Relação entre orientação vocacional e inteligências múltiplas

Uma perspectiva científica inseparável

Autores

  • Carlos Andrés Vesga Galvis Colegio Miguel Sánchez Hinestroza del municipio de Girón (Santander - Colombia) Autor/a https://orcid.org/0009-0004-5034-3658
  • Katherine Johana Ramírez Jiménez Instituto Educativo Club Unión Sede B del municipio de Bucaramanga (Santander - Colombia) Autor/a https://orcid.org/0009-0005-3327-3704
  • Edilsa Flórez Zambrano Colegio Miguel Sánchez Hinestroza del municipio de Girón (Santander - Colombia) Autor/a https://orcid.org/0009-0008-6435-7662

DOI:

https://doi.org/10.59654/c3bbwe78

Palavras-chave:

Orientação vocacional, escolha vocacional, teorias substantivas, inteligências múltiplas.

Resumo

O artigo aborda a relação entre orientação vocacional e inteligências múltiplas. As pessoas podem experimentar e explorar diferentes opções e trajetórias profissionais, o que envolve realizar pesquisas, conversar com pessoas que trabalham em diversas indústrias, realizar estágios ou práticas profissionais e participar de atividades de desenvolvimento pessoal e profissional. É crucial que as atividades e decisões tomadas durante esse processo estejam alinhadas com os objetivos e metas do estudante, gerando um senso de coerência e propósito em sua jornada de desenvolvimento. No entanto, na maioria das vezes, essa responsabilidade é deixada nas mãos dos estudantes. Professores, conselheiros ou orientadores nas instituições educacionais fazem pouco esforço para desenvolver uma orientação que prometa melhores resultados aos estudantes no momento de escolher sua carreira universitária. Nesse sentido, o artigo analisa a orientação vocacional a partir da perspectiva de diferentes teorias e como é possível alcançar um propósito mais eficaz considerando a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner em relação à orientação e escolha vocacional. Por fim, são mencionados alguns recursos práticos para a tomada de decisões educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Carlos Andrés Vesga Galvis, Colegio Miguel Sánchez Hinestroza del municipio de Girón (Santander - Colombia)

    Magister en Tecnologías Digitales Aplicadas a la Educación.  Docente de la básica secundaria y media en el área de tecnología e informática en el municipio de Girón Santander. Email de contacto: carlos.vesga30@gmail.com 

  • Katherine Johana Ramírez Jiménez, Instituto Educativo Club Unión Sede B del municipio de Bucaramanga (Santander - Colombia)

    Magister en Tecnologías Digitales Aplicadas a la Educación.  Docente de todas las áreas en la básica primaria en el municipio de Bucaramanga Santander. Email de contacto: katycada@gmail.com 

  • Edilsa Flórez Zambrano, Colegio Miguel Sánchez Hinestroza del municipio de Girón (Santander - Colombia)

    Magister en Gestión de la Tecnología Educativa. Docente de la básica secundaria en el área de inglés. Docente de la básica secundaria en el área de inglés el municipio de Girón Santander. Email de contacto: edilsaflorezzambrano@gmail.com

Referências

Busot, J. A. (1995). Elección y Desarrollo Vocacional. Ediluz.

Cano, C. M. (2008). Motivación y elección de carrera. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 5(13), 6-0. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/remo/v5n13/v5n13a03.pdf

D'Egremy, A. F. (2022). Cómo descubrir tu vocación. España: Anaya.

De La Mano, M. y. (2013). Motivaciones en la elección de la carrera universitaria: metas y objetivos de los estudiantes de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca. Salamanca: Ediciones de la Universidad de Salamanca.

Ducoing, P. (. (2005). Sujetos, actores y procesos de formación. México, DF, México: Consejo Mexicano de Investigación Educativa. https://es.scribd.com/doc/33557860/COMIE-Actores-y-procesos-de-formacion-Tomo-II-estado-del-conocimiento

González, B. J. Lessire, O. (2005). Aspectos más recientes en orientación vocacional. Revista Iberoamericana de Educación. www.rieoei.org/deloslectores/876Gonzalez.PDF

Heppner, M. J., Hinkelman, O. J., & Humphrey, C. F. (1994). Shifting the Paradigm: The use of Creativity in Career Counseling. Journal of Career Development, 21(1), 77-86. https://link.springer.com/article/10.1007/BF02117430

Ministerio de Educación. (2007). Manual de Tutoría y Orientación Educativa. Lima: Autor. https://data.miraquetemiro.org/sites/default/files/documentos/MANUAL%20DE%20TUTORIA%20%20Y%20ORIENTACION%20EDUCATIVA%20copy.pdf

Pelletier, D. (1978). L'approche opératoire du développement personnel et vocationnel: ses. Canadian Journal of Counselling and Psychotherapy, 12(4), 207-2017. de https://cjc-rcc.ucalgary.ca/article/view/60195/45557

Romero, R. S. (1994). Orientación vocacional no discriminatoria. Propuestas desde el modelo de activación del desarrollo vocacional y persona. En M. Irradier (Ed.), Orientación académico-vocacional para una toma de decisión no discriminatoria (págs. 25-38). EMAKUNDE / Instituto Vasco de la Mujer. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3143950

Vidales, I. (2013). Nuevas prácticas de orientación vocacional. México, DF: Trillas. https://www.scribd.com/document/370270279/Libro-Nuevas-Practicas-de-OrientacionVocaional-de-Ismael-Vidales-Delgado

Quispe, Z. M. (2014). Motivos ocupacionales y autoconcepto en la elección de carrera. Tesis para optar por el título de Licenciada en Psicología con mención en Psicología Educacional que presenta la Bachiller. https://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/bitstream/handle/20.500.12404/5549/QUISPE_ZUNIGA_MELISSA_MOTIVOS_OCUPACIONALES.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Yamada, G. y Castro, F. J. (2013). Calidad y acreditación de la Educación Superior: retos urgentes para el Perú. Lima: Universidad del Pacífico - Consejo de Evaluación, Acreditación y Certificación. https://repositorio.up.edu.pe/bitstream/handle/11354/1916/Yamada Gustavo2013.pdf

Publicado

2024-01-12

Edição

Secção

Artículos De Revisi´ón

Como Citar

Vesga Galvis, C. A., Ramírez Jiménez, K. J. ., & Flórez Zambrano, E. . (2024). Relação entre orientação vocacional e inteligências múltiplas: Uma perspectiva científica inseparável. Revista Digital De Investigación Y Postgrado, 5(9), 123-135. https://doi.org/10.59654/c3bbwe78

Artigos Similares

31-32 de 32

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.