Abordagem teórico-prática da inclusãode estudantes com deficiência intelectual na Colômbia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59654/4vbttp52

Palavras-chave:

deficiência intelectual, educação, inclusão

Resumo

O estudo examinou a inclusão de estudantes com deficiência intelectual na Colômbia, comparando os aspectos teóricos e práticos da inclusão educacional. Utilizou-se uma abordagem quantitativa e descritiva com metodologia positivista, pesquisando 59 docentes. Os resultados revelaram discrepâncias entre a teoria e a prática da inclusão. Enquanto uma porcentagem significativa de docentes considera que o "Direito à igualdade" e a "Não discriminação" são abordados, poucos indicaram que sempre são elaborados planos individualizados de aprendizagem. Em relação ao "Direito à participação" e à "Individualização", embora sejam percebidas ações positivas, há falta de consistência na sua implementação, especialmente na eliminação de barreiras físicas e obstáculos pedagógicos. Esses achados sugerem uma desconexão entre a percepção e a prática na implementação da inclusão educacional na Colômbia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carmen Elena Bermúdez Cantillo, Institución Educativa Departamental "La Quinina", Santa Marta, Colombia.

    Doctorante en Ciencias de la Educación en la Universidad Metropolitana de Educación, Ciencia y Tecnología (UMECIT), Panamá. Magister en Educación con Énfasis en currículum e innovación. Magister en Educación con énfasis en Currículum en innovaciones pedagógica, Universidad Arcis, Chile. Licenciada en Comercio y Contaduría, Universidad Mariana de Pasto, Colombia. Especialista en Educación Multimedia para la docencia, Universidad Cooperativa de Colombia. Email: carel03288@hotmail.com

Referências

Acosta F, S. F. (2023a). Los enfoques de investigación en las Ciencias Sociales. Revista Latinoamericana Ogmios, 3(8), 82–95. https://doi.org/10.53595/rlo.v3.i8.084

Acosta F, S. F. (2023b). Los paradigmas de investigación en las Ciencias Sociales: Capítulo 4. Editorial Idicap Pacífico, 60–79. https://doi.org/10.53595/eip.007.2023.ch.4

Acosta, S., &Villalba., A. (2022). Educación para la paz como mecanismo de convivencia ciudadana. Revista Honoris Causa, 14(2), 7–27. https://revista.uny.edu.ve/ojs/index.php/honoris-causa/article/view/156

Anta, V. N., López-Aguado, M., & Gutiérrez-Provecho, L. (2024). Formación docente e inclusión educativa: un estudio comparado en Italia y España. Revista Española de Educación Comparada, (44), 236-259. https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/37634

Arnaiz-Sánchez, P., Frutos, A., García, S..,& de Haro Rodríguez, R. (2021).Formación del profesorado para la construcción de aulas abiertas a la inclusión. Revista de educación, 393, 35-63. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/210348

Arias, F. (2016). El Problema de Investigación: Introducción a la Metodología Científica. Caracas: Editorial Episteme.

Bolaño-García, M. (2023). Inclusión educativa a través del uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) para estudiantes con necesidades educativas diversas en Santa Marta, Colombia. Salud, Ciencia y Tecnología-Serie de Conferencias, 2, 517-517. https://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/handle/10651/50134/BuenasPracticas.pdf?sequence=4

Bermúdez, C. (2022). Análisis del currículo inclusivo para mejorar la atención de niños con necesidades educativas especiales. Revista Latinoamericana Ogmios, 2(5), 309-325. https://doi.org/10.53595/rlo.v2.i5.039

Castillo, P. (2021). Inclusión educativa en la formación docente en Chile: tensiones y perspectivas de cambio. Revista de estudios y experiencias en educación, 20(43), 359-375. http://dx.doi.org/10.21703/rexe.20212043castillo19

Castillo, E., Reyes, C., & Campos, G. (2023). Equidad social para la inclusión: derechos de niños y niñas con discapacidad. Revista de Filosofia, (104), 381-396. http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=0798-1171&script=sci_serial

Chen-Quesada, E., García-Martínez, J., & Ruiz-Chaves, W. (2023). Gestión educativa para la inclusión: Perfil personal y profesional de las personas directoras de escuelas primarias en Costa Rica. Revista Electrónica Educare, 27(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17435

Colmenero, J., Pegalajar, M. C., & Pantoja, A. (2019). Teachers’ perception of inclusive teaching practices for students with severe permanent disabilities.Cultura y Educación, 31(3), 542-575. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1630952

Cornejo-Espejo, J. (2023). Resistencias a la inclusión en las escuelas chilenas en el contexto de la Ley de Inclusión. Educar em Revista, 39, e78673. https://www.scielo.br/j/er/a/cgkFQ4KrQ3VDLwvBkLxyZ4x/

Dalbes, M. (2023). ¿Los niños nacidos prematuros presentarán dificultades al momento de su inclusión educativa?.Diálogos Pedagógicos, 21(41), 92-107. https://revistas.bibdigital.uccor.edu.ar/index.php/dialogos/article/view/5449

Dorado, Á., & Benavides, J. (2023). Inclusión educativa de adolescentes con discapacidad en el nivel de secundaria en instituciones educativas de América Latina: revisión sistemática. Informes Psicológicos, 23(1), 12-28. https://revistas.upb.edu.co/index.php/informespsicologicos/article/view/8261

Henao, A. (2023). Revisión sistemática: Educación inclusiva como macro concepto en el contexto Colombiano. Revista Boletín Redipe, 12(5), 97-111. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1967

Hoyos, A., Ríos, J., Ruiz, G., Robles, E., Orozco, S. (2023) Perception of university students about educational inclusion in the degree of physical culture and sport. Retos, 51, 419–425. https://10.47197/retos.v51.99654

García I., Romero, S., Ramos, D., & Rubio, S. (2023). Identificación del rendimiento académico de alumnos con necesidades educativas especiales de escuelas regulares consideradas exitosas. Revista de estudios y experiencias en educación, 22(48), 48-64. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-51622023000100048&script=sci_arttext&tlng=en

Gallegos, M. (2023). Formación docente para la educación inclusiva en instituciones públicas del Quindío. Siglo Cero, 54(4), 11-27. https://revistas.usal.es/tres/index.php/0210-1696/article/view/31473

Otarola F., Godoy G. (2022) ¿Qué es la inclusión? Posicionamiento evaluativo de estudiantes y profesionales de la educación. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso, 22 (2), 199-221. https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/41546

Larrazabal-Bustamante, S., Palacios-Ruiz-de-Gamboa, R., &Berwart-Olave, R. (2023). Co-docencia e inclusión en escuelas: oportunidades y límites de un modelo único para contextos diversos. Estudios pedagógicos (Valdivia), 49(2), 263-278. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052023000200263

Manco, A., & Tobón, V. (2023). Revisión sistemática y comparativa entre los procesos de inclusión académica de niños con discapacidad auditiva en Colombia y otros países 2017-2022. http://uniminuto-dspace.scimago.es/handle/10656/18107

Moya, C., Paredes, B., Ortega, N., &Sabando, G. (2023). Educational Inclusion and Intellectual Disability. Etic@ net. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 23(2), 355-374. https://doi.org/10.30827/eticanet.v23i2.27259

Mateus, L. Vallejo, D., Obando D., & Fonseca, L. (2017). Percepción de las prácticas y de la cultura inclusiva en una comunidad escolar. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 177-191. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4854

Pérez, L., Sánchez, S., Rebazo, M., & Fernández, M. (2024). Inclusión educativa de los estudiantes con discapacidad: un análisis de la percepción del profesorado. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (51), 1185-1193. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9200561

Rivera-Vargas, P., Parcerisa, L., &Fardella, C. (2023). Plataformas Educativas Digitales y Escolarización: Nuevos Retos y Alternativas hacia la Equidad Educativa y los Derechos de la Infancia.Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 31. https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A14%3A20314462/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A175132919&crl=c

Rodríguez, S., & García, N. (2024). Camino hacia la inclusión educativa: Beneficio para todos. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 8(32), 511-525. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v8i32.741

Ruiz-Bernardo, P. (2016). Percepciones de Docentes y Padres sobre la Educación Inclusiva y las Barreras para su Implementación en Lima, Perú. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 10(2), 115-133. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782016000200008

Silva, G., Salazar, E., García, E., & Cabrera, S. (2023). Hacia una educación inclusiva, estrategias activas para trabajar con estudiantes que presentan capacidades diferentes. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 4(2), 2003-2013. https://doi.org/10.56712/latam.v4i2.732

Valdés, R., Jiménez, L., & Jiménez, F. (2023). Radiografía de la investigación sobre educación inclusiva. Cadernos de Pesquisa, 52, e09524. https://www.scielo.br/j/cp/a/bBF8P8gfk8JbRCqRTg5vRtK/

Vallejo, V., & Castro, L. (2023). Educación inclusiva: Percepción de una comunidad Educativa. Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades, 17(2), 1-11. https://doi.org/10.37467/revhuman.v12.4726

Publicado

2024-07-30

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Bermúdez Cantillo, C. E. . (2024). Abordagem teórico-prática da inclusãode estudantes com deficiência intelectual na Colômbia. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 5(10), 149-159. https://doi.org/10.59654/4vbttp52

Artigos Similares

1-10 de 102

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.