A fenomenologia social de Alfred Schütz
Uma contribuição de perspectivas de investigação complexa e transmetódica
DOI:
https://doi.org/10.59654/n1avre40Palavras-chave:
Difusão do conhecimento, investigação, ontologia, epistemologia, interpretação (hermenêutica diatópica), fenomenologia social.Resumo
A investigação, a certos níveis académicos, deve transcender a convenção e o simples acto de revelar os resultados. A narrativa científica deve ser tingida de complexidade; além disso, deve ser orientada por um sintagma problematizante, um sintagma teleológico e um sintagma ontológico-epistemológico; imbricam uma arquitectura transmetódica e complexa para a descoberta do conhecimento. Nesta perspectiva, a teorização aqui tem a complexidade como ponto focal, um olhar que nos permite valorizar a fenomenologia social para compreender o mundo quotidiano e a socialidade. Teleologicamente, a dissertação está orientada para resignificar e resignificar a fenomenologia social de Alfred Schütz, de um ponto de vista complexo, transmetódico e diatópico hermenêutico, uma vez que a própria fenomenologia social é transmetódica e transposófica. Metodologicamente, esta narrativa tem como critérios fundadores a reflexividade e a hermenêutica diatópica, de modo a satisfazer a preocupação que emerge da resignificação da fenomenologia social de Alfred Schütz. Como corolário, é necessário considerar a complexidade e a transmetodicidade em que a própria fenomenologia social é erigida; ela é apoiada pela hermenêutica diatópica e ecosófica, a fim de compreender a outra, a partir da sua própria acção. Tudo isto é consubstanciado com a complexidade do tecido social.
Downloads
Referências
Austin, J. (1962). Cómo hacer cosas con palabras. Paidós
Balza, L. A. (2020). Complejidad, transdisciplinariedad y transcomplejidad. Los caminos de la nueva ciencia. Fondo Editorial Gremial. Asociación de Profesores Universidad Nacional Experimental “Simón Rodríguez” (APUNESR).
Foucault, M. (2002). La arqueología del saber. Siglo XXI.
Hernández R. Y. y Galindo, S. R. R. (2007). El concepto de intersubjetividad en Alfred Schütz. Espacios Públicos [en línea], 10 (20), 228-240. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=67602012
Iglesias, I. (2009). Otras miradas. En Palabras, Consultoría. https://www.enpalabras.com/2009/02/la-ignorancia-afirma-o-niega-rotundamente-la-ciencia-duda-voltaire/
Krause, M. (2013). Sentido común y clase social: una fundamentación fenomenológica. En Astrolabio. Etapa nueva. N° 10. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/astrolabio/article/download/3308/4495/13638
Merlo, V. (2019). La dimensión índica del pensamiento de R. Panikkar: de la filosofía como descripción de ontofanías a la espiritualidad átmica. En KONVERGENCIAS, Filosofías de la India, número 9, enero, 2019 (pp. 9 – 26). http://www.konvergencias.net/vicentemerlo2019.pdf
Molini, F. F. (1999). Proactividad: el método científico de Karl Popper aplicado al futuro. https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/684768/EM_3_4.pdf
Moreno, L. R. (2022). Época y epojé fenomenológica. Husserl. https://entelekiafilosofik.com/epoca-y-epoje-fenomenologica-husserl/
Morin, E., Ciurana, E. R. y Motta, R. M. (2002). Educar en la era planetaria: el pensamiento complejo como método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. Serie: FILOSOFÍA, n° 16. Salamanca: Gráficas Varona.
Narvaja, M. (2012). Elementos de mereología cuántica. Revista Colombiana de Filosofía de la Ciencia, 12(24), 83-100. https://www.redalyc.org/pdf/414/41423933006.pdf
Panikkar, R. (1990). Sobre el diálogo intercultural. Editorial San Esteban.
Panikkar, R. (s.f.). La hermenéutica diatópica. https://www.raimon-panikkar.org/spagnolo/gloss-hermeneutica.html
Rodríguez, M. (2020). La hermenéutica comprensiva, ecosófíca y diatópica Un transmétodo rizomático en la transmodernidad. En Perspectivas Metodológicas, 19, 1-15. http://revistas.unla.edu.ar/epistemologia/article/view/2829/1586
Rodríguez, M. (2021). La decolonialidad planetaria como urgencia de la complejidad como transmetódica. En Perspectivas Metodológicas, Vol. 21. http://revistas.unla.edu.ar/epistemologia/article/view/3527/1727
Sánchez, M. R. (2018). El problema del hombre en la fenomenología de Husserl. En Valenciana. Revista de Estudios de Filosofía y Letras, núm. 21, 289-312. https://www.scielo.org.mx/pdf/valencia/v11n21/2007-2538-valencia-11-21-289.pdf
Schütz, A. (1932). La construcción significativa del mundo social. Introducción a la sociología comprensiva. Paidós. 1ª reimpresión en España, 1993. Con prólogo de Joan-Carles Mèlich Sangrà.
Schütz, A. (1962), El problema de la realidad social. Maurice Natanson (comp.), Amorrortu.
Schütz, A. (1967). Fenomenología social. Introducción a la sociología comprensiva. Paidós.
Searle, J. (1994). Actos de habla. Ensayo de Filosofía del lenguaje. Traducción: Luis M. Valdés Villanueva. Editorial Planeta.
Segovia Pérez, J. (2011). Filosofía para pensar por la calle. (La Filosofía que nunca me enseñaron). Visión Libros. https://www.academia.edu/15065802/Jos%C3%A9_ Segovia_P%C3%A9rez
Tobón, S. y Núñez, R. A. (2006). La gestión del conocimiento desde el pensamiento complejo: Un compromiso ético con el desarrollo humano. Revista EAN (Revista de la Escuela de Administración de Negocios). No.58, septiembre-diciembre, 27- 40. https://journal.universidadean.edu.co/index.php/Revista/article/view/385/379
Torrez, S. (2016). El concepto de intencionalidad en la Fenomenología como Psicología Descriptiva. [Libro en línea]. https://www.teseopress.com/elconceptodeintencionalidad/
Zubiri, X. (1966). Notas sobre la inteligencia humana. http://www.zubiri.org/works/spanishworks/notassobre.htm
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.