A educação étnica afrocolombiana no contexto da interculturalidade na Colômbia

Autores

  • Edwin Mosquera Hernández Profesor. Institución Educativa José Antonio Galan, Colombia. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.59654/he2p8a59

Palavras-chave:

Etnoeducação, afrocolombianismo, multiculturalidade, interculturalidade.

Resumo

A sociedade actual é composta por uma série de elementos que nos permitem considerar as diferenças, diversidade, traços, realidades e circunstâncias, tanto maiores como menores, que de alguma forma caracterizam e identificam cada um dos grupos
humanos a que pertencemos, seja por razões étnicas, linguísticas, religiosas, sociais, profissionais, ou outras. Neste sentido, o objectivo deste ensaio é gerar reflexões sobre a etnoeducação no contexto afrocolombiano e a sua relação com o africanismo, a partir da perspectiva do etnodesenvolvimento como elemento fundamental para a consolidação do sistema social, considerando as contribuições fornecidas pela pedagogia. É importante enfatizar que a etnoeducação de certa forma capacita a população afrocolombiana.
No desenvolvimento do ensaio, foram considerados tópicos como os seguintes: Multiculturalidade na perspectiva de Olivé (2004), interculturalidade segundo as abordagens de Giménez (2000), afrocolombianismo sustentado na Constituição Política da Colômbia (1991), etnoeducação afrocolombiana, Meneses (2016); Romero (2008), Muñoz (2010). Enoeducação interculturalidade e pedagogias próprias Hernandez
(2015). Concluiuse que a etnoeducação afrocolombiana se move ou transita de duas perspectivas: a aposta endógena, que lhe confere o papel de emancipação, libertação e descolonização do pensamento e a aposta exógena; propõese como a revolução educativa para o país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edwin Mosquera Hernández, Profesor. Institución Educativa José Antonio Galan, Colombia.

    Posdoctor en Epistemología, conceptual, procedimental e Investigación Científica, Instituto de Estudios Superiores de Investigación y Postgrado, San Cristóbal - Venezuela. Doctor en Educación, Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora, Barinas - Venezuela. Magister en Gerencia Educacional. Instituto de Mejoramiento Profesional del Magisterio –Universidad Pedagógica Experimental Lobertador, Caracas – Venezuela. Tecnólogo en Administración Empresarial; SENA, Arauca. Normalista Superior; Normal Superior María Inmaculada; Arauca. Licenciado en Educación Básica con Énfasis en Humanidades y Lengua Castellana; Instituto Superior de Educación Rural, Pamplona - Colombia.  Email: edmoher@gmail.com

Referências

Apple, Michael. (1996). Política cultural y educación. Ediciones Morata, S.L.

Cabrera Otálora, M. I., Nieto Gómez, L. E., & Giraldo Díaz, R. (2018). Capítulo 1: Educaciones propias y etnoeducación en Colombia. Libros Universidad Nacional Abierta y a Distancia, 11 - 40. https://doi.org/10.22490/9789586516495.01.

Constitución Política de Colombia (1991). (Bogotá, D.C). Congreso de la República de Colombia.

Decreto 804 de 1994, por medio del cual se reglamenta la atención educativa para grupos étnicos. Organización Panamericana de la Salud: http://www.col.ops-oms.org/juventudes.

Decreto 1122, Cátedra de Estudios Afrocolombianos. (Bogotá, D.C). Congreso de la República de Colombia.

Giménez, C. (2000). Guía sobre interculturalidad. Colección Cuadernos Q’anil, Proyecto Q’anil-PNUD, Editorial Serviprensa C.A.

Hernández, R. (2015). (comp.). Etnoeducación interculturalidad y pedagogías propias. Instituto de Educación e Investigación Manuel Zapata Olivella. Colombia.

Ley General de Educación. (1994). Congreso de la República de Colombia. (Bogotá, D.C).

Ley 70 de 1993 por la cual se desarrolla el artículo transitorio 55 de la Constitución Política. Departamento Nacional de Planeación: http://www.dnp.gov.co/archivos/ documentos.

Meneses, C. y Yeison, A. (2016). La etnoeducación afrocolombiana: conceptos, trabas, patriarcado y sexismo. A propósito de los 20 años de la Ley General de Educación 115 de 1994. Revista Historia de la educación latinoamericana. 19(27), 35-66.

Muñoz, C. (2010). Etnoeducación crítica. Ediciones centenario.

Olivé, L. (2004). Interculturalismo y justicia social. UNAM. México.

Romero Loaiza, Fernando. (2008). La Educación Indígena en Colombia: Referentes conceptuales y socio históricos. http://www.arqueologia.com.ar/congreso2002/ponencias/fernando_romero_loaiza.htm

Salazar, T. M. de J. (2009). Multiculturalidad e interculturalidad en el ámbito educativo: experiencia de países latinoamericanos. Módulo 1, Enfoque teórico / Manuel de Jesús Salazar Tetzagüic; Instituto interamericano de Derechos Humanos. – San José, C.R.: IIDH.

Publicado

2021-07-01

Edição

Secção

Artículos Científicos

Como Citar

Mosquera Hernández, E. . (2021). A educação étnica afrocolombiana no contexto da interculturalidade na Colômbia. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 2(4), 97-107. https://doi.org/10.59654/he2p8a59