Competências tecnológicas e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários

Autores

  • Savier Fernando Acosta Faneite Professor de Biologia, Universidad de Zulia, Maracaibo - Venezuela. Professor de Biologia. Autor/a https://orcid.org/0000-0003-2719-9163

DOI:

https://doi.org/10.59654/j0x9nc08

Palavras-chave:

Competências tecnológicas, Desempenho acadêmico, estudante universitário.

Resumo

O objetivo do estudo foi determinar a relação entre as competências tecnológicas e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários. A pesquisa foi realizada dentro do paradigma positivista, com abordagem quantitativa, de tipo básico, nível descritivo e alcance correlacional. O design foi de campo, não experimental e transversal. A amostra foi composta por 64 estudantes de uma universidade pública em Maracaibo, Venezuela, selecionados por amostragem por conveniência. Para a coleta de dados, foi utilizada uma pesquisa baseada em um questionário validado por especialistas, com uma confiabilidade de 0,92. Os dados foram analisados por meio do software SPSS. Os resultados revelaram uma correlação de 0,648, o que indica uma relação positiva moderada-alta, sugerindo que, quanto maior o desenvolvimento das competências tecnológicas dos estudantes, melhor seu desempenho acadêmico. Em conclusão, o fortalecimento das competências tecnológicas impacta positivamente o desempenho acadêmico dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Savier Fernando Acosta Faneite, Professor de Biologia, Universidad de Zulia, Maracaibo - Venezuela. Professor de Biologia.

    Dr. em Ciências da Educação e Pós-doutorado em Gerência para a Educação Superior. Professor de Biologia. Correio eletrônico: savier.acosta@gmail.com

Referências

Acosta, F. S. F. (2023a). competencias digitales y el desempeño del docente universitario. Renovat: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Tecnología e Innovación, 10(1), 55–64. https://revistas.sena.edu.co/index.php/rnt/article/view/6629

Acosta, F. S. F. (2023b). Los enfoques de investigación en las Ciencias Sociales. Revista Latinoamericana Ogmios, 3(8), 82–95. https://doi.org/10.53595/rlo.v3.i8.084

Acosta, F. S. F. y Fuenmayor, A. (2022). Flipped Classroom como estrategia para la enseñanza y aprendizaje de la biología. Revista Impacto Científico, 17(2), 399-411.https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/impacto/article/view/39250

Alvarado, H. (2020). Competencias digitales en el proceso de enseñanza-aprendizaje del docente y estudiante. Revista guatemalteca de educación superior, 3(2), 12-23. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8104454

Arias, F. (2016). El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica. 7ma. Edición. Episteme.

Colás, P., Conde, J. y Reyes, S. (2017). Competencias digitales del alumnado no universitario. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, 16(1), 7-20. http://relatec.unex.es/article/view/2909

Comisión Económica para América Latina y el Caribe. CEPAL, (2016). Efecto de las TIC en el rendimiento educativo: el Programa Conectar Igualdad en la Argentina. https://www.cepal.org/es/publicaciones/40404-efecto-tic-rendimiento-educativo-programa-conectar-igualdad-la-argentina

García, C. (2018). Competencias Digitales para los ciudadanos del Siglo XXI. Educación, 2013(19), 11-16. https://doi.org/10.33539/educacion.2013.n19.1015

García, M. y Acosta, S. (2012). El desempeño del docente de ecología a nivel universitario. REDHECS, Revista Electrónica de Humanidades Educación y Comunicación Social, 37(7), 146-162. http://ojs.urbe.edu/index.php/redhecs/article/view/381

García, A. y Tejedor, F. (2017). Percepción de los estudiantes sobre el valor de las TIC en sus estrategias de aprendizaje y su relación con el rendimiento. Educación XX1, 20(2), 137-159. https://www.redalyc.org/pdf/706/70651145006.pdf

García J., Serna, N., Alvarado, H. y Peña J. (2019). Evaluación de competencias digitales en la educación superior. Editorialtyr. https://acortar.link/v6VD2q

González, V., Román, M. y Prendes, M. (2018). Formación en competencias digitales para estudiantes universitarios basada en el modelo DIGCOMP. Revista Electrónica de Tecnología Educativa EDUTEC. (65), 1 – 15. https://acortar.link/F8JGxu

Hernández, Sampieri, R. y Mendoza, C. (2018). Metodología de la Investigación: Las rutas cuantitativas, cualitativas y mixtas. 7ma. Edición. McGraw-Hill Interamericana.

Heredia, Y. y Cano, B. (2017). Estudios sobre el desempeño académico. Editora Nómada.

Moscoso, K. y Beraún, M. (2021). Competencias digitales y rendimiento académico en estudiantes universitarios, durante la educación no presencial – 2021. [Tesis de Maestría, Universidad Nacional de Huancavelica, Perú]. http://repositorio.unh.edu.pe/handle/UNH/3972

Organización de las Naciones Unidas para la Cultura, las Ciencias y la Educación, UNESCO (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC UNESCO. Recuperado el 9 de setiembre de 2024, de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024

Pérez, E. C y Reyes, R. Y. (2021). Competencias Tecnológicas: Un Nuevo Modelo Pedagógico. Revista Docentes 2.0, 11(2), 76–83. https://doi.org/10.37843/rted.v11i2.246

Polanía, C., Cardona, F., Castañeda, G., Vargas, I., Calvache, O. y Abanto, W. (2020). Metodología de Investigación Cuantitativa & Cualitativa. Aspectos conceptuales y prácticos para la aplicación en niveles de educación superior. Institución Universitaria Antonio José Camacho, Universidad César Vallejo.

Urbina, N. A. B. (2019). Estrategia tecnológica para mejorar el rendimiento académico universitario. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (56), 71–93. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2019.i56.04

Ruesga, S., da Silva, J. y Monsueto, S. (2014). Estudiantes universitarios, experiencia laboral y desempeño académico en España. Ministerio de Educación.

Salguero, A. G. K., Benites, Z. J. L., Salguero, A. A. G., Orosco, L. O. E., Orosco, T. E. G. y Vega, V. C. S. (2024). Competencias digitales y rendimiento académico en los estudiantes universitarios. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de la Educación, 8(32), 164 –173. https://revistahorizontes.org/index.php/revistahorizontes/article/view/1312.

Publicado

2025-01-20

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Acosta Faneite, S. F. (2025). Competências tecnológicas e o desempenho acadêmico dos estudantes universitários. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 6(11), 111-123. https://doi.org/10.59654/j0x9nc08

Artigos Similares

1-10 de 78

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.