A gestão escolar participativa como base para o vínculo família-escola

Autores

  • Reinaldo Casadiegos Lázaro Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/tdcsh709

Palavras-chave:

Gestão escolar, família, escola, formação integral.

Resumo

No domínio da educação, através da gestão escolar, as instituições concretizam a sua missão. Assim, é através da gestão escolar que se torna possível mostrar os resultados académicos dos actores que participam no evento educativo. Neste sentido, a relação família-escola assume um grande valor, derivado da importância da percepção que as crianças e os jovens têm da existência de uma comunidade constituída por (pais, directores, professores e membros da comunidade) que se preocupa com a sua formação. Esta é uma forma de reconhecimento pelos alunos da necessidade, validade e essência dos dois pilares fundamentais para a realização do seu processo de formação integral: família e escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Antúnez, S. (2000). Organización escolar y acción directiva. México: Editorial SEP, Biblioteca para la actualización del maestro.

Boberiene, L. V. (2013). Can policy facilitate human capital development? The critical role of student and family engagement in schools. American Journal of Orthopsychiatry, 83(2), 346-351. doi:10.1111/ajop.12041.

Bourdieu, P. (2002). Campo de poder, campo intelectual. Itinerario de un concepto. Editorial Montessor.

Bronfenbrenner, U. (1987). La ecología del desarrollo humano. Paidós.

Brunet, G. J. J. y Negro, F. J. L. (1995). ¿Cómo organizar una escuela de padres? Temas para reuniones de formación con padres. Ediciones San Pío.

Cagigal de Gregorio, V. (2007). La relación familia-escuela: un entramado de crecimiento hoy. En C. Benso Calvo y C. Pereira Domínguez (coords.). Familia y escuela. El reto de educa en el Siglo XXI. Ourense: SM.

Díez, J. J. (1982). Familia-escuela una relación vital. Madrid: Narcea.

Domingo, J. (1995). Las Escuelas de Padres en los Centros Educativos: catalizadoras de formación permanente y desarrollo organizativo. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24, 183-192. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=117887

García de Dios, J. M. (1972). Número monográfico “Escuelas de Padres”. Padres y Maestros, 33.

García Sanz, Mª P., Hernández, P. Mª Á., Parra, M. J., Gomariz, V. Mª Á. (2016). Participación familiar en la etapa de educación primaria. Perfiles Educativos, vol. XXXVIII, núm. 154, octubre-diciembre, 97-117. http://www.redalyc.org/pdf/132/13248313006.pdf

Gil, J. (2009). Hábitos y actitudes de las familias hacia la lectura y competencias básicas del alumnado. Revista de Educación, 5(350), 301-322. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/77870/HÁBITOS%20Y%20ACTITUDES%20DE%20LAS%20FAMILIAS%20HACIA%20LA%20LECTURA%20Y%20COMPETENCIAS%20BÁSICAS%20DEL%20ALUMNADO.pdf?sequence=1&isAllowed=y

IPE Buenos Aires – Unesco. (2000). Diez módulos destinados a los responsables de los procesos de transformación educativa: Módulo 2, Gestión educativa estratégica. Ministerio de Educación de la Nación.

Kñallisky, E. (1999). La participación educativa: familia y escuela. Zaragoza: Universidad de las Palmas de Gran Canarias.

Latapí, P. (1996). Tiempo educativo mexicano I. México: UAG.

Loera, V. A. (2003). El estado inicial de las escuelas secundarias del Programa Escuelas de Calidad. Informe ejecutivo sobre los indicadores de línea base. Subsecretría de Educación Básica. Herística Educativa. Secretaría de Educación Pública. México

Martín, E. y Solé, I. (2011). Orientación Educativa: Modelos y Estrategias de Intervención. Graò.

Martínez, A. (2012). La gestión escolar. URL. http://psicopangela. blogspot.com/2012/06/gestion-escolar-evaluacion.html.

Mejía, M. N. (1992). Propuesta Curricular de Capacitación en Escuela de padres para Docentes de Escuela Nueva. Tesis de grado.

Orealc-Unesco. (2007a). El derecho a una educación de calidad para todos en América Latina y el Caribe. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (Reice), vol. 5, núm. 3. http://www.rinace.net/vol5num3/art1.pdf.

Orealc-Unesco (2007b). Educación de calidad para todos: Un asunto de derechos humanos. Documento de discusión sobre políticas educativas en el marco de la II Reunión Intergu-bernamental del Proyecto Regional de Educación para América Latina y el Caribe. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000150272

Rivera, M., & Milicic, N. (2006). Alianza familia-escuela: percepciones, creencias, expectativas y aspiraciones de padres y profesores de enseñanza general básica. Phsyke, 15(1), 119-135. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-22282006000100010

Scjelmekes, S. (1995). La calidad educativa y la formación de docentes. Sinéctica 7, jul-dic. pp. 1—11. https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/download/507/500

Sosa, J.A. (2009). Evolución de la relación familia-escuela. Tendencias Pedagógicas, 14, 251-265. https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/1917

Stern, H.H. (1968). La Educación de los Padres. Argentina: Kapeluz.

Trujillo, V. J. (2012). Las Escuelas de Padres más allá del enfoque transmisivo. Revista Odiseo. 9(18), http://odiseo.com.mx/bitacoraeducativa/2012/01/escuelas-padres-más-allá-del-enfoque-transmisivo

Publicado

2021-06-04

Edição

Secção

Resumen de Tesis Doctoral

Como Citar

Casadiegos Lázaro , R. . (2021). A gestão escolar participativa como base para o vínculo família-escola. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 1(2), 159-180. https://doi.org/10.59654/tdcsh709

Artigos Similares

11-20 de 72

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.