Integração do uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino

Autores

  • Juan Acacio Rosales Vivas Professor na Universidad Politécnica Territorial Agro Industrial del Estado Táchira, El Piñal Campus. Autor/a https://orcid.org/0009-0000-9635-5399

DOI:

https://doi.org/10.59654/wr9mgs28

Palavras-chave:

Integração das TIC na educação, ferramentas tecnológicas na pedagogia, desenvolvimento pedagógico das TIC, inovação educacional com TIC.

Resumo

O processo de formação das instituições educacionais é o reflexo do desenvolvimento da sociedade e das mudanças sociais em benefício do Estado. Para isso, é necessário que o sistema educacional se adapte às necessidades do ambiente educativo. Com a era digital, o uso das tecnologias em todos os espaços da vida cotidiana, incluindo o educacional, tem se tornado mais frequente, pois existem muitas ferramentas tecnológicas que podem ser usadas dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar as ferramentas tecnológicas utilizadas para a integração das TIC no processo de ensino. O contexto teórico que fundamenta a pesquisa contribuiu para a descrição de teorias e conceitos baseados nas ferramentas tecnológicas implementadas pelos docentes para o desenvolvimento pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida com uma metodologia qualitativa, de enfoque interpretativo, sob o método hermenêutico, com o objetivo de coletar informações a partir das revisões bibliográficas. Conclui-se que existem diversas ferramentas tecnológicas conhecidas pelos estudantes, mas que não são abordadas de maneira oportuna pelos docentes. Elas ajudam no trabalho coletivo, na autoformação, na pesquisa, no pensamento crítico e reflexivo, no desenvolvimento de habilidades criativas e na participação ativa no desenvolvimento da aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juan Acacio Rosales Vivas, Professor na Universidad Politécnica Territorial Agro Industrial del Estado Táchira, El Piñal Campus.

    Mestrado em Gestão Educacional, Universidad Nacional Experimental del Táchira, Barinas – Venezuela. Licenciatura em Educação, Menção Matemática, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora, Barinas – Venezuela. Técnico Superior Universitário em Informática, Universidad Politécnica Territorial Agro Industrial del Estado Táchira (UPTAIET, San Cristóbal – Venezuela). Correio eletrônico: aparte17@gmail.com

Referências

Acuña, M., Grinberg, S. y Núñez, C. (2024). La formación del docente artesano. Artesanías y tejidos para sostener lo escolar. ALTERIDAD. Revista De Educación, 19(1), 12-21. https://doi.org/10.17163/alt.v19n1.2024.01

Araya, I. y Majano, J. (2022). Didáctica universitaria en entornos virtuales. Experiencia en ciencias sociales. Revista Electrónica Educare. 26(3), 511-529. https://dx.doi.org/10.15359/ree.26-3.28

Caballero, F. y Brítez, R. (2024). Inteligencia Artificial en el mejoramiento de la enseñanza y aprendizaje, Ministerio de Educación y Ciencias. ACADEMO (Asunción), 11(2):99-108. http://scielo.iics.una.py/pdf/academo/v11n2/2414-8938-academo-11-02-99.pdf

Cerna, K. y Maguiña, J. (2022). Herramientas web en el proceso de enseñanza aprendizaje de educación primaria. Polo del Conocimiento. 7(3), 791-805. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/3762

Céspedes, L., Augello, S. y Ulloa, H. (2020). Redes sociales en el proceso enseñanza-aprendizaje. Researchgate. Https://www.Researchgate.Net/Publication/345081961

Chávez, E. y Barahona, C. (2024). Influencia de las redes sociales en el proceso educativo de los estudiantes del tercer año de Bachillerato de Informática de la Unidad Educativa Pichincha (Ecuador). Revista Espacios, 45 (01), 43-50. http://ve.scielo.org/pdf/espacios/v45n1/0798-1015-espacios-45-01-43.pdf

De La Hoz, L., Acevedo, D. y Torres, J. (2015). Uso de Redes Sociales en el Proceso de Enseñanza y Aprendizaje por los Estudiantes y Profesores de la Universidad Antonio Nariño, Sede Cartagena. Formación Universitaria, 8(4), 77-84. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=373544191008

Gil, R. y Calderón, D. (2021). El uso de las redes sociales en educación: una revisión sistemática de la literatura científica. Digital Education. Vol. 40, 82-109. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8219965.pdf&ved=2ahUKEwj2ycqKmLSIAxX0RzABHTZIHkIQFnoECB0QAQ&usg=AOvVaw1mKp08mvlRzgUxBo05ZvgD

Espinoza, C., Otondo, M, y Leigton, E. (2023). Percepción de los docentes de matemática en la utilización de recursos tecnológicos de gamificación. Páginas de Educación UCU. 16(2), 1-19. https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/paginasdeeducacion/article/view/3085

Flores A. (2020). Relación entre los recursos tecnológicos y el logro de aprendizajes significativos de los estudiantes de posgrado. [Tesis de Doctorado] El Instituto Para La Calidad De La Educación De La Universidad De San Martin De Porres. https://repositorio.usmp.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12727/6831/flores_pae.pdf?sequence=1&isAllowed=yrecurso%20tecnologico,%20consultado%20el%2017/05/2023

Flores, D., Sabag, C. y Martínez, J. (2024). Aprendizaje presencial y a distancia en la Universidad Iberoamericana Torreón. ALTERIDAD. Revista de Educación, 19(1), 84-95. https://doi.org/https://doi.org/10.17163/alt.v19n1.2024.07

Gómez, A., Restrepo, E. y Becerra, R. (2021). Fundamentos pedagógicos para la creación y producción de recursos educativos abiertos (REA). Anagramas Rumbos y Sentidos de la Comunicación, 19(38), 35-68. https://doi.org/10.22395/angr.v19n38a3

Izquierdo, F. (2021). Los Recursos Tecnológicos Y El Rendimiento Académico De Estudiantes De Administración Industrial En Una Institución Superior Tecnológica Descentralizada. [Tesis en Docencia]. Universidad Peruana Cayetano Heredia https://repositorio.upch.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12866/9054/Recursos_UbillusIzquierdo_Francisco.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Kerr, J. y Mckensy, S. (2022). Internet como medio de transformación en el proceso educativo en las comunidades de la Región Autónoma Costa Caribe sur de Nicaragua. Revista Científica de FAREM-Estelí. Año 11. (44), 24-34. https://doi.org/10.5377/farem.v11i44.15684

Mesa, D., Valle, F. y Artiles, I. (2019). La internet como herramienta para la mejora del proceso de enseñanza y aprendizaje en la Universidad de Managua Doris María Mesa Cornavata1 Universidad de Managua Nicaragua. Revista Ensayos Pedagógicos, 14(1), 161-185. http://dx.doi.org/10.15359/rep.14-1.7

Mejías, G. y Gómez, R. (2017). Internet como herramienta didáctica en la formación académica en alumnos de nivel medio superior. RICSH Revista Iberoamericana de las Ciencias Sociales y Humanísticas. 6(11), 171-187. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=503954319010

Montes, S. (2023). El acompañamiento docente en la mejora de la práctica pedagógica. Revista Universidad y Sociedad, 15(4), 252-259. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202023000400252&lng=es&tlng=es

Montoya, L., Parra, M., Arias, M. Cabello, O. y Coloma, G. (2019). Teorías pedagógicas que sustentan el aprendizaje con el uso de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Revinfcientifica. 98(2), 241-255. http://scielo.sld.cu/pdf/ric/v98n2/1028-9933-ric-98-02-241.pdf

Pandolfi, J. (2024). Brechas de acceso digital: cambio histórico y ciclo vital. Revista de Ciencias Sociales, DS-FCS. 37(54), 1-22. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://rcs.cienciassociales.edu.uy/index.php/rcs/article/download/261/151/375&ved=2ahUKEwjTs8CsgOSHAxXpQjABHfroIOEQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw0xB3pVW3GVPJ7OI1e6JPJ_

Paredes, R., Ramírez, I. y Ramírez, C. (2024). La competencia digital y desempeño docente en instituciones educativas públicas: estudio bibliométrico en Scopus. Uisrael Revista Científica. 11(1), 31-48. https://doi.org/10.35290/rcui.v11n1.2023.1066

Rosendo, F., Domínguez, N., Serna, D. y Vilches, E. (2023). Estrategia de gamificación para la enseñanza de solfeo a niños. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 14(27), e536. https://doi.org/10.23913/ride.v14i27.1611

Tapia, H., Campaña, K. y Castillo, R. (2023). ¿Qué están aprendiendo los futuros profesores sobre el uso de las tecnologías en educación? Revista Calidad En La Educación. 58, 138-173. http://calidadenlaeducacion.cl/index.php/rce/article/view/1329

Toro, S. (2017). Conceptualización de currículo: su evolución histórica y su relación con las teorías y enfoques curriculares en la dinámica educativa. Revista Publicando, Vol. 4 Núm. 11(1), 459-483 https://revistapublicando.org/revista/index.php/crv/article/view/576/pdf_397

Publicado

2025-01-20

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Rosales Vivas, J. A. . (2025). Integração do uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 6(11), 125-136. https://doi.org/10.59654/wr9mgs28

Artigos Similares

1-10 de 130

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.