Competências socio-formativas para professores não licenciados em tecnologia e informática.

Desafios na Colômbia

Autores

  • Juan Carlos Figueroa Rada Institución Educativa Departamental Liceo Ariguaní, Ariguaní - Magdalena, Colombia. Autor/a https://orcid.org/0009-0008-0640-6358

DOI:

https://doi.org/10.59654/68pwpc23

Palavras-chave:

Competências, socio-formativas, profissionais não licenciados, tecnologia, informática.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as competências socio-formativas para professores não licenciados em tecnologia e informática. Utilizou-se uma metodologia interpretativo-pós-positivista, com uma abordagem fenomenológico-interpretativa para compreender as experiências de 8 professores não licenciados, mas com formação em informática. Foi utilizada uma entrevista estruturada com 22 perguntas abertas para a coleta de informações. Aplicou-se a triangulação para garantir a validade e a fiabilidade dos resultados. Os achados revelaram categorias como sensação de desafio, consciência das limitações, perspectiva atualizada, motivação para carreiras tecnológicas, inovação na sala de aula e conexão com a indústria. Isso permite concluir que existe a necessidade de programas de formação específicos para professores não licenciados em áreas tecnológicas, a fim de melhorar sua prática pedagógica e sua capacidade de ensinar eficazmente temas relacionados à tecnologia e à informática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juan Carlos Figueroa Rada, Institución Educativa Departamental Liceo Ariguaní, Ariguaní - Magdalena, Colombia.

    Doctorante en Ciencias de la Educación en la Universidad Metropolitana de Educación, Ciencia y Tecnología (UMECIT), Panamá. Magister en Gestión de le Tecnología Educativa de la Universidad de Santander. Especialista en Administración de la Informática Educativa de la Universidad de Santander. Ingeniero de Sistemas de la Universidad Autónoma de Colombia. Email de contacto: jcfigueroarada@hotmail.com

Referências

Acosta, S. (2023). Los enfoques de investigación en las Ciencias Sociales. Revista Latinoamericana Ogmios, 3(8), 82–95. https://doi.org/10.53595/rlo.v3.i8.084

Albadan, J. (2020). Identidad profesional docente como religación entre el pensamiento complejo y el campo educativo. Sophia, colección de Filosofía de la Educación, (29), 127-156. http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?pid=S1390-86262020000200127&script=sci_arttext

Alcántara, J. (2021). Estrategia de formación permanente basado en el modelo complejo desarrollador para las competencias profesionales. [Tesis doctoral. Universidad Señor de Sipán]. https://renati.sunedu.gob.pe/handle/sunedu/3060346

Álvarez, G., Viteri, J., Estupiñán, J., & Viteri, C. (2021). La formación continúa de los docentes de la educación superior como sustento del modelo pedagógico. Revista Conrado, 17(S1), 431-439. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1800

Aristizábal, D. (2022). Incidencia de un modelo de correlación semántico de datos socioformativos en la evaluación de la planeación curricular de una asignatura de aula presencial, 2019. [Tesis doctoral, Universidad Privada Norbert Wiene Perú]. https://repositorio.uwiener.edu.pe/handle/20.500.13053/6659

Arteaga, I., Meneses, J., & Luna, J. (2015). Estrategia didáctica: una competencia docente en la formación para el mundo laboral. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), 11(1), 73-94. https://www.redalyc.org/pdf/1341/134144226005.pdf

Barcos, I., Vinueza, N., &Arreaga, G. (2021). Perfil del docente del siglo XXI y sus desafíos. Revista Conrado, 17(S2), 410-420.

Bastos, A. (2016). La mediación del aprendizaje y su vinculación con la formación docente y las competencias del docente mediador. [Tesis doctoral] UPEL. https://espacio-digital.upel.edu.ve/index.php/TD/article/view/72

Beltrán, L. (2021). Análisis de las metodologías pedagógicas desarrolladas en el área de tecnología e informática para el fortalecimiento de las competencias digitales del colegio Técnico Tomás Rueda Vargas. [Tesis de maestría,Corporación Universitaria Minuto de Dios]. http://uniminuto-dspace.scimago.es/bitstream/10656/13424/1/TM.ED_Beltr%c3%a1nLiliana_2021.pdf

Cabeza, L., Zapata, Á., & Lombana, J. (2018). Crisis de la profesión docente en Colombia: percepciones de aspirantes a otras profesiones. Educación y Educadores, 21(1), 51-72. https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.1.3

Callealta L., Donoso, M., & Camuñas, N. (2020). Identidad profesional docente: la influencia de las competencias y la formación inicial de los aspirantes a profesores de Educación Secundaria. Revista de estilos de aprendizaje, 13(25), 84-98. https://doi.org/10.55777/rea.v13i25.1880

Castillo, R. (2020). Programa de formación de Competencias Profesionales, en los docentes de Educación Primaria, para la evaluación del proceso didáctico, del Área de Comunicación, en la jurisdicción de la UGEL–Lambayeque–2014. (tesis doctoral) Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo. https://renati.sunedu.gob.pe/handle/sunedu/2837576

Cedeño, M. (2021). Los docentes sin formación pedagógica y su impacto en la calidad de los aprendizajes en estudiantes de la carrera de formación dual: Tecnología Superior en Procesamiento de Alimentos, Instituto Tecnológico Superior¨ Juan Bautista Aguirre”-Ecuador. (Tesis doctoral) Universidad Nacional Mayor de San Marcos. https://renati.sunedu.gob.pe/handle/sunedu/3071741

Cruz, E. (2019). Importancia del manejo de competencias tecnológicas en las prácticas docentes de la Universidad Nacional Experimental de la Seguridad (UNES). Revista Educación, 196-218. https://www.scielo.sa.cr/pdf/edu/v43n1/2215-2644-edu-43-01-00196.pdf

Durán, F., Acosta, D., & Espinel, Ó. (2014). Experiencia docente de profesionales no licenciados en la escuela pública del Distrito. Actualidades Pedagógicas, 1(63), 39-60. https://ciencia.lasalle.edu.co/ap/vol1/iss63/9/

Echeveste, M., & Martínez, M. (2016). Desafíos en la enseñanza de Ciencias de la Computación. Universidad Nacional de Córdoba. Centro de Estudios Avanzados; Virtualidad, Educación y Ciencia; 7; (12); 34-48 https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/156209

El-Sahili, L. (2010). Psicología para el Docente: Consideraciones sobre los riesgos y desafíos de la profesión magisterial. Universidad de Guanajuato.

Figueroa, J. (2024). Competencias socioformativas de profesionales no docentes que imparten clases en área de tecnología e informática. Revista Latinoamericana Ogmios, 4(9), 1-13. https://doi.org/10.53595/rlo.v4.i9.086

Gallardo, P., Gallardo, F., Gallardo, J. (2022). Desarrollo de las habilidades socioemocionales y de los valores en Educación Infantil y Primaria. España: Ediciones Octaedro.

González, S.., & Crispín, A.. (2022). Representaciones sociales de los maestros de Educación Básica sobre la evaluación docente en México. Educere: Revista Venezolana de Educación, (84), 685-698. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8558704

Joyanes, L. (2017). Industria 4.0: la cuarta revolución industrial. Alpha Editorial.

Unesco. (2021). Informe de seguimiento de la educación en el mundo los actores no estatales en la educación: ¿Quién elige? ¿Quién pierde? París. Francia. Composición: UNESCO

Unesco (2024) Conferencia de la UNESCO sobre Datos y Estadísticas de Educación. https://ces.uis.unesco.org/wp-content/uploads/sites/23/2024/01/EDS-5-Teachers-_SP_Final-WEB.pdf

Valenzuela, J., Muñoz, C., Silva-Peña, I., Gómez, V., & Precht, A. (2015). Motivación escolar: Claves para la formación motivacional de futuros docentes. Estudios pedagógicos (Valdivia), 41(1), 351-361. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052015000100021

Vera, C., & García, M. (2010). Estrategias didácticas en el aula. Buscando la calidad y la innovación. Editorial UNED.

Publicado

2024-07-30

Edição

Secção

Artículos de Investigación

Como Citar

Figueroa Rada, J. C. . (2024). Competências socio-formativas para professores não licenciados em tecnologia e informática.: Desafios na Colômbia. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 5(10), 117-132. https://doi.org/10.59654/68pwpc23

Artigos Similares

1-10 de 76

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.