A educação virtual na Nicarágua.
Um desafio para o docente universitário.
DOI:
https://doi.org/10.59654/tcspwy90Palavras-chave:
Capacitação, Educação virtual, Ferramentas, Plataforma Moodle, Desafios do professor e tecnologias.Resumo
O artigo examina os desafios enfrentados pelos professores no ensino superior para potencializar o conhecimento dos alunos por meio de plataformas digitais. Destaca-se a necessidade de esforço e capacitação tanto por parte dos alunos quanto dos professores, que devem criar um ambiente dinâmico. A pesquisa utilizou uma metodologia quantitativa, entrevistando professores de ambientes virtuais para analisar habilidades, conhecimentos e desafios. Entre esses desafios estão a adaptação a mudanças no ensino virtual, o manuseio de ferramentas digitais para criar materiais interativos e a capacitação em tecnologias da informação e comunicação (TIC). Entre as conclusões, destaca-se a necessidade de empoderar o conhecimento dos alunos, pois é crucial que os professores se adaptem ao ensino virtual e dominem as ferramentas digitais, exigindo programas de formação que lhes proporcionem habilidades e conhecimentos essenciais.
Downloads
Referências
Aloguín, A., y Feixas, M. (2009). La incorporación y acogida en la escuela infantil y primaria en Cataluña: Percepciones de maestros, tutores y directores. Revista de currículum y formación del profesorado, 13(1), 141-155. https://www.redalyc.org/pdf/567/56711733011.pdf.
Ardini, C., Herrera, M. M., González Angeletti, V., y Secco, N. E. (2020). Docencia en tiempos de coronavirus: una mirada al trabajo docente y la experiencia educativa en entornos virtuales en el marco del ASPO por la pandemia COVID-19. Publicación Digital. Mutual Conexión. Facultad de Ciencias de la Comunicación Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba, Argentina. 2020. https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/15887
BID. (2020). La educación superior en tiempos de COVID-19. Washington DC: Banco Interamericano de Desarrollo. https://publications.iadb.org/es/la-educacion-superior-en-tiempos-de-covid-19-aportes-de-la-segunda-reunion-del-dialogo-virtual-con
Eirín, N. R., García, R., H.M., y Montero, M. L. (2009). Profesores principiante e iniciación ´profesional. Estudio exploratorio. Revista de currículum y formación del profesorado, 13(1), 101-115. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/issue/view/2356.
Guaña, E., Llumiquinga, S. y Ortiz, K. (2015). Caracterización de entornos virtuales de enseñanza aprendizaje (EVEA) en la educación virtual. Ciencias Holguín, 21(4), 1-16. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181542152006
Lalangui, J., & Valarezo, J. (2017). El aprendizaje, la era del conocimiento y las TICs ante la realidad Universitaria Ecuatoriana. Atenas, 2 (38). pp. 51-65. http://atenas.mes.edu.cu
Maraza, B. (2016) Hacia un aprendizaje personalizado en ambientes virtuales. Campus Virtuales, 5(1), 20-29. http://uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/111
Marcelo, C. (2009). Los comienzos de la docencia: un profesorado con buenos principios. Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado, 13(1), 1-25. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41898.
Mata, M. C. y Macassi, S. (1997). Cómo elaborar muestras para los sondeos de audiencias. Cuadernos de investigación No 5. ALER, Quito.
Mera, M. A. y Mercado, B. J. (2019). Educación a distancia: un reto para la educación superior en el siglo XXI. Revista dominio de las ciencias, 5(4), 357-376. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7152645
Palloff, R. M.; Pratt, K. (2003). The Virtual Student. A Profile and Guide to Working with Online Learners. San Francisco, EE.UU.: Jossey-Bass.
Rizo, R. M. (2020). Rol del docente y estudiante en la educación virtual. Revista Multi-ensayos 6(12). https://camjol.info/index.php/multiensayos/article/download/10117/11796?inline=1
Roger, M. (2020). Aulas virtuales: Una alternativa para la educación en tiempos de pandemia. Revista de Educación a Distancia, 23(1), 1-12. file:///C:/Users/Hp/Downloads/El%20aula%20virtual%20en%20la%20educaci%C3%B3n%20a%20distancia%20durante%20la%20pandemia%20de%20COVID-19.pdf
Verdún, N. (2016). Educación virtual y sus configuraciones emergentes: Notas acerca del elearning, b-learning y m-learning. Háblame de TIC, 3, 67-88. https://www.uv.mx/blogs/brechadigital/files/2015/05/HdT3_Verd%C3%83%C2%BAn.pdf.
Downloads
PDF (Espanhol)PDF (Inglês)
PDF (Francês)
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
HTML (Francês)
HTML
Infografía (Espanhol)
Infografía (Inglês)
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.