Metodologias educacionais baseadas na teoria do conhecimento de Maturana e Varela para o ensino das ciências naturais.
DOI:
https://doi.org/10.59654/z4qpj721Palavras-chave:
Metodologias educativas, teoria do conhecimento, ciências naturais.Resumo
O estudo surge como resposta ao baixo desempenho e falta de interesse dos estudantes em física, química e biologia. Observa-se que os docentes de ciências naturais se concentram em metodologias rígidas e tradicionais, desvinculadas da realidade dos estudantes. O objetivo foi analisar as possibilidades que a teoria do conhecimento de Maturana e Varela oferece para o desenvolvimento de metodologias educativas no ensino das ciências naturais. Empregou-se o paradigma sociocrítico e a pesquisa-ação participativa, com fases de diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação, sendo executado com estudantes do 5º ano nas três disciplinas, e coletando dados de 12 docentes e estudantes. O estudo conclui que a metodologia baseadana teoria do conhecimento impacta positivamente o desempenho e a motivação dos estudantes. As informações obtidas orientam transformações nas práticas educativas, revitalizando o ensino de ciências naturais e fortalecendo o compromisso estudantil nessas disciplina.
Downloads
Referências
Ansoleaga, K. (2019). La educación rural transformadora. Fondo Editorial de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (FEDUPEL).
Arnold, M., Urquiza, A., &Thumala, D. (2011). Recepción del concepto de autopoiesis en las ciencias sociales. Sociológica (México), 26(73), 87-108. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0187-01732011000200004&script=sci_arttext
Ball, S., & Gutiérrez, M., &Tallaferro D. (2014). Planteamientos epistemológicos de la obra" El árbol del conocimiento" de Humberto Maturana y Francisco Varela (Doctoral dissertation, Universidad del Zulia). http://erevistas.saber.ula.ve/index.php/anuariodoctoradoeducacion/article/view/3863
Bedoya, M. (2023). De la colonización hacia la decolonización en la Educación Matemática: Aportes de la liberación. Revista Educar Mais, 7, 506-520. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3335
Busquets, T., Silva, M., & Larrosa, P. (2016). Reflexiones sobre el aprendizaje de las ciencias naturales: Nuevas aproximaciones y desafíos. Estudios pedagógicos (Valdivia), 42(ESPECIAL), 117-135. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000300010
Correa-Díaz, A., Benjumea-Arias, M., & Valencia-Arias, A. (2019). La gestión del conocimiento: Una alternativa para la solución de problemas educacionales. Revista Electrónica Educare, 23(2), 1-27. http://dx.doi.org/10.15359/ree.23-2.1
De La Aldea, E. (2019). Los cuidados en tiempos de descuido. Chile: LOM Ediciones.
De la Fuente, J. (1997). El lenguaje desde la biología del amor. Literatura y lingüística, (10), 0. https://www.redalyc.org/pdf/352/35201009.pdf
Di Pasquo, F., Busan, T., Ocampo, C., Rodríguez, E., Klier, G., & Del Castillo, D. (2020). Teoría del conocimiento, ecología y problemática ambiental. MAD, (42), 33-44. https://revistateoria.uchile.cl/index.php/RMAD/article/view/59297
Flores, R. (2021). IAP: Intensificación para la transformación social. Portugal: Amazon Digital Services LLC - KDP Print US.
Gorostiza, A. (2021). Humberto Maturana: biología y comunicación (Bachelor'sthesis, Universidad Nacional de Rosario). https://rephip.unr.edu.ar/items/0e2ef500-95a8-42f7-84b0-d2194d0669af
Hernández, C. (2009). El sentido de lo humano en el contexto educativo venezolano (visto desde la teoría de Humberto Maturana). Facultad de Ciencias de la Educación, 3 (4) 121-136. http://servicio.bc.uc.edu.ve/educacion/arje/arj04/art07.pdf
Jové, M. (2022). Humberto Maturana: Ciencia, educación y democracia desde la biología del amor. Bajo palabra. Revista de filosofía, (30), 139-154. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8724145
Maturana, H. (2004). Transformación en la convivencia. JC Sáez Editor.
Maturana, H. R., & Maturana, H. (2003). El sentido de lo humano. JC Sáez editor.
Maturana, H., & Davila, X. (2006). Desde la matriz biológica de la existencia humana. Editorial, Universidad academia de humanismo cristiano.
Maturana, H. R., Varela, F. J. (1990). El árbol del conocimiento: las bases biológicas del conocimiento humano. Chile: Debate.
Méndez, I. (2018). La teoría biológica del conocimiento como puente de articulación entre las ciencias naturales y sociales. Humanidades Médicas, 18(2), 176-194. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1727-81202018000200176&script=sci_arttext
Mendoza, E.., & Godoy, N. (2016). El Aprendizaje desde un enfoque holístico e integrador. Revista Científica Teorías, Enfoques y Aplicaciones en las Ciencias Sociales, 9(19), 39-54. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6577479
Obando, O., Galviz, S. (2023). Voces subjetivas diversas: Reflexiones polifónicas para la construcción de una cultura de paz. Colombia: Universidad del Valle.
Olivo-Franco, J., & Corrales, J. (2019). De los entornos virtuales de aprendizaje: hacia una nueva praxis en la enseñanza de la matemática. Revista Andina de Educación, 3(1), 8-19. http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?pid=S2631-28162019000300008&script=sci_arttext
Ortiz, A. (2015). La concepción de Maturana acerca de la conducta y el lenguaje humano. CES Psicología, 8(2), 182-199. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2011-30802015000200011%20&script=sci_arttext
Parada, A. (2023). Reflexiones para una nueva enseñanza ciudadana a partir de la Biología Cultural de Humberto Maturana. Revista Estudios en Educación, 6(10), 82-98. http://ojs.umc.cl/index.php/estudioseneducacion/article/view/289
Rodríguez, D., & Torres, J. (2003). Autopoiesis, la unidad de una diferencia: Luhmann y Maturana. Sociologías, 106-140. https://www.scielo.br/j/soc/a/FGbCQNG5DBVHjSR78fTjpVP
Rojas, R. (2002). Investigación Acción en el aula. Enseñanza-aprendizaje de la metodología Editorial Plaza y Valdés, S.A.
Ruiz, G. (2008). Reflexiones y definiciones desde la teoría biológica del conocimiento: aprendizaje y competencia en la universidad actual. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 34(1), 199-214. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052008000100012
Ruiz, Á., & Abad, J. (2019). El lugar del símbolo: El imaginario infantil en las instalaciones de juego. España: Editorial Grao.
Santos, A. (2022). Lo uno y lo múltiple en la información desde la perspectiva bibliotecológica. Editorial. Universidad Nacional Autónoma De México
Scribano, A. O. (2007). El proceso de investigación social cualitativo. Argentina: Librería Guadalquivir.
Toro, S., & Vega, J. (2021). Manifestaciones de la motricidad humana: Brotes desde el sur. Chile: Ediciones Universidad Austral de Chile.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta licencia permite a los reutilizadores distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, y solo siempre que se atribuya al creador. Si remezclas, adaptas o construyes sobre el material, debes licenciar el material modificado bajo términos idénticos. CC BY-NC-SA incluye los siguientes elementos:
POR: se debe dar crédito al creador.
NC: Sólo se permiten usos no comerciales de la obra.
SA: Las adaptaciones deben compartirse en los mismos términos.







