O ciberespaço e a investigação emergente.
Uma visão transepistêmica e transdialógicaa partir da transcomplexidade.
DOI:
https://doi.org/10.59654/ncd55z06Palavras-chave:
Ciberespaço, transcomplexidade, pesquisa social, migração paradigmática, estado da arte emergente.Resumo
Este escrito analisa o ciberespaço como um cenário de pesquisa emergente a partir da transcomplexidade, explorando a migração do homem para a digitalidade e as possibilidades de transcender os esquemas tradicionais de pesquisa. Através de uma revisão exaustiva da literatura, identificam-se conceitos e teorias relacionados com o ciberespaço, a transcomplexidade e a pesquisa social. Os resultados sugerem que o ciberespaço configura uma cosmovisão integradora e profusa mediante a conectividade, interatividade e imediaticidade. A partir da transcomplexidade, permite atividades investigativas que desafiam a cartografia epistêmica clássica, desapegando-se de estruturas gnoseológicas, metodológicas e teleológicas convencionais. O estado da arte emergente configura-se como uma expressão de liberdade e consciência que incorpora dimensões ontológicas, epistêmicas, praxeológicas, tecnológicas, metodológicas, axiológicas e ecológicas. Assim, o ciberespaço apresenta-se como um cenário de pesquisa transdisciplinar e transmetódico, que desafia os esquemas tradicionais e promove uma narrativa
consciente e inconclusa
Downloads
Referências
Balza, A. (2010). Educación, Investigación y Aprendizaje. Una hermeneusis del Pensamiento Complejo y Transdisciplinario. Asociación de Profesores Universidad Pedagógica Experimental Simón Rodríguez (APUNESR).
Balza, A. (2019). Del Reduccionismo de la materia a la transcomplejidad del espíritu. En Villegas et Al (Comp), Disquisiciones acerca de la investigación y la espiritualidad. (pp 22-32) Editorial: Fondo Editorial Red de Investigadores de la transcomplejidad. https://es.calameo.com/read/004347457208d6877aeda
Balza, A. (2019). Investigación social y desobediencia paradigmática. Un desafío transcomplejo para el docente del siglo XXI. Editorial Académica Española, Mauritius.
Bédard, R. (2003). Los fundamentos del pensamiento y las prácticas administrativas. El rombo y las cuatro dimensiones filosóficas. Revista AD MINISTER, Num 3 Jun-Dic Universidad EAFIT.
Campos, M. y Hernández, G. (2021). El estado del arte emergente. Un sendero desde la transcomplejidad. Ediciones Metropolitan International University.
Campos, M. y Hernández, G. (2022). La ética y la estética. Un sustrato clave en la investigación emergente en el marco de la tecnociencia. Aportes. Revista Internacional de Estudios Abiertos, Independientes y Alternativos, 2(1), pp. 1-14
Deroncele, A. Á., Gross, T. R. y Medina, Z. P. (2021). El mapeo epistémico: herramienta esencial en la práctica investigativa. Revista Universidad y Sociedad, 13(3), 172-188. https://acortar.link/PWtNTL
Hernández, G (2020). La Migración Digital Tansparadigmática. Un sendero integrador del hombre en su camino al ciberespacio. En Schavino, N (Ed), Conjunción Transparadigmática. Serie Visiones Transparadigmática (, pp 94-106). Editorial: Fondo Editorial Red de Investigadores de la transcomplejidad. https://es.calameo.com/read/00463414456782000f7b7
Hernández, G. (2024). Comunidades de Investigación e Investigación Doctoral. Una resignificación Cultural desde la Universidad Nacional Experimental “Simón Rodríguez”. Revista R-Egresar. Numero 7 enero-abril.
Maffesoli (1979). La conquête du présent: Pour une sociologie de la vie quotidienne. Editor: Presses universitaires de France
Martínez, M. (2015). La Epistemología y Metodología cualitativa en las ciencias sociales. Editorial Trillas.
Morin, E (1995). Introducción al Pensamiento complejo. Editorial Gedisa.
Negroponte, N (1995). El mundo digital. Ediciones B, S.A.
Pérez, A. (2011). Servicio Comunitario. Teoría y Práctica. Fondo Editorial de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (FEDUPEL).
Shamoo, A. y Resnik, D. (2009). Responsible conduct of research. Oxford: Oxford University Press
Toffler, A. (1980). La Tercera Ola. Ediciones Nacionales/Círculo de Lectores
Vilches, L. (2001). La Migración digital. Gedisa Editorial
Zemelman M. H. (2021). Pensar Teórico y Pensar Epistémico: los retos de las Ciencias Sociales latinoamericanas. Espacio Abierto, 30(3), 234-244. https://produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/article/view/36823
Downloads
PDF (Espanhol)PDF (Inglês)
PDF (Francês)
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
HTML (Francês)
HTML
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.