G. R. y Fonseca, B. C. D. (2016). Ser un buen profesor. Una mirada desde dentro. EDETANIA, 50, 191-208. https://revistas.ucv.es/edetania/index.php/Edetania/article/view/27/26
Zhizhko, E (2017). Competencias en la educación profesional: una contribución a su estudio. Universidad Autónoma de Zacatecas. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjuw6XZnKeOAxX-RTABHaIHEjcQFnoECBYQAQ&url=https%3A%2F%2Fdialnet.unirioja.es%2Fdescarga%2Farticulo%2F6475486.pdf&usg=AOvVaw2le6G8aq1lUHMvALenSEsl&opi=89978449.
Downloads
PDF (Espanhol)PDF (Inglês)
PDF (Francês)
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
HTML (Francês)
HTML
INFOGRAFÍA (Espanhol)
INFOGRAFÍA (Inglês)
INFOGRAFÍA (Francês)
INFOGRAFÍA
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta licencia permite a los reutilizadores distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, y solo siempre que se atribuya al creador. Si remezclas, adaptas o construyes sobre el material, debes licenciar el material modificado bajo términos idénticos. CC BY-NC-SA incluye los siguientes elementos:
POR: se debe dar crédito al creador.
NC: Sólo se permiten usos no comerciales de la obra.
SA: Las adaptaciones deben compartirse en los mismos términos.