Arte das escrituras onto-criativas e transdicursividade científica numainvestigação de doutoramento

Uma visão transepistémica

Autores

  • Antonio María Balza Laya Docente jubilado de la Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez. San Juan de Los Morros, Venezuela. Autor/a
  • Nancy Schavino Docente investigadora. Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, Núcleo San Juan de Los Morros – Venezuela. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/mt5ymh76

Palavras-chave:

Investigação de doutoramento, arte de escritura ontocriativa, translinguagem,transdiscursividade, transepistemologia.

Resumo

A pretensão epistémica de explorar a textura do rizoma onto-epistemológico da arte escriturística onto-criativa e da transdiscursividade científica no contexto de uma investigação de doutoramento constitui um desafio intelectual atraente, especialmente quando esta fascinante viagem se realiza de um ponto de vista transepistemológico. Esta é a teleologia cardinal do presente artigo científico,
que nos levou a reflectir em profundidade sobre a urgência epistémica da ligação à arte escriturística criativa, à translinguagem e à transdiscursividade científica no contexto da investigação de doutoramento. Teoricamente, o trabalho baseia-se na visão de Beaugrande (2004) da transdiscursividade científica, quando afirma que um transdiscurso provém de um multisistema de ideias e textos relacionados que coincidem na mesma teleologia. Metodologicamente, o artigo é estruturado de acordo com uma hermenêutica crítica e transformadora, que permitiu re-significar e contextualizar os predicados gnoseológicos mais importantes dos sujeitos em estudo e dar à luz uma frase epistémica importante segundo a qual: Uma arte escriturística ontocriadora constitui o eixo cardinal de uma  transdiscursividade científica no contexto de uma investigação de nível de doutoramento, porque a partir da transcomplexidade, se não houver pensamento transepistémico, também não pode haver transdiscursividade científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Antonio María Balza Laya , Docente jubilado de la Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez. San Juan de Los Morros, Venezuela.

    Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad Santa María, Caracas - Venezuela. Postdoctor en Educación, Universidad Bicentenaria de Aragua (UBA), Maracay, Aragua - Venezuela. Postdoctor en Investigación Transcompleja, UBA, Maracay, Aragua - Venezuela. Magister en Economía, Universidad Central de Venezuela, Caracas - Venezuela. Economista, Universidad de Carabobo, Valencia, Carabobo - Venezuela.

  • Nancy Schavino, Docente investigadora. Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, Núcleo San Juan de Los Morros – Venezuela.

    Doctora y Postdoctora en Ciencias de la Educación. Magister en Educación, mención Andragogía. Licenciada en Educación, mención Ciencias Pedagógicas. Investigadora acreditada por el PEI, Nivel A.  Vicepresidenta de la REDIT, Venezuela. Articulista en revistas nacionales e Internacionales. Autora y coautora de libros sobre transcomplejidad e investigación.

Referências

Balza, A (2020). El Eidos Ontológico de la Transcomplejidad. https://reditve.wordpress.com/2020/09/14/eidos-ontologico-de-la-transcomplejidad/

Balza, A y Schavino, N (2020). El Umbral de las Transciencias Sociales. Un debate necesario desde la transcomplejidad. Fondo Editorial Red de Investigadores de la Transcomplejidad. FEREDIT. Venezuela.

Beaugrande, R (2004). La saga del análisis del discurso. El discurso como estrategia y proceso. Gedisa

Camana, R (2016). ¿Cuál es el Objetivo de la Escritura Científica? https://robertocamana.wordpress.com/2016/10/25/objetivo-escritura-cientifica/Wordpress.com/2016/1025/objetivos-de-la-escritura-científica/#html.

CNU. (2001). Normativa general de los estudios de Postgrado para las universidades e instituciones debidamente autorizadas por el Consejo Nacional de Universidades. Gaceta Oficial No. 37328. Caracas. Autor.

Fernández, S. A y Jiménez, A (2008). Pensar nos Hace Libres. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2723739

Corrales, V. B. G. (1987). Hegel y el Lenguaje. Consideraciones en torno a la producción de sentido. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/praxis/article/download/5082/4867/

Mignolo, W (2007). La idea a América latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona. Gedisa.

Rodríguez, R. (2015). Cohesión y Coherencia Textual. www.esslidershare.net/jlando 1907/cohesión-y-coherencia-textual.Pdf.Van

Salazar, S (2015) Reflexiones sobre el Uso del Lenguaje en la Investigación Transcompleja. La Transcomplejidad una nueva visión. Ediciones REDIT.

Salcedo, Y (2016). La Trama Teórica Transcompleja e Irreverencia de un Nuevo Lenguaje Científico. http://doctoradoulacyordis.blogspot.com/2016/03/la-trama-teorica-irreverencia-un-nuevo.html

Schavino, N. (2010). Epistemología del Enfoque Integrador Transcomplejo. En Investigación Transcompleja: De la Disimplicidad a la Transdisciplinariedad. Universidad Bicentenaria de Aragua.

Stela, M (2014). Reflexiones acerca de la Ética Transcompleja. http://www.Reditve.Worspress.com.

Van Dijk, T. (1989). Cohesión y Coherencia. www.elies.rediris.es/elies15/cap 52.html

Villegas. C (2010). Praxiología de la Investigación Transcompleja. En Investigación Transcompleja: De la Disimplicidad a la Transdisciplinariedad. Universidad Bicentenaria de Aragua. Maracay.

Zaá, J. (2017). Hacia la Investigación Transcompleja por la Estética Filosófica. En Transperspectivas Epistemológicas. Educación, Ciencia y Tecnología. Venezuela: Red de Investigadores de la Transcomplejidad

Publicado

2021-12-21

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Balza Laya , A. M. ., & Schavino, N. (2021). Arte das escrituras onto-criativas e transdicursividade científica numainvestigação de doutoramento: Uma visão transepistémica. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 3(5), 18-34. https://doi.org/10.59654/mt5ymh76

Artigos Similares

21-30 de 86

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.