Evasão escolar e estratégias de acesso e permanência nas Instituições Educacionais Oficiais de Tunja
DOI:
https://doi.org/10.59654/fbhdfj24Palavras-chave:
Evasão escolar, insucesso escolar, frequência escolar, integração escolar.Resumo
A permanência dos estudantes é um problema significativo, pois nenhuma criança deve ficar fora do sistema educacional. O objetivo é analisar de forma crítica e profunda as causas estruturais, contextuais e individuas que influenciam a evasão escolar, para compreender suas múltiplas consequências no tecido social e no desenvolvimento humano. A pesquisa enquadrou-se no paradigma crítico, com abordagem qualitativa, do tipo básica, nível descritivo, alcance correlacional, metodologia documental e análise de sistemas de informação, recolhendo dados de matrícula e opiniões do pessoal das Instituições Educacionais Oficiais de Tunja. Refletem-se as estratégias de acesso e permanência escolar em nível local. Os resultados propõem estratégias transformadoras que contribuem para a permanência e o sucesso educacional de estudantes em condições de vulnerabilidade, por meio de iniciativas como o observatório de Trajetórias Educacionais.
Downloads
Referências
Alcaldía de Tunja. (31 de 05 de 2020). Plan de Desarrollo Municipal de Tunja _2020-2023. https://www.tunja-boyaca.gov.co/planes/plan-de-desarrollo-municipal-de-tunja-_20202023
Astorga, M. (2023). Factores y/o dinámicas familiares asociadas al ausentismo escolar. Perspectivas: revista de trabajo social (41), 159-190. DOI: https://ediciones.ucsh.cl/index.php/Perspectivas/article/view/3426
Bañuelos, L. P. y Salas, M. K. (2024). Propuesta metodológica para la adquisición de la lectoescritura en niños con bajo rendimiento escolar. Intervenciones Psicológicas, pp. 35-56. En Baltazar, R. A. M. (2024). Estudio de Casos y Grupo. Universidad Nacional Autónoma de México.
Cárcamo, V. H. y Gubbins, F. V. (2020). Representaciones de la relación familia-escuela de los formadores del profesorado para la enseñanza básica. Revista mexicana de investigación educativa, 25(86), 549-573. https://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=14065614003
Dávila, M. R., Martin, B. M., Zapana, D. D. y Velarde, D. L. (2022). La educación universitaria y el emprendimiento de los estudiantes de una universidad limeña. Revista Universidad y sociedad, 4(14), 486-494. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/3070
Hernández, S. R. y Mendoza, T. C. P. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw-Hill.
Maldonado, M. D. (2023). Impacto de la gerencia para el desarrollo sostenible y sustentable. Gestión y producción. Revista Electrónica de Ciencias Gerenciales. https://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S2739-00392023000200001&script=sci_arttext
Martínez, C. X. (2024). Abuso de la repetición escolar, sobre-exigencia académica y violencia simbólica. (G. eta, Ed.) La repetición y el abandono educativo. Reflexiones y propuestas Errepikatzea eta hezkuntza uztea, 58. https://www.researchgate.net/publication/380606091_Abuso_de_la_repeticion_escolar_sobre-exigencia_academica_y_violencia_simbolica
Ministerio de Educación Nacional. (2012). Estrategias de permanencia escolar. estrategias de permanencia escolar. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-310052_archivo_pdf_31_julio_p5.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (5 de 08 de 2022). https://www.mineducacion.gov.co/. https://www.mineducacion.gov.co/: https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-363488_recurso_34.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (07 de 2022). Deserción escolar en Colombia: análisis, determinantes y política de acogida, bienestar y permanencia. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-363488_recurso_34.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (19 de 12 de 2023). El derecho fundamental a la educación: un gran proyecto de nación. El derecho fundamental a la educación: un gran proyecto de nación: https://www.mineducacion.gov.co/
Ministerio de Educación Nacional. (29 de 08 de 2023). Estadísticas de deserción y permanencia en educación superior spadies 3.0 - Indicadores 2022. https://www.mineducacion.gov.co/sistemasinfo/spadies/secciones/Estadisticas-de-desercion/
Ministerio de Educación Nacional. (1 de 04 de 2024). Sistema Educativo Colombiano. https://www.mineducacion.gov.co/portal/Educacion-superior/Sistema-de-Educacion-Superior/231235:Sistema-Educativo-Colombiano
Muga, H. (2023). La convivencia escolar, desde la perspectiva del estudiante. (2, Ed.) Revisión del concepto: School coexistence, from the student's perspective, 429.
Naciones Unidas. (1948). La Declaración Universal de los Derechos Humanos. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000388399
Senado Colombia. (21 de 12 de 2001). LEY 715 DE 2001. Diario Oficial No 44.654 de 21 de diciembre de 2001. Colombia: http://www.secretariasenado.gov.co/. http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/ley_0715_2001.html
Senado de la Republica de Colombia. (2024). Colombia. http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/constitucion_politica_1991_pr002.html
Solórzano, L. S. (2024). La comunidad educativa ante los retos de la inteligencia artificial en el proceso de enseñanza aprendizaje (Doctoral dissertation, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Sede Santo Domingo.). https://repositorio.puce.edu.ec/items/fb85cbf1-2223-413c-bedb-7047e8ca11c9
Turbay, R. C. (06 de 2000). El derecho a la educación. https://www.unicef.org/colombia/informes/el-derecho-la-educacion
Unesco (2024). Recomendación sobre la educación para la paz, los derechos humanos y el desarrollo sostenible. Recomendación sobre la educación para la paz, los derechos humanos y el desarrollo sostenible: Nota explicativa. https://www.unesco.org/es/articles/recomendacion-sobre-la-educacion-para-la-paz-los-derechos-humanos-y-el-desarrollo-sostenible-nota
Wasserman, M. (1 de 02 de 2021). La educación en Colombia. https://books.google.com/books?id=e5MdEAAAQBAJ&lpg=PA1&hl=es&pg=PA1#v=onepage&q&f=false
Zárate, M. V. & Moreno, S. R. (2023). The impact of smart specialization strategies on sub-cluster efficiency: simulation exercise for the case of Mexico. Competitiveness Review: An International Business Journal, 364-394. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/cr-01-2021-0010/full/html
Downloads
PDF (Espanhol)PDF (Inglês)
PDF (Francês)
HTML (Espanhol)
HTML (Inglês)
HTML (Francês)
HTML
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Digital de Investigación y Postgrado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.