A Importância do Ensino da História para a Construção da Cidadania
DOI:
https://doi.org/10.59654/4eww1048Palavras-chave:
Ensino de história, historiografia, construção da cidadania.Resumo
Este artigo dá conta, de certa forma, de um estudo relacionado com o ensino e aprendizagem da história através do uso de pedagogias emergentes; neste sentido, foi proposto como objectivo fundamental analisar a importância do ensino da história no
ensino secundário básico em instituições educativas do município de Piedecuesta, no departamento de Santander, Colômbia, como meio para a construção da cidadania. Os professores no ensino da história, na sua práxis pedagógica atribuem a uma corrente
historiográfica; alguns estão ligados ao marxismo, estimulam o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos estudantes; outros estão relacionados com o positivismo histórico e há um grupo de professores que não estão localizados nas tipologias anteriores,
portanto, adoptam uma tipologia ecléctica. O ensino da história enfrenta actualmente um desafio complexo ao passar do paradigma tradicional para um paradigma construtivista e inovador que está empenhado no desenvolvimento do pensamento histórico dos estudantes a partir de uma perspectiva crítica. O conceito de cidadania nos últimos anos conheceu um verdadeiro boom no campo académico, sendo um dos objectos mais abordados nos estudos das ciências sociais e humanas, especialmente na educação. A deslocação progressiva dos centros de poder, entre outros aspectos, teve um impacto na configuração de novos cenários como espaços para o exercício da cidadania. O trabalho dos professores assume especial relevância e empenho na educação de crianças e jovens; e o ensino da história, bem como a construção da cidadania, devem tornar-se elementos fundamentais no contexto da sua educação abrangente.
Downloads
Referências
Aldana, T. (2010). Educación para la ciudadanía y educación ambiental: una articulación necesaria. Ponencia presentada en el Congreso Iberoamericano de Educación. Con- greso Iberoamericano de Educación. Metas 2021 (págs. 1-9). Ficad. http://www.ficad.org/lecturas/lectura_cuatro_unidad_ocho_eca.pdf.
Audigier, F. (1999). L’éducation à la citoyenneté. INRP.
Carretero, M. y Guimerá, R. C. (1991). Práctica docente y pensamiento del profesor de Historia de Secundaria (Tesis doctoral inédita): Estudio General de Lleida.
Carretero, M. y Kriger, M. (2004). ¿Forjar patriotas o educar cosmopolitas? El pasado y el presente de la historia escolar en un mundo global. En M. Carretero y J. Voss (Eds.), Aprender y pensar la historia (pp. 71-98): Amorrortu.
Chapman, A. (2011). Taking the perspective of the other seriously? Understanding his- torical argument. Educar em Revista, 42, 95-106. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiRiOnupMaBAxVPRzABHYDaDQEQFnoECB4QAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fj%2Fer%2Fa%2FDMc6QfpngbNc7NQjLT3brcS%2F%3Flang%3Den&usg=AOvVaw3djtzHoz0wRqZgne07Ax17&opi=89978449
Clark, P. (Ed.) (2011). New possibilities for the past. Shaping history education in Ca- nada UBC Press.
Dewey, J. (2004). Democracia y Educación: Una Introducción a la Filosofía de la Educa- ción: Morata.
Gagnon, F. y Pagé, M. (1999): Cadre conceptuel d’analyse de la citoyenneté dans les démocraties libérales. Vol. I: Cadre conceptuel et analyse. Direction du Multicultu- ralisme, Direction de la Participation des citoyens, Recherche et analyse stratégiques (RAS). Ministère du Patrimoine Canadien.
Giroux, H. (2003). La escuela y la lucha por la ciudadanía. Siglo XXI.
Gómez, C. J., Ortuño, J. y Molina, S. (2014). Aprender a pensar históricamente. Retos para la historia en el siglo XXI. Tempo e Argumento, 6(11), 5-27. https://www.redalyc.org/pdf/3381/338131531002.pdf
Gómez, C. J. y Rodríguez, R. (2014). Aprender a enseñar ciencias sociales con métodos de indagación. Los estudios de caso en la formación del profesorado. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 12(2), 307-325. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjvndSdpcaBAxV7TTABHTTBASkQFnoECBAQAQ&url=https%3A%2F%2Fdialnet.unirioja.es%2Fservlet%2Farticulo%3Fcodigo%3D4845500&usg=AOvVaw1R67Izu--atmFNUTcfvrZh&opi=89978449
Gómez, C. C.J., Rodríguez-Pérez, R.A. y Mirete, A.B. (2018). Metodología didáctica y concepciones epistemológicas sobre la enseñanza de la historia. Una investigación con futuros Maestros. Revista Complutense de Educación, 24(1), 237-250.
Imbernón, F. (2002). Cinco ciudadanías para una nueva educación: Graó.
Lévesque, S. (2008). Pensando históricamente. Educar a los estudiantes para el siglo XXI: Prensa de la Universidad de Toronto.
Pérez, S. (2008). ¿Por qué enseñamos geografía e historia? ¿Es tarea educativa la cons- trucción de identidades? Historia de la educación, 27, 37-55.
Prats, J. y Santacana, J. (2011). ¿Por qué y para qué enseñar historia? En J. Prats (Coord.), Didáctica de la Geografía y la Historia (pp. 13-29). Graó.
Prieto, D. y Pérez, F. (2021). La enseñanza de la historia en las aulas: un tema para re- flexionar. Revista Debates por la Historia, 9(1), 129-154.
Seixas, p. y Morton, T. (2013). Los seis grandes conceptos del pensamiento histórico: Nelson.
Schmidt, M. A. (2017). ¿Qué hacen los historiadores cuando enseñan la Historia? Contribuciones de la teoría de Jörn Rüsen para el aprendizaje y el método de enseñanza de la Historia. Clio &asociados. La historia enseñada, (24), 26-37.
Téllez, I. (2020). El tratamiento de historia local en los escolares de la educación pri- maria. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 23(3), 871-894.
Touraine, A. (1995). ¿Qué es la democracia? Fondo de Cultura Económica.
Valencia, D. (2010). Dispositivos de poder y mayorías durante la era Uribe. Una mirada a los procesos de socialización. Escenarios, 40-45.
Wineburg, S. (2001). Historical Thinking and Other Unnatural Acts. Charting the Future of Tea- ching the Past. Temple University Press.
White, H. (1992). El contenido de la forma. Paidós.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.