A educação como um meio para o desenvolvimento humano

Ainda um objectivo inacabado

Autores

  • Nubia Acosta Soto Institución Educativa Aurelio Martínez Mutis, Bucaramanga - Colombia. Autor/a
  • Luz Maribel Dávila Pérez Rectora. Institución Educativa Liceo Patria, Bucaramanga - Colombia. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/5mqz5q95

Palavras-chave:

Educação como um direito humano, desenvolvimento humano, desigualdade social, educação como garantia de outros direitos.

Resumo


O artigo decompõe-se para abordar a questão a partir de quatro perspectivas. Em primeiro lugar, parte da consideração consagrada pelas Nações Unidas na Declaração dos Direitos do Homem em 1948, de que a educação é um direito humano. Em segundo lugar, aborda o não cumprimento do direito à educação e a desigualdade social que ocorre entre países ricos e pobres, e como ocorre a desigualdade no acesso à educação, emprego e oportunidades de emprego. Em terceiro lugar, a educação como pilar do desenvolvimento humano é discutida; esta secção discute o papel da educação na realização do desenvolvimento humano e como meio de garantir outros direitos. Finalmente, discute-se como a educação tem sido considerada um dos objectivos do milénio e do desenvolvimento humano desde 2000.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Nubia Acosta Soto , Institución Educativa Aurelio Martínez Mutis, Bucaramanga - Colombia.

    Magister en Gestión de la Tecnología Educativa, Universidad de Santander, Bucaramanga - Colombia. Email: paulaorduz@gmail.com

  • Luz Maribel Dávila Pérez , Rectora. Institución Educativa Liceo Patria, Bucaramanga - Colombia.

    Magister en Gestión de la Tecnología Educativa, Universidad de Santander, Bucaramanga - Colombia. Email: marifre190@hotmail.com

Referências

Bárcena, A. y Prado, A. (2016). El imperativo de la igualdad: por un desarrollo sostenible en América Latina y el Caribe. Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL)/Siglo XXI.

Brugué, Q., Gomà, R., y Subirats, J. (2002). De la Pobreza a la Exclusión Social: Nuevos retos para las políticas públicas. Revista Internacional de Sociología, 60(33), 7-45. https://revintsociologia.revistas.csic.es/index.php/revintsociologia/article/view/728

Corporación Latinobarómetro. (2007). Informe 2007. https://www.latinobarometro.org/LATOld/LATBD/LATBD_Latinobarometro_Informe_2007.pdf

Corporación Latinobarómetro. (2021). Informe 202.https://www.latinobarometro.org/latContents.jsp

Delgado, P. (2 de marzo 2020). La educación incrementa la esperanza de vida, según estudio. Edu News RSS. Instituto para el Futuro de la Educación | Tecnológico de Monterrey. https://observatorio.tec.mx/edu-news/nivel-educativo-incrementa-esperanza-de-vida/

Derecho a la educación. (2022). La educación como derecho. https://www.right-to-education.org/es/page/la-educaci-n-como-derecho

Gargarella, R y Etchicury, H. (2011). La Constitución en 2020, 48 propuestas para una sociedad igualitaria. Siglo XXI. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3984907.pdf

Lapeyre, F. (2006). Objetivos de desarrollo del Milenio ¿herramientas de desarrollo o Caballo de Troya de las políticas neoliberales? En Lapeyre, F. et al. (2006). Objetivos de desarrollo para el milenio: puntos de vista críticos del Sur. Editorial Popular.

Muñoz, C. (2003). Origen y consecuencias de las desigualdades educativas. Investigaciones realizadas en América Latina sobre el problema. Fondo de Cultura Económica.

Naciones Unidas. (1993). Declaración y Programa de Acción de Viena. https://www.ohchr.org/Documents/Events/OHCHR20/VDPA_booklet_Spanish.pdf

Naciones Unidas. (1966). Pacto Internacional de Derechos Económicos, Sociales y Culturales. https://www.ohchr.org/sites/default/files/cescr_SP.pdf

Naciones Unidas. (1999). Aplicación Del Pacto Internacional de Derechos Económicos, Sociales y Culturales. Consejo Económico y Social. Comité de Derechos Económicos, Sociales y Culturales, 21º período de sesiones, 15 de noviembre a 3 de diciembre de 1999. https://www.right-to-education.org/sites/right-to-education.org/files/resource-attachments/ONU_Observaci%C3%B3n_General_13_Derecho_Educaci%C3%B3n_es.pdf

Naciones Unidas (2023a). Objetivos de Desarrollo Sostenible. Objetivo 4: Garantizar una educación inclusiva, equitativa y de calidad y promover oportunidades de aprendizaje durante toda la vida para todos. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/

Naciones Unidas (2023b). Educación de calidad: Por Qué es importante. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/wp-content/uploads/sites/3/2016/10/4_Spanish_Why_it_Matters.pdf

Organización de las Naciones Unidas. (1948). Declaración Universal de Derechos Humanos. Adoptada y proclamada por la Asamblea General en su resolución 217 A (III), de 10 de diciembre de 1948. https://www.ohchr.org/sites/default/files/UDHR/Documents/UDHR_Translations/spn.pdf

Organización de las Naciones Unidas. (2000). Nosotros los pueblos: la función de las Naciones Unidas en el siglo XXI. https://www.iri.edu.ar/publicaciones_iri/anuario/A01/Dep-nexo/nosotros%20los%20pueblos.htm

Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. (1990). Informe sobre Desarrollo Humano 1990. Título original: Human Development Report 1990. Tercer Mundo Editores. Traducción: Angela García. Definición y medición del desarrollo humano.http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_1990_es_completo_nostats.

Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. (1991). Desarrollo Humano: Informe 1992. Título original: Human Development Report 1991. Tercer Mundo Editores. Traducción: Esperanza Meléndez y Angela García. Definición y medición del desarrollo humano. https://hdr.undp.org/system/files/documents/hdr1991escompletonostatspdf.pdf

Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. (1992). Desarrollo Humano: Informe 1992. Título original: Human Development Report 1990. Tercer Mundo Editores. Traducción: Esperanza Meléndez y Angela García. Definición y medición del desarrollo humano. En línea: https://digitallibrary.un.org/record/240245?ln=es

Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (2021). Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo Plan Estratégico 2022-2025. https://www.undp.org/sites/g/files/zskgke326/files/2021-09/UNDP-Strategic-Plan-2022-2025-SP.pdf

Rius, M. (14 de septiembre 2012). Educación = salud + longevidad. La vanguardia. https://www.Lavanguardia.com/estilos-de-vida/20120914/54349508785/educacion-salud-longevidad.html

Schmelkes, S. (2020). Reconocer y superar la desigualdad en la educación. https://www.un.org/es/cr%C3%B3nica-onu/reconocer-y-superar-la-desigualdad-en-laeducaci%C3%B3n#:~:text=La%20desigualdad%20es%20quiz%C3%A1%20el,%2C%20sobre%20todo%2C%20el%20aprendizaje.

Unesco. (s.f). Alfabetización. https://www.unesco.org/es/literacy

Unesco. (2023a). Desarrollo de Capacidades para la Educación. https://www.unesco.org/es/caped

Unesco. (2023b). Cómo ayuda la UNESCO a los jóvenes y adultos a retomar la enseñanza primaria en Mozambique. https://www.unesco.org/es/literacy

Publicado

2023-06-15

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Acosta Soto , N. ., & Dávila Pérez , L. M. . (2023). A educação como um meio para o desenvolvimento humano: Ainda um objectivo inacabado. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 4(8), 87-97. https://doi.org/10.59654/5mqz5q95

Artigos Similares

1-10 de 119

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.