As competências numa perspectiva de perspectiva do domínio intelectual

Autores

  • Freddy Martin Duarte Ramírez Rector. Institución Educativa La Medalla Milagrosa: Bucaramanga, Colombia. Autor/a https://orcid.org/0000-0002-5065-1464
  • Edgar Hernández Hernández Rector. Institución Educativa Club Unión de Bucaramanga, Colombia. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/dhj5df97

Palavras-chave:

Competências, campo intelectual, taxonomia, currículo por competências.

Resumo

O artigo contém uma análise de competências utilizando a metáfora do campo intelectual. O termo competências é polissémico apesar de ser frequentemente utilizado em diferentes campos como economia, psicologia, farmácia, ciências administrativas e educação, entre outros. Esta situação oferece a possibilidade de gerar diferentes taxonomias que apresentam hierarquias nas quais as competências são normalmente agrupadas, mas também a partir de uma base teórica onde cada grupo é único. Na educação, a noção de competências não está desligada do contexto, mas o discurso leva à criação de competências especializadas através da aprendizagem que envolve saber o quê, saber como e ser capaz de fazer; por outras palavras, diferentes contextos de aprendizagem, mas também de acção. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Freddy Martin Duarte Ramírez , Rector. Institución Educativa La Medalla Milagrosa: Bucaramanga, Colombia.

    Post-doctor en Epistemología conceptual, Procedimental e Investigación Científica, Instituto de Estudios Superiores de Investigación y Postgrado: San Cristóbal, Táchira, Venezuela. Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora: Barinas, Barinas, Venezuela. Email: martinramirez4@gmail.com

  • Edgar Hernández Hernández, Rector. Institución Educativa Club Unión de Bucaramanga, Colombia.

    Magister en Dirección y Liderazgo de Centros Educativos, Universidad de la Rioja. Administrador Público, Escuela superior de Administración Publica Esap: Bucaramanga, Santander, Colombia. Contador Público, Fundación Universitaria de San Gil: San Gil, Santander, Colombia. Email: edgaher@hotmail.com

Referências

Barnett, R. (2003). Los límites de la competencia. El conocimiento, la Educación Superior y la Sociedad. Gedisa.

Bourdieu, P (2002). Campo de poder, campo intelectual. Itinerario de un concepto. Editorial Montressor.

Bunk, G. P. (1994). La transmisión de las competencias en la formación y perfeccionamiento profesionales de la RFA. Revista Europea de Formación Profesional, 1, 8-14. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo= 131116

Díaz, V. M. (1998). La Formación Académica y la Práctica Pedagógica. Instituto Colombiano Para el Fomento de la Educación Superior -ICFES-.

Díaz, V. M. y Gómez V. (2003). Formación por Ciclos en la Educación Superior. Instituto Colombiano Para el Fomento de la Educación Superior - ICFES-.

Echeverría, B. S. (2002). Gestión de la competencia de acción profesional. Revista de Investigación Educativa, 1(20), 7-43. https://revistas.um.es/rie/article/view/97411

Escalona, V. O. (2021). Educación y Sociedad: Un asunto complejo no superado. San Cristóbal: Instituto de Estudios Superiores de Investigación y Postgrado. Material mimeografiado.

Gil, V. J. M. (2000). Diez errores en la gestión de recursos humanos: innovación y nuevas tendencias. Capital humano: revista para la integración y desarrollo de los recursos humanos, (130), 32-44.

Le Boterf, G. (1990). Ingeniería de las competencias. Gestión 2000.

Maldonado, M.A. (2002). Las competencias una opción de vida. Ecoe ediciones.

Tobón, S. (2006a). Las competencias en la educación superior. Ecoe ediciones.

Tobón, S. (2006b). Aspectos básicos de la formación basada en competencias. Talca: Proyecto Mesesup. https://maristas.org.mx/gestion/web/doctos/aspectos_basicos_formacion_competencias.pdf

Vigotsky, L. S. (1985). Pensamiento y Lenguaje. La Pléyade.

Publicado

2023-06-15

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Duarte Ramírez , F. M. ., & Hernández Hernández, E. . (2023). As competências numa perspectiva de perspectiva do domínio intelectual. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 4(8), 45-53. https://doi.org/10.59654/dhj5df97

Artigos Similares

1-10 de 106

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.