O ciberespaço e a investigação emergente.
Uma visão transepistêmica e transdialógicaa partir da transcomplexidade.
DOI:
https://doi.org/10.59654/ncd55z06Palavras-chave:
Ciberespaço, transcomplexidade, pesquisa social, migração paradigmática, estado da arte emergente.Resumo
Este escrito analisa o ciberespaço como um cenário de pesquisa emergente a partir da transcomplexidade, explorando a migração do homem para a digitalidade e as possibilidades de transcender os esquemas tradicionais de pesquisa. Através de uma revisão exaustiva da literatura, identificam-se conceitos e teorias relacionados com o ciberespaço, a transcomplexidade e a pesquisa social. Os resultados sugerem que o ciberespaço configura uma cosmovisão integradora e profusa mediante a conectividade, interatividade e imediaticidade. A partir da transcomplexidade, permite atividades investigativas que desafiam a cartografia epistêmica clássica, desapegando-se de estruturas gnoseológicas, metodológicas e teleológicas convencionais. O estado da arte emergente configura-se como uma expressão de liberdade e consciência que incorpora dimensões ontológicas, epistêmicas, praxeológicas, tecnológicas, metodológicas, axiológicas e ecológicas. Assim, o ciberespaço apresenta-se como um cenário de pesquisa transdisciplinar e transmetódico, que desafia os esquemas tradicionais e promove uma narrativa
consciente e inconclusa
Downloads
Referências
Balza, A. (2010). Educación, Investigación y Aprendizaje. Una hermeneusis del Pensamiento Complejo y Transdisciplinario. Asociación de Profesores Universidad Pedagógica Experimental Simón Rodríguez (APUNESR).
Balza, A. (2019). Del Reduccionismo de la materia a la transcomplejidad del espíritu. En Villegas et Al (Comp), Disquisiciones acerca de la investigación y la espiritualidad. (pp 22-32) Editorial: Fondo Editorial Red de Investigadores de la transcomplejidad. https://es.calameo.com/read/004347457208d6877aeda
Balza, A. (2019). Investigación social y desobediencia paradigmática. Un desafío transcomplejo para el docente del siglo XXI. Editorial Académica Española, Mauritius.
Bédard, R. (2003). Los fundamentos del pensamiento y las prácticas administrativas. El rombo y las cuatro dimensiones filosóficas. Revista AD MINISTER, Num 3 Jun-Dic Universidad EAFIT.
Campos, M. y Hernández, G. (2021). El estado del arte emergente. Un sendero desde la transcomplejidad. Ediciones Metropolitan International University.
Campos, M. y Hernández, G. (2022). La ética y la estética. Un sustrato clave en la investigación emergente en el marco de la tecnociencia. Aportes. Revista Internacional de Estudios Abiertos, Independientes y Alternativos, 2(1), pp. 1-14
Deroncele, A. Á., Gross, T. R. y Medina, Z. P. (2021). El mapeo epistémico: herramienta esencial en la práctica investigativa. Revista Universidad y Sociedad, 13(3), 172-188. https://acortar.link/PWtNTL
Hernández, G (2020). La Migración Digital Tansparadigmática. Un sendero integrador del hombre en su camino al ciberespacio. En Schavino, N (Ed), Conjunción Transparadigmática. Serie Visiones Transparadigmática (, pp 94-106). Editorial: Fondo Editorial Red de Investigadores de la transcomplejidad. https://es.calameo.com/read/00463414456782000f7b7
Hernández, G. (2024). Comunidades de Investigación e Investigación Doctoral. Una resignificación Cultural desde la Universidad Nacional Experimental “Simón Rodríguez”. Revista R-Egresar. Numero 7 enero-abril.
Maffesoli (1979). La conquête du présent: Pour une sociologie de la vie quotidienne. Editor: Presses universitaires de France
Martínez, M. (2015). La Epistemología y Metodología cualitativa en las ciencias sociales. Editorial Trillas.
Morin, E (1995). Introducción al Pensamiento complejo. Editorial Gedisa.
Negroponte, N (1995). El mundo digital. Ediciones B, S.A.
Pérez, A. (2011). Servicio Comunitario. Teoría y Práctica. Fondo Editorial de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (FEDUPEL).
Shamoo, A. y Resnik, D. (2009). Responsible conduct of research. Oxford: Oxford University Press
Toffler, A. (1980). La Tercera Ola. Ediciones Nacionales/Círculo de Lectores
Vilches, L. (2001). La Migración digital. Gedisa Editorial
Zemelman M. H. (2021). Pensar Teórico y Pensar Epistémico: los retos de las Ciencias Sociales latinoamericanas. Espacio Abierto, 30(3), 234-244. https://produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/article/view/36823
Downloads
PDF (Espanhol)PDF (Inglês)
PDF (Francês)
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
HTML (Francês)
HTML
Infografía (Espanhol)
Infografía (Inglês)
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.