Pós-graduação Virtual sobre Paradigmas de Pesquisa

Uma Experiência Cubana em Tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59654/ayrx4j46

Palavras-chave:

paradigmas de pesquisa, ciência, educação pós-graduada, virtualidade, pandemia

Resumo

O artigo propõe avaliar a pertinência do pós-graduação sobre paradigmas de pesquisa nos tempos da Covid-19, realizado na Universidade Médica de Havana entre maio e julho de 2021. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, foram sistematizadas as urgências que levaram ao design do pós-graduação na virtualidade. Aborda-se o entrelaçamento de posições e abordagens de numerosos(as) autores(as) sobre os acontecimentos ligados à doença mencionada, bem como a tomada de consciência da necessidade de repensar os paradigmas de pesquisa perante a emergência sanitária global. A validade da experiência permite a sua continuidade e melhoria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Rosa María Medina Borges, Universidad Médica de La Habana, Cuba.

    Postdoc. en Ciencias Sociales Niñeces y juventudes. Dra. en Ciencias Pedagógicas. Magister en Historia Contemporánea.  Asesora de Grado Científico. Email: rosimedina2002@gmail.com

  • Dianelys Hernández Chisholm, Universidad Médica de La Habana, Cuba.

    Dra. en Ciencias de la Educación Médica. Jefa de Departamento de Postgrado e Investigaciones. Email: diachisholm@infomed.sld.cu

Referências

Almeida, N. (1992). Epidemiología sin números. Una introducción critica a la ciencia epidemiológica. Organización Pamericana de la Salud. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/3108/Epidemiologia%20sin%20numeros.pdf?sequence=1

Almeida, N. (2007). Por una epidemiología con (más que) números: cómo superar la falsa oposición cuantitativo-cualitativo. Rev Salud Colectiva, 3(3), 229-233. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-82652007000300001

Basile, G. (2020). SARS-CoV-2 en América Latina y Caribe: Las tres encrucijadas para el pensamiento crítico en salud. Ciência & Saúde Coletiva, 25 (9), aprox. 12p. https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n9/1413-8123-csc-25-09-3557.pdf

Basile, G., Feo, O. (2021). Las tres “D” de las vacunas del Sars-Cov-2 en América Latina y el Caribe: determinación, dependencia y descoordinación. CLACSO. https://www.clacso.org/las-tres-d-de-las-vacunas-del-sars-cov-2-en-america-latina-y-el-caribe-determinacion-dependencia-y-descoordinacion/

Breilh, J. (2015). Epidemiología del siglo XXI y ciberespacio: repensar la teoría del poder y la determinación social de la salud. Rev Bras Epidemiol, 18 (4), 972-982 https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415790X2015000400972&script=sci_abstract&tlng=es

Breno, B., Geoffrey P. (2020). Alerta global. Políticas, movimientos sociales y futuros en disputa en tiempos de pandemia. CLACSO. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20200826014541/Alerta-global.pdf.

Cascante, J. (2011). Métodos mixtos de investigación. https://core.ac.uk/download/pdf/67707196.pdf

Coicaud, S.M., Martinelli, S.I., Rozenhauz, J. (2021). Recapacitando acerca de la capacitación docente en tiempos de virtualización. Virtualidad, Educación y Ciencia, 24(12), 101-107. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/view/36314

Colmenares, A.M. (2012). Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Revista Latinoamericana de Educación, 3(1), 103-115. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4054232

Cornejo I., Rufer M. (2020). Horizontalidad: hacia una crítica de la metodología. México: CLACSO. https://www.clacso.org/horizontalidad-hacia-una-critica-de-la-metodologia/

Corona, S. (2017). Flujos metodológicos desde el Sur latinoamericano. La zona de la comunicación y las Metodologías Horizontales. CLACSO. https://www.clacso.org.ar/librerialatinoamericana/libro_detalle.php?id_libro=1977ypageNum_rs_libros=0yorden=nro_orden

De Sousa, S. B. (2020). El coronavirus y nuestra contemporaneidad. 35-40. Bringel, B. y Pleyers, G. (Eds.). (2020). Alerta global. Políticas, movimientos sociales y futuros en disputa en tiempos de pandemia. Buenos Aires: CLACSO. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20180419015342/Condenados_a_la_reflexividad.pdf

Estévez, E. (2019). Entre el pensamiento humanista y el paradigma científico: el problema de las culturas. La Habana: Editorial UH.

Gamboa, Y., Lugo, M., García, A. (2020). Retos y desafíos de la Biotecnología cubana en el enfrentamiento a la COVID-19. Revista INFODIR, 16 (33), 32: e_883. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=9861

Kuhn, T. S. (1971). La estructura de las revoluciones científicas. México: Fondo de Cultura Económica

Lage, A. (2018). La Osadía de la ciencia. La Habana: Editorial Academia

Machado, E. (2020). Una reflexión filosófica de la ciencia en tiempos del coronavirus. Rev. Anales de la Acad. Ciencias de Cuba, 10(2). http://www.revistaccuba.cu/index.php/revacc/article/view/871

Maldonado, C. E. (2016). Transformación de la no-Complejidad a la Complejidad. Revista Ingenería, 21 (3), 411-426. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.reving.2016.3.a10

Maldonado, C. E. (2021a). Un mundo con temblores y terremotos. Le Monde Diplomatique, edición 209, abril. https://www.desdeabajo.info/ediciones/itemlist/category/422-edicion-n-209-le-monde-diplomatique.html

Maldonado, C. E. (2021b). Fenomenología de la pandemia. En: Le Monde Diplomatique, edición 207, febrero. https://www.researchgate.net/publication/349290280_Fenomenologia_de_la_Pandemia

Martínez, E. (2021). La COVID-19 en Cuba y las oportunidades para su gestión en momento de crisis. Revista INFODIR, 35(2), e_1007. http://www.revinfodir.sld.cu/index.php/infodir/article/view/1007

Medina -Borges, R. M. (2021a). Covid 19 e Investigación científica: ¿replanteo de paradigmas? Revista Med Clín. Soc, 5(3). https://doi.org/10.52379/mcs.v5i3.209

Medina, B. R. M. (2021b). Fascinación tecnológica y comunicación humana en tiempos de la Covid 19. Educación y Sociedad, 19(3), 206-222. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8085364

Melero, N. (2012). El paradigma crítico y los aportes de la investigación acción participativa en la transformación de la realidad social: un análisis desde las ciencias sociales. Rev Cuestiones Pedagógicas, 21(1), 207-22. https://idus.us.es/handle/11441/12861

Morin, E. (1984). Ciencia con consciencia. Barcelona: Editorial Anthropos

Morin, E., Delgado, C. J. (2017). Reinventar la educación. Abrir caminos a la metamorfosis de la humanidad. La Habana: Editorial UH

Nuñez, J.N. (2017). Los métodos mixtos en la investigación en educación: hacia un uso reflexivo. Cadernos de Pesquisa, 47 (164), 632-649. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742017000200011&script=sci_abstract&tlng=es

Muñoz, C. (2013). Métodos mixtos: una aproximación a sus ventajas y limitaciones en la investigación de sistemas y servicios de salud. Rev Chil Salud Pública, 17 (3), 218-223. https://revistasaludpublica.uchile.cl/index.php/RCSP/article/view/28632

Piovani, J. I., Muñiz, T. L. (2018). ¿Condenados a la reflexividad? Apuntes para repensar el proceso de investigación social. CLACSO. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20180419015342/Condenados_a_la_reflexividad.pdf

Puiggrós, A. (2021). Los desafíos post-pandemia para la educación en América Latina. https://www.youtube.com/results?search_query=adriana+-+puiggr%C3%B3s+los+desaf%C3%ADos+postpandemia+para+la+educaci%C3%B3n+en+am%C3%A9rica

Ramonet, I. (2020). Ante lo desconocido. La pandemia y el sistema-mundo. Cuba debate. http://www.cubadebate.cu/especiales/2020/04/25/especial-de-ignacio-ramonet-ante-lo-desconocido-la-pandemia-y-el-sistema-mundo/

Sequera, M. (2014). Investigación acción: un método de investigación educativa para la sociedad actual. Rev Arjé, 18(10), 223-229. http://servicio.bc.uc.edu.ve/educacion/arje/arj18/art23.pdf

Torres, T. (2015). Las exigencias lógicas en la investigación científica. Una mirada desde la solución al dilema. Rev. Cubana Edu. Superior, 34(3), 131-139. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142015000300010

Zacca, G., Diego, F., López, J.A. (2008). Universidad Virtual de Salud: una nueva etapa. ACIMED, 17(3), 1-10. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352008000300006

Zamora, M. R. (2019). Importancia de la relación complementaria, entre las ciencias humanísticas y la tecnología. Rev del Instituto de Bioética Juan Pablo II (mayo-agosto), 25-32.

Publicado

2024-01-12

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Medina Borges, R. M. ., & Hernández Chisholm, D. . (2024). Pós-graduação Virtual sobre Paradigmas de Pesquisa: Uma Experiência Cubana em Tempos de Pandemia. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 5(9), 25-39. https://doi.org/10.59654/ayrx4j46

Artigos Similares

1-10 de 112

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.