A ética dos professores no contexto educativo colombiano

Uma prática pedagógica transformadora

Autores

  • Reinaldo Casadiegos Lázaro Docente. Institución Educativa “Filipinas”, Arauca – Colombia. Autor/a
  • José Luís Duarte Ramírez Coordinador Académico. Institución Educativa Manuela Beltrán. Yopal, Casanare - Colombia Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/xz567h35

Palavras-chave:

Ensino da ética, Colômbia, prática pedagógica

Resumo

A expressão é uma das tendências que ocorrem na realidade, portanto, é levada em consideração.
O artigo a seguir analisa a ética do professor no contexto educacional colombiano a partir de
uma prática pedagógica transformadora. Ressalta-se que o discurso docente em sua práxis tem implicações éticas além de contribuir para a formação e desenvolvimento das competências dos alunos. A formação integral do indivíduo exige que os valores estejam implícitos na práxis educativa do professor e, sem dúvida, que a família e o contexto contribuam para isso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Reinaldo Casadiegos Lázaro, Docente. Institución Educativa “Filipinas”, Arauca – Colombia.

    Posdoctor en Epistemología, conceptual, procedimental e Investigación Científica, Instituto de Estudios Superiores de Investigación y Postgrado, San Cristóbal - Venezuela. Doctor en Educación, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora, Barinas - Venezuela.Magister en Gerencia Educativa, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Caracas – Venezuela. Especialista en Administración Educativa Unitolima. Estudios en Filosofía y Teología del Seminario Mayor San José de Cúcuta, Colombia. Administrador Ambiental y de los Recursos Naturales, USTA, Colombia. Normalista Superior, Escuela Normal de Arauca. Licenciado en Lengua Castellana y Comunicación Unipamplona. Email: reycasadiegos@gmail.com

  • José Luís Duarte Ramírez, Coordinador Académico. Institución Educativa Manuela Beltrán. Yopal, Casanare - Colombia

    Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora (Unellez), Barinas - Venezuela. Magister Scientiarum en Educación Mención: Gerencia y Planificación, Unellez, Barinas - Venezuela. Especialista en Pedagogía para el Desarrollo de la Inteligencia, de la Fundación Universitaria de San Gil – UNISANGIL, Colombia. Técnico laboral en Teología Superior con énfasis en Administración Eclesial, Asociación fraternidad Latinoamericana de estudios Teológicos, AFLET. Licenciado en Educación Básica Primaria,  Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Bachiller pedagógico de la Escuela Normal Nacional para varones, Pamplona, Norte de Santander. Colombia. Email: joseluisduarte01@gmail.com

Referências

Bourdieu, P. (1985). ¿Qué significa hablar? Economía de los intercambios lingüísticos. Editorial Akal.

Bourdieu, P. y Passeron, J. C. (1964). Los herederos. Los estudiantes y la cultura. https://socioeducacion.files.wordpress.com/2011/05/bourdieu-pierr-los-herederos.pdf.

Camps, V. (1993). Los valores de la educación. Editorial Alauda.

Castro-Gómez, S. (1999). Teoría tradicional y teoría crítica de la cultura. En Castro-Gómez, S. (Ed.). La reconstrucción de las ciencias sociales en América Latina. Editorial Ceja.

Cortina, A. & Martínez, E. (2001). Ética. Editorial Akal.

Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido. (2 ed.). Siglo XXI Editores.

Gadotti, M. (1998). História das idéias pedagógicas. Ática.

Gimeno, J. y Pérez, A. (2008). La enseñanza: su teoría y su práctica. (6ª. ed.). Editorial Morata.

Habermas, J. (1981). Teoría de la Acción Comunicativa. Editorial Taurus.

Meumann, E. (1960). Pedagogía experimental. Editorial Losada.

Pozo, J., Scheuer, N., Pérez, M., Mateos, M., Martín, E. y De la Cruz, M. (2006). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje. Las concepciones de profesores y alumnos. Editorial Grao.

Prieto F. L. B. (1985). Principios generales de la educación. Ediciones Monte Ávila.

Suárez, J., Martínez, J., Mejía, D. y Acuña, E. (2016). Ética y práctica docente. Fundación Promigas. Editorial Universidad del Norte

Publicado

2022-07-01

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Casadiegos Lázaro, R. ., & Duarte Ramírez, J. L. . (2022). A ética dos professores no contexto educativo colombiano: Uma prática pedagógica transformadora. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 3(6), 83-92. https://doi.org/10.59654/xz567h35

Artigos Similares

11-20 de 104

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.