Competências tecnológicas e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.59654/j0x9nc08Palavras-chave:
Competências tecnológicas, Desempenho acadêmico, estudante universitário.Resumo
O objetivo do estudo foi determinar a relação entre as competências tecnológicas e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários. A pesquisa foi realizada dentro do paradigma positivista, com abordagem quantitativa, de tipo básico, nível descritivo e alcance correlacional. O design foi de campo, não experimental e transversal. A amostra foi composta por 64 estudantes de uma universidade pública em Maracaibo, Venezuela, selecionados por amostragem por conveniência. Para a coleta de dados, foi utilizada uma pesquisa baseada em um questionário validado por especialistas, com uma confiabilidade de 0,92. Os dados foram analisados por meio do software SPSS. Os resultados revelaram uma correlação de 0,648, o que indica uma relação positiva moderada-alta, sugerindo que, quanto maior o desenvolvimento das competências tecnológicas dos estudantes, melhor seu desempenho acadêmico. Em conclusão, o fortalecimento das competências tecnológicas impacta positivamente o desempenho acadêmico dos alunos.
Downloads
Referências
Acosta, F. S. F. (2023a). competencias digitales y el desempeño del docente universitario. Renovat: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Tecnología e Innovación, 10(1), 55–64. https://revistas.sena.edu.co/index.php/rnt/article/view/6629
Acosta, F. S. F. (2023b). Los enfoques de investigación en las Ciencias Sociales. Revista Latinoamericana Ogmios, 3(8), 82–95. https://doi.org/10.53595/rlo.v3.i8.084
Acosta, F. S. F. y Fuenmayor, A. (2022). Flipped Classroom como estrategia para la enseñanza y aprendizaje de la biología. Revista Impacto Científico, 17(2), 399-411.https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/impacto/article/view/39250
Alvarado, H. (2020). Competencias digitales en el proceso de enseñanza-aprendizaje del docente y estudiante. Revista guatemalteca de educación superior, 3(2), 12-23. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8104454
Arias, F. (2016). El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica. 7ma. Edición. Episteme.
Colás, P., Conde, J. y Reyes, S. (2017). Competencias digitales del alumnado no universitario. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, 16(1), 7-20. http://relatec.unex.es/article/view/2909
Comisión Económica para América Latina y el Caribe. CEPAL, (2016). Efecto de las TIC en el rendimiento educativo: el Programa Conectar Igualdad en la Argentina. https://www.cepal.org/es/publicaciones/40404-efecto-tic-rendimiento-educativo-programa-conectar-igualdad-la-argentina
García, C. (2018). Competencias Digitales para los ciudadanos del Siglo XXI. Educación, 2013(19), 11-16. https://doi.org/10.33539/educacion.2013.n19.1015
García, M. y Acosta, S. (2012). El desempeño del docente de ecología a nivel universitario. REDHECS, Revista Electrónica de Humanidades Educación y Comunicación Social, 37(7), 146-162. http://ojs.urbe.edu/index.php/redhecs/article/view/381
García, A. y Tejedor, F. (2017). Percepción de los estudiantes sobre el valor de las TIC en sus estrategias de aprendizaje y su relación con el rendimiento. Educación XX1, 20(2), 137-159. https://www.redalyc.org/pdf/706/70651145006.pdf
García J., Serna, N., Alvarado, H. y Peña J. (2019). Evaluación de competencias digitales en la educación superior. Editorialtyr. https://acortar.link/v6VD2q
González, V., Román, M. y Prendes, M. (2018). Formación en competencias digitales para estudiantes universitarios basada en el modelo DIGCOMP. Revista Electrónica de Tecnología Educativa EDUTEC. (65), 1 – 15. https://acortar.link/F8JGxu
Hernández, Sampieri, R. y Mendoza, C. (2018). Metodología de la Investigación: Las rutas cuantitativas, cualitativas y mixtas. 7ma. Edición. McGraw-Hill Interamericana.
Heredia, Y. y Cano, B. (2017). Estudios sobre el desempeño académico. Editora Nómada.
Moscoso, K. y Beraún, M. (2021). Competencias digitales y rendimiento académico en estudiantes universitarios, durante la educación no presencial – 2021. [Tesis de Maestría, Universidad Nacional de Huancavelica, Perú]. http://repositorio.unh.edu.pe/handle/UNH/3972
Organización de las Naciones Unidas para la Cultura, las Ciencias y la Educación, UNESCO (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC UNESCO. Recuperado el 9 de setiembre de 2024, de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024
Pérez, E. C y Reyes, R. Y. (2021). Competencias Tecnológicas: Un Nuevo Modelo Pedagógico. Revista Docentes 2.0, 11(2), 76–83. https://doi.org/10.37843/rted.v11i2.246
Polanía, C., Cardona, F., Castañeda, G., Vargas, I., Calvache, O. y Abanto, W. (2020). Metodología de Investigación Cuantitativa & Cualitativa. Aspectos conceptuales y prácticos para la aplicación en niveles de educación superior. Institución Universitaria Antonio José Camacho, Universidad César Vallejo.
Urbina, N. A. B. (2019). Estrategia tecnológica para mejorar el rendimiento académico universitario. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (56), 71–93. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2019.i56.04
Ruesga, S., da Silva, J. y Monsueto, S. (2014). Estudiantes universitarios, experiencia laboral y desempeño académico en España. Ministerio de Educación.
Salguero, A. G. K., Benites, Z. J. L., Salguero, A. A. G., Orosco, L. O. E., Orosco, T. E. G. y Vega, V. C. S. (2024). Competencias digitales y rendimiento académico en los estudiantes universitarios. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de la Educación, 8(32), 164 –173. https://revistahorizontes.org/index.php/revistahorizontes/article/view/1312.
Downloads
PDF (Espanhol)PDF (Inglês)
PDF (Francês)
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
HTML (Francês)
HTML
INFOGRAFÍA (Espanhol)
INFOGRAFÍA (Inglês)
INFOGRAFÍA (Francês)
INFOGRAFÍA
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.