Políticas educativas e desempenho acadêmico na América Latina.
DOI:
https://doi.org/10.59654/mssswm43Palavras-chave:
Políticas educativas, desempeño académico, contexto latinoamericano.Resumo
O estudo surgiu da necessidade de compreender a influência das políticas educacionais no desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio na América Latina. Seu principal objetivo foi determinar a relação entre essas políticas e o desempenho acadêmico, adotando uma abordagem quantitativa e correlacional dentro do paradigma positivista. A metodologia incluiu a aplicação de uma pesquisa a 100 professores de cinco países: Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Validado por 5 especialistas na área educacional, a confiabilidade foi de 0,988 (altamente confiável), aplicada de forma virtual. Os resultados revelaram um coeficiente de correlação de Spearman de 0,619 entre as políticas educacionais e o desempenho acadêmico, indicando uma correlação moderada. A significância estatística do valor de p, que foi de 0,000, confirma que essa correlação é significativa no nível de 0,05, descartando a possibilidade de ser resultado do acaso. As descobertas sugerem que existe uma conexão relevante entre as políticas educacionais e o desempenho acadêmico dos alunos na região.
Downloads
Referências
Arco, N., GArrido, C.& Balladares, J. (2023). La Inclusión Educativa en Ecuador: una mirada desde las Políticas Educativas. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 6607-6623. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6656
Atencia, R. (2023). Políticas educativas e implicaciones en los patrones de retención, repitencia y deserción escolar. Revista Honoris Causa, 15(2), 7-36. https://revista.uny.edu.ve/ojs/index.php/honoris-causa/article/view/316
Barria, H. P. & Zurita, G. F. (2023). Protagonistas de la convivencia escolar: roles y actuaciones en la escuela desde las políticas educativas chilenas. Revista de estudios y experiencias en educación, 22(50), 141-156. http://dx.doi.org/10.21703/rexe.v22i50.2076
Bey, F., Cadena, I., Chendo, M., Gordillo, R., Martin, J., Mériguet, P., Mitidieri, F., Prestía, M. & Zagari, A. (2023). La técnica y la política. Perspectivas desde América Latina. Colombia: Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
Byun, S., Jung, J. & Shin, T. (2023). Does shadow education discourage or encourage creative thinking? Evidencefrom South Korea (La educación en la sombra,¿ fomenta o desincentiva el pensamiento creativo? Evidencia de Corea del Sur). Journal for the Study of Education and Development, 46(4), 774-808. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02103702.2023.2230042
Chaves, A., Cárdenas, H., Castro, J. Olivas, C., & Gómez, Y. (2023). Los planes de estudio de las carreras de formación docente que imparten las universidades públicas y privadas y su coherencia con las políticas educativas en Costa Rica. Actualidades Investigativas en Educación, 23(2), 155-182. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v23i2.54180
Chen, Q. E., García, M. J. & Ruiz, C. W. (2023). Gestión educativa para la promoción de entornos inclusivos en Costa Rica: análisis desde la política educativa. Ensayos Pedagógicos, 18(1), 309-336. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9159425
De Sousa, M. & Nunes, M. (2023). La constitución del estado en la modernidad y las políticas educativas de inclusión en la Panamazonia: Brasil, Colombia y Perú. Educar en Revista, 39, e86569. https://www.scielo.br/j/er/a/6fPq5t68pP6V6rtffBf5Kzn/?lang=es#ModalTutorss1
Dorado, Á. & Benavides, J. (2023). Inclusión educativa de adolescentes con discapacidad en el nivel de secundaria en instituciones educativas de América Latina: revisión sistemática. Informes Psicológicos, 23(1), 12-28. https://revistas.upb.edu.co/index.php/informespsicologicos/article/view/8261
Durán, R., Estay, N. C. & Álvarez, H. (2015). Adopción de buenas prácticas en la educación virtual en la educación superior. Aula abierta, 43(2), 77-86. https://doi.org/10.1016/j.aula.2015.01.001
Dussel, I. & Williams, F. (2023). Los Imaginarios sociotécnicos de la política educativa digital en México (2012-2022). Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 27(1), 39-60. https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/26247
Edwards, Jr., Moschetti, M. & Caravaca, A. (2023). Estado, política educativa y privatización en contextos postcoloniales. Cadernos de Pesquisa, 53, e09662. https://www.scielo.br/j/cp/a/fK6VB5pwT7WtwjjjQP97hwr/?format=html&lang=es
Escudero, C. (2023). Manual de historia de la educación y del pensamiento pedagógico ecuatorianos. Tomo 2: Tomo II: S. XIX: 1830-1895 la conformación del estado nacional y sus alternativas en educación. Colombia: Grado Cero Editores.
Fuentes, S. J. (2023). Transnacionalización de la educación ciudadana en Chile. Estudio crítico de las relaciones entre el CIVED/ICCS y la política educativa local (1999-2016). Estudios pedagógicos (Valdivia), 49(1), 145-165. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052023000100145
García, P. (2023). Los aportes de la teoría fundamentada y del método comparativo constante al estudio de las políticas educativas en perspectiva comparada. Revista Latinoamericana de Políticas y Administración de la Educación, (18), 24-36. https://revistas.untref.edu.ar/index.php/relapae/article/view/1621
Garzón, B. J. (2023). Educación superior en Colombia: una lectura de sus políticas educativas encaminadas hacia la formación docente y sus métodos didácticos (1991-2016). Estudios pedagógicos (Valdivia), 49(1), 167-185. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052023000100167
Gavaldón, E., & Ambrosy, I. (2023). Educación para el bien común, o la educación como bien común. Revista latinoamericana de estudios educativos, 53(1), 7-13. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2448-878X2023000100007&script=sci_arttext
Gopinathan, S., & Lee, M. (2018). Excellence and equity in high-performing education systems: policy les sons from Singapore and Hong Kong/Excelencia y equidad en sistemas educativos de alto rendimiento: lecciones de las políticas educativas en Singapur y Hong Kong. Infancia y Aprendizaje, 41(2), 203-247. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02103702.2018.1434043
Irrazabal, B. A., Esteves, F. Z., Chenet, Z. M. & Melgar, O. K. (2023). Educación inclusiva desde la episteme ecuatoriana. Episteme Koinonía. Revista Electrónica de Ciencias de la Educación, Humanidades, Artes y Bellas Artes, 6(11), 17-31. https://doi.org/10.35381/e.k.v6i11.2300
Joiko, S. (2023). Construcción de subjetividades fronterizas de la niñez por las políticas educativas chilenas en contextos de migración. Education Policy Analysis Archives, 31. https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7671
Lagos, R. (2023). Pensamiento industrializador y políticas educativas en Chile: discusión sobre el modelo de desarrollo y la pedagogía del extractivismo. Foro de Educación, 21(1), 99-123. https://forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/934
Lule, U. M., Serrano, M. M. & Montenegro, C. N. (2023). La gestión educativa: factor clave en la calidad educacional. Revista Científica UISRAEL, 10(3), 57-71. http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?pid=S2631-27862023000300057&script=sci_arttext
Mansutti, A., Ariasi, M. & Loaiza, K. (2023). Un pequeño gigante: La investigación educativa en Ecuador desde Scopus (2017-2022). Boletín ObservaUNAE, 6-45. https://revistas.unae.edu.ec/index.php/observaUNAE/article/view/854
Martínez, L. (2023). Políticas educativas para escuelas primarias multigradas en México: relegadas por la educación graduada. Revista Iberoamericana de Educación, 91(1), 99-113. https://doi.org/10.35362/rie9115582
Mora, R. J., Pucha, Q. M., & Pucha, Q. L. (2023). Estudio comparativo del modelo educativo de Finlandia, con el ecuatoriano y venezolano. Una triada interpretativa desde la revisión bibliográfica. Revista Científica Multidisciplinaria Arbitrada Yachasun-Issn: 2697-3456, 7(12 Ed. esp.), 2-28. https://doi.org/10.46296/yc.v7i12edespjun.0330
Ornelas, C. (2020). Política educativa en América Latina: Reformas, resistencia y persistencia. México: Siglo XXI Editores México.
Palencia, V. & Verdugo, A. (2023). La investigación como responsabilidad docente. Un análisis de las políticas educativas en Colombia y Chile. Páginas de Educación, 16(1), 28-46. https://doi.org/10.22235/pe.v16i1.3060
Pastore, P. (2023). Metainvestigación en el campo de estudios de políticas de inclusión educativa en la Argentina (2003-2021). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, 8, 1-15. https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21646.004
Pérez, F. (2023). Políticas educativas, investigación y práctica docente, una relación urgente en América Latina. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 4648-4663. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4788
Reiban, D. & Jiménez, F. (2023). La comprensión del alcance de las políticas educativas en el Ecuador: un análisis de su evolución histórica. Kronos–The Language Teaching Journal, 4(1), 81-91. https://doi.org/10.29166/kronos.v4i1.4308
Rivera, R. (2023). La crisis en educación y su subsunción al mundo del trabajo en Costa Rica. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 11(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2308-01322023000100017&script=sci_arttext
Rosas, E. (2023). Estructura de los sistemas educativos y currículos de educación básica Finlandia-Paraguay. Año 2023. [Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Asunción] http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/1512
Vázquez, L. (2023). Currículo, Gobierno y Sociedad: la educación media y la formación de sujetos sociales en Colombia (1956-2015). Educar en Revista, 38. https://www.scielo.br/j/er/a/Pfhw6q9tqyb7WdW7VtnzsHz/
Downloads
PDF (Espanhol)PDF (Inglês)
PDF (Francês)
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
HTML (Francês)
HTML
Infografía (Espanhol)
Infografía (Inglês)
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.