As competências numa perspectiva de perspectiva do domínio intelectual
DOI:
https://doi.org/10.59654/dhj5df97Palavras-chave:
Competências, campo intelectual, taxonomia, currículo por competências.Resumo
O artigo contém uma análise de competências utilizando a metáfora do campo intelectual. O termo competências é polissémico apesar de ser frequentemente utilizado em diferentes campos como economia, psicologia, farmácia, ciências administrativas e educação, entre outros. Esta situação oferece a possibilidade de gerar diferentes taxonomias que apresentam hierarquias nas quais as competências são normalmente agrupadas, mas também a partir de uma base teórica onde cada grupo é único. Na educação, a noção de competências não está desligada do contexto, mas o discurso leva à criação de competências especializadas através da aprendizagem que envolve saber o quê, saber como e ser capaz de fazer; por outras palavras, diferentes contextos de aprendizagem, mas também de acção.
Downloads
Referências
Barnett, R. (2003). Los límites de la competencia. El conocimiento, la Educación Superior y la Sociedad. Gedisa.
Bourdieu, P (2002). Campo de poder, campo intelectual. Itinerario de un concepto. Editorial Montressor.
Bunk, G. P. (1994). La transmisión de las competencias en la formación y perfeccionamiento profesionales de la RFA. Revista Europea de Formación Profesional, 1, 8-14. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo= 131116
Díaz, V. M. (1998). La Formación Académica y la Práctica Pedagógica. Instituto Colombiano Para el Fomento de la Educación Superior -ICFES-.
Díaz, V. M. y Gómez V. (2003). Formación por Ciclos en la Educación Superior. Instituto Colombiano Para el Fomento de la Educación Superior - ICFES-.
Echeverría, B. S. (2002). Gestión de la competencia de acción profesional. Revista de Investigación Educativa, 1(20), 7-43. https://revistas.um.es/rie/article/view/97411
Escalona, V. O. (2021). Educación y Sociedad: Un asunto complejo no superado. San Cristóbal: Instituto de Estudios Superiores de Investigación y Postgrado. Material mimeografiado.
Gil, V. J. M. (2000). Diez errores en la gestión de recursos humanos: innovación y nuevas tendencias. Capital humano: revista para la integración y desarrollo de los recursos humanos, (130), 32-44.
Le Boterf, G. (1990). Ingeniería de las competencias. Gestión 2000.
Maldonado, M.A. (2002). Las competencias una opción de vida. Ecoe ediciones.
Tobón, S. (2006a). Las competencias en la educación superior. Ecoe ediciones.
Tobón, S. (2006b). Aspectos básicos de la formación basada en competencias. Talca: Proyecto Mesesup. https://maristas.org.mx/gestion/web/doctos/aspectos_basicos_formacion_competencias.pdf
Vigotsky, L. S. (1985). Pensamiento y Lenguaje. La Pléyade.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.