Papel da epistemologia na produção científica.

Autores

  • José Luis Duarte Ramírez Coordinador Académico. Institución Educativa Manuela Beltrán. Yopal, Casanare - Colombia Autor/a https://orcid.org/0000-0002-4834-8431

DOI:

https://doi.org/10.59654/kts59k42

Palavras-chave:

Epistemologia, paradigmas da investigação, produção científica.

Resumo

O ensaio analisa a importância da epistemologia na produção científica. A epistemologia busca entender as coisas em sua essência e causas, refletindo sobre a criação do conhecimento e as disciplinas científicas. Este enfoque transforma convicções ontológicas e gnoseológicas em padrões de trabalho científico, vinculados a diferentes comunidades científicas. Assim, possibilita manejar perspectivas para conceber, desenvolver e avaliar processos científicos, abrangendo a produção de pesquisas e tendências epistemológicas. A ciência, em constante evolução, desenvolveu uma relação íntima com a reflexão epistemológica. O paradigma positivista se aplica através do sistema de investigação hipotético-dedutivo, enquanto os enfoques dialético-crítico e interpretativo o fazem mediante a investigação hermenêutica. A produção científica, um processo social organizado e institucionalizado, tem nas comunidades científicas seus protagonistas, ressaltando a relevância da epistemologia nesse contexto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Luis Duarte Ramírez, Coordinador Académico. Institución Educativa Manuela Beltrán. Yopal, Casanare - Colombia

    Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora (Unellez - Venezuela). Magister Scientiarum en Educación Mención: Gerencia y Planificación, Unellez. Especialista en Pedagogía para el Desarrollo de la Inteligencia, de la Fundación Universitaria de San Gil – UNISANGIL. Técnico laboral en Teología Superior con énfasis en Administración Eclesial, de la Asociación fraternidad Latinoamericana de estudios Teológicos, AFLET. Licenciado en Educación Básica Primaria, de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, UPTC. Bachiller pedagógico de la Escuela Normal Nacional para varones. 

Referências

Bunge, M. (1981). Epistemología. Ciencia de la ciencia: Ariel

Brunet, I. y Morell, A. (2001). Epistemología y cibernética. Papers, 65. 31-45.

Carr, W. y Kemmis, S. (1988). Teoría crítica de la enseñanza. La investigación acción en la formación del profesorado. Editorial Martínez Roca. Barcelona.

Cazau, P. (2011). Evolución de las relaciones entre la epistemología y la metodología de la investigación. Paradigmas, 3, 109-126.

Escudero, J. (1987). La investigación-acción en el panorama actual de la investigación educativa: algunas tendencias. Revista de Innovación e Investigación Educativa, 3, 5-39.

Habermas, J. (1988). La Lógica de las Ciencias Sociales. Madrid: Tecnos.

Kuhn, T. (1986). La Estructura de las revoluciones científicas: Fondo de cultura económica.

Miller, S. I. & Fredericks, M. (2002). Naturalistic inquiry and reliabilism: A compatible epistemological grounding. Qualitative Health Research, 12(7), 982-989.

Padrón, J. (2007). Tendencias epistemológicas de la investigación científica en el siglo XXI. Cinta de Moebio, 28. 1-28. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10102801.

Pérez, S., G. (2004), Investigación cualitativa. Retos e interrogantes. I. Métodos: La Muralla, 230 pp.

Ricoy, M. C. (2005). La prensa como recurso educativo. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(24), 125-163.

Sandin E. Ma. P. (2003). Investigación cualitativa en Educación. Fundamentos y Tradiciones. Madrid: Mc Graw Hill.

Schmidt, V. H. (2001). Oversocialised epistemology: A critical appraisal of constructivism. Sociology, 35(1), 135-157.

Tamayo, M. (2003). El proceso de la investigación científica. Editorial: Limusa.

Vasilachis de G., I. (2007). El aporte de la epistemología del sujeto conocido al estudio cualitativo de las situaciones de pobreza, de la identidad y de las representaciones sociales. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 8(3), Art. 6, http://nbnresolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs070364.

Publicado

2024-07-30

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

José Luis Duarte Ramírez. (2024). Papel da epistemologia na produção científica. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 5(10), 183-197. https://doi.org/10.59654/kts59k42

Artigos Similares

11-20 de 118

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.